Login Senha  
 Recuperar senha      Cadastrar
HOME QUEM SOMOS PUBLICAR CONTEÚDO
 
ÚLTIMAS
PENDENTES
COTIDIANO
HISTÓRIAS ERÓTICAS
HUMOR
CULTURA
ECONOMIA
ESPORTES
PRESS RELEASES
DEU NO PAPEL
PERFIS
POLÍTICA
RANKING BW!
FOTOS
VÍDEOS
BRASILWIKI!
FEEDS
 
  Busca
 
POLÍTICA
 
203
acessos

Lei da ficha limpa é atestado de burrice

Publicado em 09/09/2010
wiki repórter
Daniellobo
Rio de Janeiro-RJ
 

 A menos de um mês das eleições o assunto mais comentado é a famosa lei da ficha limpa. O candidato ’A’ não pode se candidatar por ser "filha suja", mas o candidato ’B’, apesar de também ser ficha suja pode se candidatar por ter conseguido uma liminar na justiça. Fulano de tal deveria ser impedido de se candidatar para que se respeitem a lei da ficha limpa etc etc.


Como todos sabem (ou deveriam saber) esta lei ingressou no Congresso Nacional por meio de iniciativa popular que reuniram mais de 1 milhão e 300 mil assinaturas, o que gerou um peso e um desconforto para nossos ilustres representantes que  desta vez tiveram que encarar e votar o projeto (o primeiro projeto sobre o tema foi proposto em 1993, mas não vingou, me pergunto o motivo).


O projeto foi convertido em lei e decidido que valerá já para as eleições de outubro. Confesso que tal discussão me deixa pessimista quanto ao futuro do nosso país, pois uma coisa tão óbvia como o ficha limpa precisa ser discutida?


Quando um cidadão comum "se empolga" com o cartão de crédito e não consegue pagar ele não tem direito de recorrer a quem quer que seja para que a administradora do cartão suspenda a decisão de incluí-lo nos serviços de proteção ao crédito e assim permita que ele continue comprando. Não existe "processo" contra o consumidor, onde este teria o direito de se manifestar e se defender, no máximo ele recebe uma carta dizendo que se ele não pagar determinado valor (já recheado de juros absurdos) ele vai ter o nome sujo e ponto final (passar bem). O consumidor raras vezes tem a chance de renegociar a dívida antes de ver seu "nome sujo".


Por que um político tem tais direitos? Por que os tratamentos são tão desiguais com os cidadãos comuns, mesmo sendo extremante mais perigoso um político "ficha suja" se candidatar e se eleger do que um ou vários consumidores não pagarem o que comprarem? Sei que não pagar o que comprar é grave, e também sei que faz pouco tempo que tivemos uma das maiores crises da história por causa de pessoas que não honraram seus compromissos. O que quero aqui defender é que os cidadãos, políticos ou não, sejam tratados como verdadeiramente são: cidadãos

Em suma, das duas uma: (a) ou políticos que respondam processos sejam impedidos de se candidatar, mesmo sem condenação, até que se resolva o processo ou (b) os cidadãos comuns tenham o direito de se defender e se explicar antes de se verem ameaçados de ter o "nome sujo"e enquanto isso permaneçam com crédito, mesmo que depois respondam com seu patrimônio para aprender a não gastar mais do que ganham, assim tais "processos" seriam rápidos o bastante para evitarem prejuízos, geraria até mais empregos só para analisarem tais processos nas empresas.


Outra coisa que me intriga é pedirmos para nossos representantes votarem algo que vai de encontro eles próprios. Aqui entre nós, seja honesto, você votaria algo contra si próprio? Você empresário, votaria a favor a jornada de trabalho sem redução de salário apenas para seus empregados terem mais tempo com suas famílias? Você trabalhador, votaria a favor da extinção do 13º salário só para afrouxar a corda que há no pescoço da maioria dos empresários[1]? Então porque que acham que a tal lei será essa maravilha toda e imune as brechas?


