Atualizado 18h47 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Corrupção e cidadania

781 acessos - 1 comentários

Publicado em 13/09/2011 pelo(a) Wiki Repórter Soares, Divinópolis - MG



Marcha contra a corrupção em Brasília. - Foto: Internet
Manifestações contra a corrupção e pela moralidade pública são bem vindas, mesmo quando marcadas pela falta de objetividade e por certo grau de ingenuidade, como as que ocorreram na semana passada. Afinal, corrupção no Brasil tem rosto, nome e endereço conhecidos, embora os manifestantes a tenham tratado de modo muito genérico. Ou seja, ao evitar de dar nomes aos bois, livrou a cara de notórios malfeitores públicos e de governos que praticam as malfeitorias.

Neste país, a corrupção pode ser considerada fruto tanto da existência de muita gente disposta a corromper e ser corrompida, quanto de um sistema político e estatal feito sob medida para a prática da roubalheira generalizada.O Estado brasileiro, como sabemos , sofre de gigantismo crônico e por isso é extremamente burocratizado, oneroso e gastador. Um convite para que os atos de improbidade se multipliquem longe do alcance da fiscalização.

O nosso sistema político, sustentado na troca de favores entre o governo e os partidos, ou entre o Executivo e o Congresso, é um campo fértil para o fisiologismo e suas práticas danosas que envolvem propinas e mensalões, como cansamos de assistir no governo Lula Mas todo esse quadro seria menos ruim não fosse a ineficiência do Judiciário, a nos garantir a certeza da impunidade.

Entretanto, nem tudo está perdido. Existe uma luz no fim do túnel a sugerir que o mal será reduzido significativamente na medida em que a sociedade se mobilize. Será preciso que a corrupção seja alvo de um choque de cidadania. Para isso, é fundamental que a sociedade se mobilize a forçar a redução do tamanho do estado e fazê-lo agir no sentido de atender às necessidades básicas da população.

A escolha de representantes mais qualificados nos legislativos e nos executivos é outro passo fundamental para reverter o atual quadro de deterioração moral do sistema público. É um trabalho árduo, a ser praticado de maneira lenta, gradual e contínua, e que requer acentuada melhoria educacional da população, É uma tarefa difícil, mas não impossível.
http://blogdofasoares.blogspot.com


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Soares
Divinópolis - MG



Comentários
01
Reporte abuso
Nereu
Contagem 14/09/2011

A corrupção é generalizada . Não é somente no meio político. É o policial de transito, é o funcionário público que deveria fiscalizar, é a polícia. A maioria do povo elege os caras já sabendo que eles são corruptos. O que se tem é que se mudar o caráter desse povo


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br