Login Senha  
 Recuperar senha      Cadastrar
HOME QUEM SOMOS PUBLICAR CONTEÚDO
 
ÚLTIMAS
PENDENTES
FOLHETIM
COTIDIANO
AMOR EM VERSOS
CONTOS
POESIAS
HISTÓRIAS ERÓTICAS
HUMOR
CULTURA
ECONOMIA
ESPORTES
DEU NO PAPEL
PERFIS
POLÍTICA
FOTOS
ÁUDIO
VÍDEOS
  Busca
 
COTIDIANO
 
699
acessos

Ação desastrada

Publicado em 20/10/2008
wiki repórter
Soares
Divinópolis-MG
 

Eloá na janela do cativeiro:ação precipitada da policia resultou na morte da jovem. - Foto: Internet

Uma ação policial anti-seqüestro, da qual os reféns não saem ilesos, mesmo que resulte na prisão do seqüestrador, nunca pode ser considerada "vitoriosa". O que aconteceu em São Paulo, no final da última semana, mostra como a polícia está despreparada para lidar com esse tipo de ação criminosa. Uma sucessão de erros estratégicos resultou na morte da adolescente Eloá e ferimentos em Nayara, e provou, mais uma vez, que a polícia brasileira não está preparada para esse tipo de ação. O circo armado por policiais, imprensa e curiosos em frente ao prédio onde Lindemberg mantinha duas adolescentes sob a mira de um revólver não indicava outro desfecho que não o da tragédia anunciada.

Para a maioria dos observadores, o rapaz chegou à atitude extrema devido a ação precipitada e desastrada da polícia. Por seu turno, as autoridades policiais se defendem, afirmando que o GATE somente decidiu invadir após ouvir um tiro no interior do apartamento. Os indícios, entretanto, apontam para outro caminho: o de que o seqüestrador tomou a atitude tresloucada após se sentir acuado pela presença da polícia no interior do apartamento, quando da explosão de uma bomba, na tentativa de arrombar a porta.

As autoridades do Estado e o próprio governador José Serra tentam se isentar da responsabilidade e atribuem ao "desequilíbrio do seqüestrador" o final trágico do incidente. Atribuir a morte da refém ao desequilíbrio de Lindemberg seria uma justificativa cômica, se não fosse trágica, pois o comportamento equilibrado seria uma das últimas virtudes a se esperar de um jovem que seqüestra duas adolescentes e as mantêm cativas por uma semana. Justamente por isso exige-se da polícia um comportamento oposto, ou seja, que ajam com determinação, mas com prudência e bom senso. E, sobretudo, com inteligência.

Tal comportamento, talvez, exigisse a evacuação da área em frente ao local do cativeiro, a redução da presença ostensiva de policiais no local e a retirada da imprensa e dos curiosos. Mas, sobretudo, exigiria muita paciência e muita precisão no momento do desfecho da ação. O que se viu ao longo da semana passada foi o contrário: foi um show de exibicionismo onde a integridade das vítimas parecia ser o que menos importava, e que culminou com a grotesca decisão de permitir que a jovem Nayara retornasse ao local um dia depois ter sido libertada pelo seqüestrador.

A polícia paulista provavelmente tem em seu currículo o registro de sucesso em muitas empreitadas anti-seqüestro anteriores. Mas no caso presente, agiu de modo precipitado e errou de maneira primária. Se não quiser ficar pior do que já está nesse caso, o governo deve reconhecer o erro, dar satisfações à sociedade, pedir desculpas e indenizar às famílias das vítimas.

http://blogdofasoares.blogspot.com
Versão para impressão     Enviar por e-mail

COMENTÁRIOS

23/10/2008 - silvia augecy - fortaleza
Eloá, sua vida foi traçada por altos e baixos e sua vida, aqui na Terra, estava em salvar muitas vidas. Eloá você é um anjo de Deus e onde estás, tenho certeza que és eterna. Agora rezo muito por aqueles que ainda sofrem com sua partida irreparável. Tenho certeza que estais com Deus e a Virgem Maria rogando por todos nós aqui na Terra.

22/10/2008 - valdecir nunes da silva - sao mateus
Desejo muita paz para você Eloá, fique com Deus!!!

22/10/2008 - Luciano Toledo - Passos MG
Disse: "Não podiamos atirar nele, pessoa de bem, trabalhador sem passagem pela policia". Nossas Leis, nossa Polícia. A única coisa que tiro destas atitudes é que nossas leis é a favor dos marginais. Até quando vamos continuar elegendo os bandidos políticos que não renovam as leis, com medo de voltarem a si próprio. É uma vergonha. "ACORDEM AÍ BRASILEIROS".

21/10/2008 - cinthya - são josé
Eloá, fica com Deus.

21/10/2008 - leu leutraix - são paulo
É incrível: o "seqüestrador" saiu ileso e as reféns, uma morta e outra ferida. A operação foi um fracasso e assim será toda vez que o GATE for acionado. Cuidado, refém, o GATE está ... ôpa já estou falando demais. Eu sou o leu leutraix

21/10/2008 - Miriam - Cabo frio
Em poucos dias a polícia paulista deu provas de incompetência. No caso da greve dos políciais e no caso da garota Eloá. O governador quer ser presidente? Então é melhor cuidar melhor da sua polícia.

21/10/2008 - Edson Roberto Mastreani - Araçatuba SP
É inadimissível que com tanta tecnologia avançada não se tenha inventado ainda um meio de neutralisar o sequestrador sem um tiro, ou sem que seja preciso arrombar portas e janelas. Será que não seria possível (no caso Eloá) injetar por baixo da porta algum gás ou outro produto químico sem cheiro, (sem que o sequestrador percebesse) que fizesse com que, tanto sequestrador como sequestradas, perdessem o sentido ou dormissem, e assim a polícia entraria no quarto sem dificuldades e ninguém sairia ferido ou morto? Com a palavra os Srs. Comandantes policiais, Doutores em balística e demais Cientistas e Tecnólogos que queiram responder a esta pergunta. Edson R. Mastreani.

20/10/2008 - raquel - teresina
A pergunta que fica é: como ficará a família de Eloá e a sua amiga? Espero justiça.

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.

COMENTAR - nome e cidade são obrigatórios

Quero ser informado sempre que este autor inserir novo post : Sim - Não
Quero ser informado sempre que um comentário for inserido neste post : Sim - Não

Nome
Cidade
Email
Comentário
 

 

RECADOS DO EDITOR
A frase é...
"Se agora temos um analfabeto como presidente da República, tivemos antes dele um "sábio" que quis entregar o País totalmente. Veja-se Alcântara (MA)".
(Do wiki repórter accioly, de Brasília, DF).
BrasilWiki! no Orkut
Lista de discussão
A palavra é...VAGUEAR

ENQUETE
Você acha que a polícia de São Paulo, por falta de treinamento, teve culpa na tragédia que culminou com a morte da adolescente Eloá?
Sim
Não
Não sei opinar

Ver resultado parcial
  Copyright © 2006-2008 Brasil.Wiki. Todos os direitos reservados. Comunique erros e abusos     Contato     Anuncie     Política de privacidade