Atualizado 13h19 Sexta, 23 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Economia verde e a indústria automobilística

1031 acessos - 0 comentários

Publicado em 10/12/2009 pelo(a) Wiki Repórter waltertesch, saopaulo - SP



Recentemente assisti a um documentário no History Chanel sobre "cidades subterrâneas" abordando o caso de Los Angeles. Fiquei impressionado ao tomar conhecimento que, no final dos anos 40, as grandes montadoras de automóvel adquiriram redes subterrâneas dos metrôs e trens com o fim de eliminar a concorrência dos automóveis. O objetivo era extinguir e bloquear as linhas metroviárias.

Em conseqüência da rede urbana de vias, a cidade se estendeu aos subúrbios se ajustando ao automóvel, beneficiando incorporadoras, construtores e imobiliárias. Este modelo se estendeu a vários países como o nosso, eliminando as ferrovias e atrasando as estruturas de metrô e transporte coletivo de massa até onde puderam. Envenenaram o ar das metrópoles, facilitando a destruição dos cinturões verdes e a ocupação dos mananciais, viabilizando o gasto de milhões de horas em transporte, desgaste a saúde etc.

É este modelo de funcionamento da sociedade que esta falido, mas claro os beneficiários se agarram até mesmo às últimas energias. Inclusive obstaculizando inovações tecnológicas como a mostrada no filme Quem Matou o Carro Elétrico que não é diferente de "quem matou as ferrovias e o metro de Los Angeles". Agora, o Estado americano, assim como o brasileiro e outros países amparam corporações automobilísticas em estado falimentar. Por isto, é um sucesso o programa que paga o cidadão para aposentar carros antigos e comprar veículos zero quilômetro.

Nossos governos e sindicatos do setor abaixam alíquotas de tributos, oferecem empréstimos a longo prazo para a farra do sistema financeiro. Não importa se levam à morte milhares de pessoas. Só em São Paulo, cerca de 12 pessoas morrem todo dia devido aos gases liberados basicamente pelos veículos automotores. A cadeia produtiva compromissada e beneficiada por este modelo é enorme e envolve todas as classes sociais. Claro! Mas todos fazem o "discurso politicamente correto" sobre meio ambiente, economia verde e até recebem "selo verde". Portanto, "se correr o bicho pega, se parar o bicho come".

Felizmente, muitos lugares mostram que é possível viver sem automóvel em "cidades mais compactas". Isto nos Estados Unidos e Europa, exemplificamos o caso de VAUBAUN, um povoado de 5 mil habitantes próximo a Friburgo/Alemanha onde os meios de transporte habituais são a bike e o caminhante. O único veículo que circula é um bonde elétrico, os veículos ficam em estacionamento fora da vila (70% ainda possuem automóvel). O ruído é menor, as crianças estão nas ruas, aumentando a qualidade do ambiente de viver juntos.




Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
waltertesch
saopaulo - SP



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br