Atualizado 01h22 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Lula, Jesus Cristo e os estagiários

1301 acessos - 14 comentários

Publicado em 27/09/2008 pelo(a) Wiki Repórter Lorena Lee, São Paulo - SP



Será que os estudantes vão ficar de braços cruzados? Espero que não! - Foto: WEB

Eu não me surpreendo com mais nada que venha do presidente Lula. Aliás, a última vez que me surpreendi com ele foi quando ganhou as eleições para a presidência da República. Também não me surpreendi hoje, ao ler uma notícia na qual Lula se compara a Jesus Cristo, durante o comício de um candidato petista em Guarulhos (na Grande SP). Se ele se acha o tal, a culpa não é dele, mas do povo que baba ovo para seus atos e palavras.

O pior é que é exatamente esta parcela da população que se ilude com discursinhos do "partido do povo", a mais afetada pelos absurdos cometidos nesse governo. Sexta-feira, estava me preparando para sair do trabalho quando vi uma notícia na internet sobre a nova lei para estágios – sancionada na ín-te-gra pelo presidente Lula. A desculpa de Lula é que muitas empresas aproveitavam o estágio para ter uma mão-de-obra barata em vez de um profissional com carteira assinada.

Vamos combinar que se isso acontece é porque não há a devida fiscalização e eventuais abusos devem ser punidos caso a caso. Agora, soltar uma lei juntando todo mundo no mesmo saco é burrice. Há casos e casos. Mas, claro, o governo Lula quer fechar sua administração cantando que em seu governo "aumentou em tantos porcento o número de trabalhadores com carteira assinada". História para boi dormir.

As classes C e D (como tabulam as pesquisas) são as que mais votam no PT e, certamente, serão as mais atingidas. Sabe por que? Burguês não precisa fazer estágio para pagar faculdade. Ou será que o filho de uma servente pode se dar ao luxo de tirar mil reais do salário dos pais para pagar uma faculdade e dedicar-se integralmente ao estudo até sua formação? Claro que não. Sabe o que vai acontecer? Menos gente na faculdade.

Eu paguei minha faculdade fazendo estágio. O dinheiro dava contadinho. Obviamente, nunca soube o que era curtir baladinha nos fins de semana, viajar ou usar roupas de marca. Estudei no interior de São Paulo, pegava trem e quando me faltava o dinheiro da passagem, eu e minhas amigas andávamos quilômetros para dar a volta até o famoso "buraco" no muro para furar a catraca da estação. Jantava pastel da barraca do japonês. Ou nem jantava.

Tinha dias que não podia ver aqueles sacos cor de rosa de pipoca doce, de tanto que a gente comia para matar a fome. Não estou dizendo isto para ninguém ficar com pena, não. Acho que sem sacrifício, a gente não tem nada na vida. Eu digo isso para mostrar que estudei porque tinha muita vontade de ter uma carreira e, muito mais do que isso, tive a sorte de encontrar estágios tão bacanas que puderam me manter os quatro anos na faculdade. Não importa se eu comia ovo, pipoca e pastel. O que valeu foi todo o conhecimento que tive nos estágios e foi só graças a isto que, quando me formei, consegui me colocar bem no mercado.

Hoje trabalho em uma empresa bem bacana, que dá oportunidade para estudantes. Eu mesma tenho estagiários em minha equipe, que estudam em boas universidades e conseguem pagar todas as despesas com a bolsa-auxílio. Não são, de maneira alguma, explorados. Em menos de um ano, dois estagiários da minha equipe ganharam promoção e serão contratados antes de se formar com um cargo legal.

Lula restringiu o número de estagiários por empresa, diminuiu a carga horária, entre outras coisas. Quem quiser saber direitinho é só pesquisar. Empresas como a que eu trabalho, vão ter de, a partir de agora, contar com menos estagiários em todas as áreas. Sabe o que vai acontecer a partir de agora? As empresas vão contratar um profissional formado para pagar praticamente o valor de estágio. É o chamado "achatamento" salarial. Mas é assim mesmo. Lula só está lá, fazendo bizarrices, porque o povo assim o quis.

