Atualizado 13h19 Sexta, 23 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Compras brasileiras garantem lucro do setor bélico francês

1229 acessos - 2 comentários

Publicado em 14/02/2010 pelo(a) Wiki Repórter Jony Santellano, São José dos Campos - SP





Detalhe esquemático do submarino classe ‘Scorpène’, adquirido pelo Brasil em contrato com a França. - Foto: FLICKR
Diferentes publicações francesas noticiaram com destaque, na semana passada, que a venda de armamentos do país subiu 21% em 2009 graças principalmente aos contratos firmados com o Brasil que comprou submarinos e helicópteros. As publicações salientaram também a previsão de um novo recorde de vendas em 2010 com a perspectiva de negociação do caça Rafale com o Brasil e Emirados Árabes Unidos.

Enquanto os gastos militares no mundo sofreram uma retração em 2009 devido à crise financeira global as vendas francesas, principalmente ao governo brasileiro, subiram 21%, totalizando cerca de 7,95 bilhões de euros. Em 2008, as vendas de armamentos franceses atingiram 6,58 bilhões de euros. A meta atual é atingir 10 bilhões de euros em vendas no médio prazo. Os dados são da Direção Geral de Armamentos da França, órgão governamental ligado ao Ministério da Defesa.

Em 2009, os governos do Brasil e França assinaram contratos para a compra e venda de quatro submarinos de ataque "Scorpène" e 51 helicópteros "Eurocopter EC 725 - Super Cougar". Para 2010, o possível contrato para a compra de 36 caças Rafale é mais uma vez a esperança francesa, dado que esse avião ainda não foi exportado. Nos últimos anos, as tentativas de vendas ao exterior fracassaram em todas as ocasiões.

Para facilitar a venda dos seus sistemas de armamentos ao Brasil, a França comprometeu-se a compartilhar toda a tecnologia de ponta incorporada nos equipamentos, além de apoiar abertamente o ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. A França é atualmente o quarto país maior exportador de equipamentos bélicos do mundo, superada apenas pelos Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.

Se for confirmada a compra dos caças Rafale o Brasil terá realizado ao todo com a França um dos maiores contratos da área de Defesa da atualidade, destinado ao reaparelhamento de Forças Armadas, envolvendo a compra de 36 aviões, 4 submarinos, 51 helicópteros e tecnologia para construir uma base, um estaleiro e um submarino de propulsão nuclear.


FONTES:

- Jornal "Folha de São Paulo", 10/fev./2010. ("Recorde armado", p. A8).

- Jornal "O Estado de São Paulo", 09/fev./2010. ("Compras do país embalam setor bélico da França", reportagem de Jamil Chade, p. A11).

- Jornal "Folha de São Paulo", 08/fev./2010. ("Parceria estratégica tem custo político, diz embaixador francês", reportagem de Samy Adghirni. A10).

- Jornal "O Estado de São Paulo", 12/set./2009. ("Caça ao tesouro", reportagem de Ivan Marsiglia, p. J3).


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Jony Santellano
São José dos Campos - SP



Comentários
01
Reporte abuso
Jônatas
Mairinque 19/02/2010

Eu acredito que numa questão de defesa o Rafale é melhor que os concorrentes. Só que o Gripen, num ponto-de-vista de o Brasil posteriormente criar seu próprio caça ou ainda criar um caça sueco / brasileiro, é muito mais interessante. Mas no caso o que vai acontecer é parceria bélica / militar entre Brasil e França.


 
02
Reporte abuso
flipe
Belo Horizonte 14/02/2010

Há uns dias, li uma notícia que dizia que o Nelson Jobim já teria fechado o acordo da compra do rafale em uma proposta da dassault que reduziu o preço dos produtos. Isso saiu muito caro para o Brasil. Cabe agora o governo não esquecer que a França tem uma dívida e acordo a ser cumprido conosco.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br