Atualizado 13h19 Quinta, 22 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Recursos comuns e sustentabilidade

1386 acessos - 0 comentários

Publicado em 20/12/2009 pelo(a) Wiki Repórter waltertesch, saopaulo - SP



Certamente, doravante se ampliarão os debates para um direcionamento ou apropriação semântica para estabelecer diretrizes do significado de "sustentabilidade" em cada área, esferas ou dimensões da realidade nacional. Portanto, é insuficiente papagaiar sustentabilidade e todos devemos fazer um esforço do contraponto de forma a que se consolide o mais razoável.

Emilio Odebrecht que escreve interessantes artigos todos os domingos na Folha de São Paulo, no de 20.12.2009 esboçou em "Ser Humano e a Natureza" sua diretriz de sustentabilidade e recursos naturais. Copenhague, com sua assembléia de dirigentes de 192 países evidenciou a gravidade do significado das mudanças climáticas e impactos na economia e sociedade humana. Que tipo de economia, consumo e organização social permitirá as espécies viver adequadamente.

No Brasil, a candidatura de Marina Silva obrigou ao governo fazer uma inflexão nas suas posições nos últimos quatro meses, os partidos, candidatos, acadêmicos, organizações empresariais, políticos e até movimentos populares etc, revisam seus discursos. Em todos aparece "sustentabilidade". Qualquer que seja o partido que governe, se exigirá algo mais que "marketing ambiental" e figuração.

Este processo de construção da visão e tradução no real de um "Projeto de Brasil Sustentável" obriga aprofundar e explicitar cada eixo temático da realidade nacional: uso do solo, recursos naturais, matriz energética, educação, saúde, transporte, uso das florestas, água e mar, etc. Tudo isto demanda que os meios de comunicação, os denominados formadores de opinião, políticos, apontem a trabalhar com urgência uma pedagogia social massiva.

A propósito de recursos naturais, Elinor Ostrom, a primeira mulher, mesmo não sendo economista, ganhou o prêmio Nobel de Economia. Elinor em parceria com o marido, Vincent Ostrom, trabalhou a temática dos recursos comuns ou comunitários. Estudaram como os humanos interagem com seus ecossistemas visando a sustentabilidade em longo prazo de seus recursos comuns. As teses de Elinor permitem também entender as diferentes correntes ou enfoques presentes para ir ao razoável e não sectário no campo da sustentabilidade e do ambiente. Desde que marco ou perspectiva se está formulando propostas?

Penso que é construtivo não aferrar-se à posições absolutas como a de que com tecnologia "ecoeficiência" temos resolvido tudo ou que só o manejo sustentável é a solução com os "mecanismos de mercado" (temas como: "capital natural", subsídios, tributos, licenças, etc.). Tampouco a exclusividade do "culto a vida silvestre", natureza intocável, santuários naturais ou cair no reducionismo da privatização versus estatização dos recursos naturais. Não existe uma solução única e absoluta, especialmente em um país de dimensões continentais.

 

[email protected]



 


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
waltertesch
saopaulo - SP



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br