As eleições estão vindo aí. E espero, sinceramente, que  esse mesmo povo – a Dona Maria, o seu João, que vão ver o filho trancar a matrícula da faculdade por não poder mais pagar por não ter trabalho –, pense duas vezes antes de se iludir com discursos toscos!


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Lorena Lee
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
Patrícia
vila velha 03/10/2008

Ah, você escreve muito bem. Eu não tenho esse dom... São poucos os que tem. Parabéns.


 
02
Reporte abuso
Patrícia Mendonça
Vila Velha 03/10/2008

Estou informada! Para mim está claro o que irá melhorar. A diferença salarial com a redução da carga horária não é muita. Pode diminuir a quantidade de vagas para estágio hoje, mas a longo prazo, pode até beneficiar com aumento de cargos efetivos devido ao crescimento das empresas, que não terão outra solução, a não ser contratar funcionarios efetivos. Dará também mais segurança aos estagiários, por garantir seus direitos. Enfim, o link abaixo confirma o que eu disse. Mas isso é questão de opinião, Lorena, cada um com a sua. Abraço. http: / / oglobo.globo.com / economia / mat / 2008 / 08 / 14 / aprovada_na_camara_nova_lei_do_estagio_considerada_um_avanco-547749686.asp


 
03
Reporte abuso
Lorena Lee
São Paulo 03/10/2008

Patrícia, algumas coisas a considerar. Não "estou pensando em mim", estou pensando numa legião de gente que, como você, não consegue estágio. Eu não sou estagiária e esta lei não vai mudar em nada o rumo da minha vida. Fiz o artigo como um alerta. Me diga, sinceramente, qual a sua leitura da nova lei. Onde você acha que vai melhorar??? Me diga porque eu não consegui ver benefício algum para vocês. Procure informar-se, na boa! Beijo.


 
04
Reporte abuso
Patrícia Mendonça
Vila Velha 03/10/2008

Lorena, você está pensando somente no seu lado. Fazer estágio numa multinacional não é possível para a maioria das pessoas. Não há vaga para todos. Já cansei de ver anúncio para estagiários com "ajuda" de R$ 100, 200 MENSAIS. Como se isso servisse para alguma coisa. Infelizmente, no Brasil, para muita gente, isso é muito. Essa nova lei já passou da hora de ser aprovada. Agora, é lógico que tem um lado ruim. As empresas que terão mais gastos. Mas o ser humano é o que mais importa neste momento. PS: Não sou fã do Lula. Nem de política.


 
05
Reporte abuso
nois é nois
nois 01/10/2008

Bem, caso ele queira se comparar a Cristo, "nois", como seus fiéis devotos, podemos dar uma mãozinha. Vamos comprar madeira e pregos e vamos crucificá-lo em Belém do Pára, fica menos dispendioso. Nada contra Jerusalém, apenas para conter despesas!!


 
06
Reporte abuso
Lorena Lee
São Paulo 29/09/2008

Só para complementar o que eu disse ontem, leiam a matéria publicada nesta segunda-feira, no UOL. No artigo, a Abres - Associação Brasileira de Estágio - alerta que a nova lei irá reduzir em 20% as vagas para estagiários. É um número considerável, não acham?


 
07
Reporte abuso
Lorena Lee
São Paulo 29/09/2008

Bruno, não vou discutir a lei com você, nem com ninguém. Mas não resisto em comentar... Se você faz estágio em "uma das maiores multinacionais do mundo" e não tem sequer vale-transporte, realmente está sendo explorado. Você disse que ganha pouco, mas, se apenas com o dinheiro do estágio consegue pagar faculdade (já que seus pais não te ajudam) e se sustentar com todas as despesas de uma casa, vamos combinar que tem algo aqui contraditório, não? Procure ler a lei com atenção e avaliar tudo livre de ideologias políticas.


