Atualizado 22h57 Quinta, 29 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Press Releases

Arquivo Público da Bahia guarda história do 2 de Julho

692 acessos - 0 comentários

Publicado em 29/06/2011 pelo(a) Wiki Repórter Carlos Souza, Salvador - BA



Arquivo Público da Bahia - Foto: Carlos Souza
Os documentos da Independência do Brasil na Bahia retratam o período de 1820 a 1824

No próximo sábado, 2 de Julho, a Bahia comemora 188 anos de Independência do domínio português, fato conquistado a partir de muitas batalhas para expulsar os colonizadores que insistiam em continuar em terras brasileiras. Toda essa história está disponível em diversos documentos no Arquivo Público da Bahia (APB), instituição vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA, considerado o segundo mais importante arquivo do Brasil.

A coleção de documentos intitulada INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA: 1820-1824 está dividida em três partes: Catálogo de Documentos sobre a Bahia existentes na Biblioteca Nacional do Brasil; Catálogo de Documentos Manuscritos “Avulsos” da Capitania da Bahia, do Arquivo Ultramarino de Lisboa, e Coleção Independência do Brasil na Bahia, custodiada pelo Arquivo Público da Bahia. Além da pesquisa aberta ao público no Arquivo Público da Bahia, que funciona no bairro da Baixa de Quintas, todo esse conteúdo também poderá ser acessado por meio da Biblioteca Virtual Dois de Julho, disponível até o final do mês de julho.

O Catálogo de Documentos sobre a Bahia existentes na Biblioteca Nacional foi organizado no âmbito da Divisão de Obras Raras e Publicações da Biblioteca Nacional, no ano de 1949, em homenagem a celebração do IV Centenário da Fundação da Cidade do Salvador. A cópia da respectiva documentação foi doada ao Arquivo Público da Bahia, e contem 96 rolos de microfilmes, sendo que 16 deles contém indicações sobre a Independência da Bahia, somando um total de 198 verbetes.

O conjunto selecionado se constitui de documentos textuais, de tipologia diversa, tais como: apontamentos, atas, cartas, circulares, comunicações, deliberações, exposições de motivos, listas/relações, manifestos, mapas, notas, ofícios, ordens, pareceres, portarias, proclamações, representações, resoluções, entre outros.

As fontes documentais que compõem o Catálogo de Documentos Manuscritos “Avulsos” da Capitania da Bahia foram elaboradas no âmbito do Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco implantado em 1995. O projeto teve como finalidade resgatar, em arquivos estrangeiros, principalmente no Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), em Lisboa, documentos que dizem respeito à vida das terras do Brasil, ao longo dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX (primeiras três décadas), enquanto vigorou o sistema de Capitanias Hereditárias. Após o trabalho finalizado pelo Resgate, no AHU, a cópia microfilmada e digitalizada foi doada pelo Ministério da Cultura. São 293 rolos de microfilmes e 32 CD-ROMS. Dentre os 293 rolos, 19 contêm indicações sobre a Independência da Bahia, totalizando 489 verbetes.

Já a Coleção Independência do Brasil na Bahia custodiada pelo APB reúne 30 Maços/Livros de documentos textuais, manuscritos e impressos. A produção da documentação que compõe os Maços/Livros tem como proveniência as seguintes entidades produtoras: Governo da Capitania da Bahia; Junta Provisória de Governo da Província da Bahia; Conselho Interino de Governo; Governo Provisório da Província da Bahia e Governo da Província da Bahia, no período entre 1791 e 1835. Os documentos que integram a referida Coleção possibilitam o resgate do processo histórico que assegurou o 2 de Julho do ano de 1823 - a Independência do Brasil na Bahia - , e fortaleceu o 7 de Setembro de 1822.


------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Fundação Pedro Calmon – SecultBA
(71) 3116-6918/ 6919/ 6676
[email protected]
http://www.fpc.ba.gov.br
http://twitter.com/fpedrocalmon
www.cultura.ba.gov.br
http://plugcultura.wordpress.com


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Carlos Souza
Salvador - BA



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br