Atualizado 10h07 Sexta, 30 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

Gusttavo Lima, um sertanejo da moda

1816 acessos - 0 comentários

Publicado em 05/12/2011 pelo(a) Wiki Repórter Terezinha Santellano, Porto Alegre - RS





O cantor Gusttavo Lima. - Foto: Divulgação / Internet

Para quem ainda não sabe Gusttavo Lima, 22 anos, é a voz que canta o sucesso “Balada Boa”, dos versos “Tchê tchê rere tchê tchê”, com mais de 7 milhões de visualizações no Portal YouTube, e tocada no Brasil e também no exterior. Gusttavo chegou a elite da música sertaneja nacional cujas baladas figuram entre as mais executadas nas emissoras de radio, fazem sucesso na Internet e lideram as vendas de CDs e DVDs. Fãs famosos e descolados do cantor como Neymar, o astro da bola e criador de modas jovens, indiretamente ajudam a divulgar as suas músicas.

Gusttavo não sabe ao certo o que quer dizer “tchê tchê rere”, mas isso pouco importa. “Pode ser o que a pessoa quiser: Uma farra com o amigo ou levar para o duplo sentido com a gatinha. Vamos fazer um 'tchê tchê rere' ?”. Sobre o seu futuro, ao contrário, Gusttavo sempre soube: “desde muito pequeno já sabia o que queria ser”. “A música é a minha vida!”, completa o cantor.

Nascido de uma família de músicos – o pai e os irmãos sempre tocaram violão e cantaram – Gusttavo teve uma infância simples e sem grandes problemas. Morava em uma fazenda em Presidente Olegário, interior de Minas Gerais, sendo o caçula de sete irmãos. Seu nome de batismo – Nivaldo – foi substituído por Gusttavo, com “ar meio artístico”, mas “sem influência da numerologia”, pois o cantor ainda se revela detentor de muita simplicidade, aliada a uma dose de pragmatismo.

Junto com a família Gusttavo cantava nas tradicionais companhias de Folia de Reis, ligadas a tradição católica. Aos 9 anos deixou a casa dos pais para cantar ao lado dos irmãos mais velhos William e Marcelo, que moravam em Brasília. Aos 16 anos, quase desistiu da carreira por enfrentar dificuldades, entre elas sofrer pela distância dos pais.”Não queria fazer sucesso, queria só viver de música, mas não dava”. Faltava dinheiro, comida (...)”.

Aos 18 anos Gusttavo Lima iniciou carreira solo, agora com sucesso. Hoje, com 13 anos de estrada e os dias de incerteza congelados no passado, recebeu a pouco tempo um “Disco de Platina” entregue no “Programa do Faustão”. “Não consigo passar dois dias longe do violão, música vicia”, comenta. Gusttavo além de cantor é compositor e multi-instrumentista. Tem atualmente 150 canções suas. Aprendeu a tocar violão, guitarra, bateria, baixo e sanfona. O cantor defini o seu estilo como “sertanejo de moda, que usa sanfona e viola”.

Com uma média de 25 apresentações mensais no Brasil, em 2012 Gusttavo deverá inaugurar uma agenda internacional. O cantor já possui uma turnê fechada para os EUA em janeiro e para Europa em março. Serão as suas primeiras viagens internacionais, uma conquista e tanto para quem começou uma carreira de forma simples e despretensiosa.

Na plano do coração Gusttavo assume-se um jovem um pouco namorador e adota o lema “solteiro sim, sozinho nunca!”. Com a correria da sua vida e as constantes viagens admite ser difícil por enquanto arrumar uma namorada, ter uma relação mais fixa. “Nenhuma mulher aguenta”, diz bem humorado. O cantor é tolerante com suas fãs, atende a filas imensas de pedidos de autógrafos e diz que a mulher ideal é aquela que “proporciona segurança e tenha olhar e sorriso encantadores”. Por isso que nas suas conquistas pode dispensar até uma longa conversa, mas não subestima nunca o apelo de um olhar...

Todas as realizações no plano profissional não apagaram as lembranças da origem humilde de Gusttavo Lima e dos sacrifícios e privações sofridas ao longo da sua carreira precoce. O sucesso recente não lhe subiu a cabeça: “Sou um cara da roça”, define-se humildemente o cantor!


FONTES:

Revista “Tititi”, Ano 13, n. 690, 02/dez./2011. (“Entrevista com Gusttavo Lima”, p. 16).

Revista “QUEM Acontece”, n. 585, 25/nov./2011. (“O mundo de olho no novo sertanejo”, reportagem de Patrícia Moraes, p. 44-48).

Jornal “Diário de São Paulo”, 27/nov./2011. (“Gusttavo Lima”, p. 21).

Jornal “Agora”, 02/nov./2011. (“Sou sertanejo, mas sou pop”, reportagem de Thatiana Mendes, Suplemento “Agora Show!”, p. C8 – C9).


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Terezinha Santellano
Porto Alegre - RS



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br