 
08
Reporte abuso
Lorena Lee
São Paulo 29/09/2008

Camila, há zilhões de homens barbudos no universo desde a Criação, por que se comparar a Jesus Cristo? Será que é porque tem apelo político? Reflita sobre isto! Papai Noel também tinha barba...


 
09
Reporte abuso
Luiz Constâncio Leite
Blumenau, SC 29/09/2008

A Camila tem razão. Nos jornais aquí em SC está escrito o que ela citou. Lorena, tenha a santa paciência! Interpretar dessa forma um discurso do nosso presidente é querer fazer pouco caso da nossa inteligência. E a nova lei de estágio é bem vinda, pois chega de explorar os estagiários, que são descartados a cada 3 meses como se fossem papel higiênico. Finalmente os estagiários vão estar amparados pela legislação, condição essa que lhes irá permitir se preparar melhor para o mercado de trabalho, pois com uma remuneração adequada, poderão fazer frente às suas despesas.


 
10
Reporte abuso
Bruno Teixeira
Osasco 29/09/2008

Pelo contrário, descordo totalmente da posição levantada neste artigo, pois, embora de início, conforme pesquisas, a oferta de estágios diminuam, haverá mais oportunidades de estágio após esta fase de adaptação, e também, a redução da carga horária é um grande ponto, pois com isso haverá mais tempo por parte do universitário para se dedicar aos estudos. Todos os pontos foram elaborados pensando no estagiário, não em pontos para o governo. Sou estagiário de uma das maiores multi-nacionais do mundo, e sinto na pele o fato de ter trocado uma vaga de CLT para arriscar um estágio, que desde o início não me foi prometida efetivação, ganhando pouco e trabalhando muito, além de não ter direito ao Transporte, o que gera grandes custos no final do mês para mim. E não pensem que tenho meus pais para ajudar, poi moro sozinho e ainda tenho que bancar a faculdade. Portanto, ponto pro Presidente Lula nesta decisão. PS: não sou petista!!!


 
11
Reporte abuso
Giulianna
Curitiba 29/09/2008

Que inveja. O que ganho e sempre ganhei nos estágios não paga nem metade da minha faculdade. E não conheço ninguém no meu curso (comunicação social) que consiga pagar a faculdade fazendo estágio. Ainda bem que eu tenho bolsa integral do Prouni, e mesmo assim, o que ganho no estágio é contadinho para as minhas despesas: tenho que bancar minha passagem, meu almoço, os gastos com xerox e com trabalhos. E nas férias torcer para que o chefe seja gente boa e me dê uma semana de folga, que eu fico em casa porque não sobra grana para viajar. Será que os estudantes vão ficar de braços cruzados? Não, nós vamos nos levantar e bater palmas.


 
12
Reporte abuso
Mônica Fornaciari
São Paulo 29/09/2008

A nova lei de estágio adverte às empresas que contratarem estagiários para determinada área e ele estiver exercendo uma outra função, que não seja a sua. A empresa não terá o direito de receber estagiários por, em média, dois anos. O JobClick é uma ferramenta em que a instituição tem acesso a todos os estudantes que estão estagiando e estão cadastrados. Se o caso citado acima ocorre, o estudante pode mandar sua queixa para o cadastro da instituiçao. Essa é uma forma de ter o controle sobre o que está ocorrendo com os seus estudantes. O JobClick ainda proporciona outros luxos, confiram: www.jobclick.com.br


 
13
Reporte abuso
Camila
Guarulhos 29/09/2008

Eu estive no comício em Guarulhos, onde estão dizendo que Lula se "compara" a Cristo. O que o nosso presidente falou foi: "Eu já sofri preconceito porque sou nordestino, porque não tenho estudo e até porque tenho barba. Só que as pessoas se esqueceram que Cristo também tinha barba. Foi essa "comparação" que Lula fez e não esta maldosa que está estampada em grandes jornais.


 
14
Reporte abuso
Observador
São Paulo 28/09/2008

Lorena, parabéns pela visão periférica. Pouca gente percebe que Lula continua jogando para a torcida e não para o time.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br