Atualizado 16h22 Quinta, 29 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

"Reforma política como instrumento anti corrupção"

568 acessos - 0 comentários

Publicado em 23/11/2011 pelo(a) Wiki Repórter Didymo Borges, Recife - PE





A REFORMA POLÍTICA E O PODER JUDICIÁRIO


Tenho recebido críticas quanto ao meu comportamento em relação à verdadeira onde de protestos contra a corrupção no Brasil. Um reclama num grupo da Internet que tenho me revelado alheio aos protestos e aos debates. Outro considera que simplesmente tenho me recusado a dar minha contribuição , externar minhas opiniões e estimular os que não deixam de se manifestar diuturnamente contra a corrupção. Entretanto tenho minhas razões para esta aparente indiferença contra a corrupção.

Na verdade não discordo e até me solidarizo com os que expressam indignação contra a prática lesiva de artimanhas e crimes contra o patrimônio público que a cada dia são denunciados na imprensa. Mas a longa militância no exercício dos meus direitos e deveres de cidadania me ensinaram que só se manifestar contra a corrupção não basta. Estou, portanto, noutro patamar de conscientização e não é difícil perceber que tenho fundadas razões para isto. Tenho manifestado a opinião de que o principal incentivador ao comportamento corrupto está nas nossas instituições legais que incentivam as ações ilegais, anti-éticas e amorais especialmente na práxis política. Assim, o estudo das nossas instituições políticas me leva a concluir que a corrupção é, meramente, efeito e não causa da degenerescência do quatro político-eleitoral e da cultura gestacional da coisa pública no nosso país. Procuro, portanto, dar ênfase aos motivos das nossas mazelas institucionais que precisam, crucialmente, serem reformadas.

Grupos como o da chamada Plataforma dos Movimentos Sociais Para a Reforma do Sistema Político são mais abrangentes e consideram que deve ser parte da Reforma Política a Reforma do Judiciário. Este movimento apresentou uma longa lista de proposições para serem incluídas na Reforma Política. Embora não concorde com todas elas, quero crer que é a melhor das sugestões já apresenta para agendar a luta pela reformulação de todo o sistema político da nossa pátria. Também não há contradição em discordar com pontos da proposição apresentada e sugerir apoio a ela. É que estou também convencido de que a Reforma Política é a mais crucial mudança pela qual devemos pugnar mas dificilmente será obtida com a aprovação ipsis litteris de qualquer programa de reforma. O mais importante é estar engajado nesta luta pois a Reforma Política é a mais vital, crucial e determinante instrumento para acabar com as deletérias conseqüências da corrupção.

Mas é preciso não ser ingênuo e ter em conta que não se obterá avanços em iniciativas para reforma política partidas do Congresso Nacional. Afinal, os políticos não tomariam iniciativas contra eles próprios e as reformas desejadas devem ser concebidas para acabar com o carreirismo que é a causa primeira do patrimonialismo que estimula a apropriação indébita das instituições e do dinheiro público. Só mesmo através de consulta plebiscitária seria possível obter reformas capazes de tornar as instituições políticas brasileiras mais estáveis, confiáveis , republicanas e democráticas. É um desafio para brasileiros imbuídos de responsabilidade, patriotismo e acendrado amor à causa pública.

Didymo Borges




Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Didymo Borges
Recife - PE



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br