Atualizado 01h22 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Democrático espaço de debates

330 acessos - 2 comentários

Publicado em 29/08/2011 pelo(a) Wiki Repórter RCSM, Belo Horizonte - MG



25, agosto, 2011


Nos democráticos espaços oferecidos por pela mídia para o debate e formação de opinião, muitos trazem em seus conhecimentos aquilo que possuem de melhor, contribuem pela valorização do espírito de cidadania e que tanto falta à formação da nação brasileira. É pela falta de cidadania que a corrupção granjeia; e na ausência dela que se consolida a tirania e o desvalimento de bons princípios. A sociedade que tende a omiti-la em seus direitos perde em seus benefícios e aceita a sabedoria do apedeuta populista; a inépcia de quem deforma o idioma pátrio; da prática da justiça leniente e conivente com os desregrados.

Nestes espaços quem se projeta em opinar, pode ganhar a pecha de “colaboracionista da imprensa golpista”. A isto fui conclamado por alguns – membros de reles minoria obtusa, beócia e travada no linguajar exultante dos comunas em meados do século XX. Não assustam, enojam. Sou em verdade avesso ao populismo fisiológico, que é o atual regime curador do Brasil, não se pode avocar ao que ai está como sendo um regime político. Tenho observado rotineiramente neste espaço três fontes intuitivas para verdadeiros cidadãos. São os Poderes desvalidos que constituem a ordem republicana. O Congresso – o mais caro do mundo que para nada presta a não ser chancelar MP’s enviadas pelo Executivo. No intermezzo de um escândalo ou outro, e de âmbito próprio, trata nos porões da instituição e de forma malfazeja os articulados acordões, peças escabrosas à ordem moral e institucional.

Evidentemente, ninguém trabalha de graça e acertam-se as “emendas parlamentares,” que são fontes distributivas de renda extra tal qual análogas ao mensalão, e assim sendo não se pode valer de algemas contra os cumpanheiros flagrados no role. Tornou-se uma autarquia medíocre; marcada pela mais absoluta hipocrisia, defenestramento da moral, da ética e dos princípios básicos de bem servir ao povo.

Centremo-nos neste miserável aos brasileiros. Dali saem os grandes gestores ministeriais, de primeiro, segundo até quantos escalões a ordem de pilhagem ou saque achar prudente requisitar. Funcionários de carreira para quê? Grandes figuras se sobressaem. A maior parte vem do cumpanheirismo frugal; das hordas familiares cuja competência transcende gerações – vide a Capitania Hereditária do Maranhão; mas os mais notáveis são egressos do parlamento e que foram empossados com legitimidade, apesar do ficha limpa, e o STF garante. São indicados por mensaleiros, sanguessugas etc., e formam a plêiade da competência da caterva e estão enchendo as manchetes da “imprensa golpista” como os analfabetos políticos clamam. Outra definição para estes: a corruptela entre facções partidárias engendrada em lotear e pilhar o erário público.

Mas atenção para a ordem da pseudopresidente não podem ser molestados! Devem ser tratados com muita polidez e dignidade, tais quais aqueles que perderam suas vidas em estradas mal sinalizadas; em leitos de hospitais que sequer existiram; na falta de remédios desviados; das ajudas a assistidos por catástrofes afanadas por canalhas. Tal qual os aposentados são tratados pelo governo, e os ex-poupadores nos planos econômicos Sarney e Collor e que confiaram no slogan “poupe que o governo garante” – garante o que? O lucro extraordinário dos bancos, sustentando pela conivência do STF. Sim senhora, dignidade já aos canalhas, é a ordem da gerentona!

Espero em Deus, que haja muito de melhor no Brasil e que arrasará com o que há de malfazejo reinando aqui, inclusive com os eleitores-cumplices que são o amago do mal que ai está.


Oswaldo Colombo Filho

[email protected]

Economista/Consultor de Organizações Multilaterais

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
RCSM
Belo Horizonte - MG



Comentários
01
Reporte abuso
nois é nois
nois-sp 30/08/2011

esse cara ao que o Spock faz referência--trata-se de um dos cachorrinhos da Globo---hoje tem por obrigação--e só pode ter dever cumprido--atacando a emissora que o pariu--lamber as botas dos petistas--falar dos oponentes sempre com aquela conversinha chuleta--conversa afiada--mas na verdade é conversa FIADA-- a rede globo tá cagando e andando pra esse cara---dizem que hoje tornou-se fiel escudeiro do Edir--na globo atacava---na record -defende--é o tipico maria vai com as outras!


 
02
Reporte abuso
PAULO SPOCK
sampa 29/08/2011

O criador do termo "PIG" (partido da imprensa golpista) parece ser o jornalista Paulo Henrique Amorim. Seu blog veicula os "grandes feitos" do governo PT e ataca ferozmente a mídia que divulga os escândalos do governo federal. PHA é um autêntico pupilo de Lenin. Mentir, mentir e mentir e desqualificar quem não pertence à "causa". E claro, seus milhares de fâs idiotizados lhe dão crédito.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br