Claro que diante da nossa realidade "de Brasil", a lei é um avanço, mas não seria muito melhor e mais inteligente da nossa parte se nós, como povo nos preocupássemos menos com os realities show, novelas e Copa do Mundo e nos voltássemos a fiscalizar nossos políticos? Não é tão difícil, agora com internet então... é a mesma internet que usamos para "detonar" aquele chato do paredão e mandar aquele outro chato "pra roça". Melhor, podemos também prestar bastante atenção aos programas eleitorais e aos debates a cada 2 anos e aos telejornais, jornais e afins e prestar atenção as entrevistas que os políticos dão. Na maioria das casas as pessoas conversam diante dos noticiários e mandam o famoso "shiiiii" para pedir silencio na hora que começa a novela.

Se fôssemos um povo civilizado a lei da ficha limpa passaria despercebida aos olhos da imprensa e da população, afinal um povo civilizado sabe quem merece ou não o seu voto e daria a resposta nas urnas, mas como somos burros (pronto falei!) temos que nos reunir em mais de 1 milhão de pessoas e pedir para nossos políticos que eles mesmos se fiscalizem entre eles e no final nos digam se na eleição passada votamos bem ou não.


Deveríamos nos livrar de nossos "antolhos" (utensílios que impedem os cavalos de olharem para o lado). Já dizia Monteiro Lobato "Um país se faz com homens e livros" e diz Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".


Encerro citando Gabriel, O Pensador, que nos deixa um valioso conselho no final de sua música "Até quando", vale a reflexão:

"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.

A gente muda o mundo na mudança da mente.

E quando a mente muda a gente anda pra frente.

E quando a gente manda ninguém manda na gente.

Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.

Na mudança de postura a gente fica mais seguro,

na mudança do presente a gente molda o futuro!"



Favor equipe do BW não alterem meu título. Obrigado.

[1] Cito tais exemplos porque já se levantam vozes de alguns parlamentares com possíveis projetos acerca destes temas.

Versão para impressão     Enviar por e-mail

  Busca
 

COMENTÁRIOS

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.

COMENTAR - nome e cidade são obrigatórios

Quero ser informado sempre que este autor inserir novo post : Sim - Não
Quero ser informado sempre que um comentário for inserido neste post : Sim - Não

Nome
Cidade
Email
Comentário
(300 caracteres)
 

 

RECADOS DO EDITOR
Oportunismo
"Collor é um Ciro que deu certo, e o resultado é esse mesmo... oportunismo político".
Do wiki repórter Johan, de Fortaleza, sobre Jingle da campanha de Collor: seria cômico se não fosse trágico, publicada por Júlio Ferreira, do Recife.

Estado de espírito
"Carioca ama o Brasil, seja no frio ou no inverno. Acredite no que digo. Carioca é estado de espírito. Carioca é politizado e hospitaleiro na acepção do termo. Educado, inteligente, assim como você. Vai por mim, carioca, assim como todo brasileiro (não politiqueiro)".
Do wiki repórter josemir(aolongo...), de Volta Redonda, sobre Não parece o Brasil, cara-pálida?, publicada por luferom, de Brasília.

Prostitutas do fisiologismo
"O velho Arraes deve estar se remoendo no túmulo em saber que seu neto não passa de um subalterno do PT. Deu descarga no PSB. Espero que tenha valido a pena, ou será que foi apenas para comer as sobras do banquete das grandes prostitutas que vivem de fisiologismo (PT e PMDB)?"
Do leitor John Castle, de São Paulo, sobre Ciro Gomes pode desestabilizar polarização Serra-Dilma, de autoria de Didymo Borges, de Recife.
APONTE ERROS E DENUNCIE ABUSOS
CONTATO
Plataforma Wiki
A palavra é... VAIDADE

  Copyright © 2006-2009 Brasil.Wiki. Todos os direitos reservados. | Tecnologia iBlox.net   Comunique erros e abusos     Contato     Anuncie     Política de privacidade