Atualizado 00h13 Segunda, 27 de dezembro de 2010   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

"O anus que explodiu"
Publicado em 26/12/2010 pelo(a) wiki repórter dilmamentiras, camboriu-SC
Justin Bieber aparece no preview da série CSI
Publicado em 26/12/2010 pelo(a) wiki repórter dilmamentiras, camboriu-SC
Hotéis em Brasília lotam para a posse de Dilma Rousseff
Publicado em 26/12/2010 pelo(a) wiki repórter dilmamentiras, camboriu-SC
Esportes

Flamengo, campeão brasileiro. Mas também poderia ser campeão hondurenho

1389 acessos - 8 comentários

Publicado em 09/12/2009 pelo Wiki Repórter Daniellobo, Rio de Janeiro - RJ



No último dia 6, o Flamengo comemorou, e ainda comemora, mais um campeonato brasileiro. Para uns é o quinto título, para outros é o sexto. A polêmica é antiga, já que até hoje se discute o verdadeiro campeão brasileiro de 1987, Flamengo ou Sport? Para a CBF, o segundo é o autêntico campeão daquele ano, e quem duvida basta acessar www.cbf.com.br. O fato é que o São Paulo é Hexa Campeão, isso ninguém discute, mas, para aumentar o acervo de argumentos dos flamenguistas vai aqui uma analogia.

Este ano, tivemos uma das mais graves crises diplomáticas do Brasil. O presidente de Honduras Manuel Zelaya resolveu brincar de Chaves (não do barril, mas o ditador) e convoca um referendo sobre a reforma de Constituição do seu país para que ele pudesse disputar a reeleição, mesmo estando proibido pela lei aprovada dias antes pelo Congresso que o impedia de realizar consultas populares seis meses antes e depois das eleições gerais. Zelaya não conheceu limites para conseguir o que queria, chegou até a destituir o Comandante militar de seu país, o general Romeo Vásquez que se recusara a violar a lei, instalando as urnas para a votação.

A crise política cresceu como uma bola-de-neve a ponto da Corte Suprema (o equivalente ao nosso Supremo Tribunal Federal) se manifestar e considerar ilegal a destituição do general Vásques e determinar a sua volta ao posto. Após militares sequestrarem e exilarem Zelaya, num voo para a Costa Rica, o não menos esperto Roberto Micheletti, assume, no mesmo dia (28 de junho) a Presidência de seu país, logo Micheletti que perdera as prévias de seu partido para o vice de Zelaya, Elvins Santos. A crise parece ter arrefecido com as eleições ocorridas no dia 29 de novembro.

Mas no que se assemelham o suposto sexto campeonato do Flamengo com a crise política de Honduras e diplomática do Brasil? Simples, o Flamengo simplesmente - se - declara Campeão Brasileiro de 1987, apesar de ter tido a oportunidade de legitimar sua conquista (o campeonato organizado pelo Clube dos 13), enfrentando o Sport (campeão da Copa União, organizado pela CBF). Da mesma forma que Roberto Micheletti - se - declarou presidente de Honduras, mesmo sem eleições, afinal dá muito trabalho fazer campanha e conquistar a confiança dos eleitores. Um golpe traz o mesmo resultado, ainda que efêmero, mas ainda assim foi este o caminho escolhido por Micheletti.

A discussão de 1987 voltou à mídia após o São Paulo vencer pela quinta vez, em 2007, o Campeonato Brasileiro e receber por tal feito a famosa "Taça das Bolinhas" que seria entregue ao primeiro time a conquistar por três vezes seguidas o Brasileirão ou cindo vezes alternadamente. O Flamengo veio requisitar a taça somente após ver o São Paulo recebê-la e como a taça ficou de fato com o Tricolor paulista os torcedores Flamengo fizeram uma taça igualzinha, só que de isopor.

Pronto, acabou a discussão. Tanto Flamengo pode dizer é o campeão brasileiro de 1987 quanto o Roberto Micheletti pode dizer que já foi presidente de Honduras. Se este foi presidente por intermédio de um golpe e aquele tem a "Taça das Bolinhas" (de isopor, claro) e não disputou a Libertadores de 1988 (direito conquistado pelo campeão e vice campeão - Sport e Guarani foram os representantes brasileiros naquele ano), em outras palavras, se tais argumentos são legítimos ou não, isto é apenas um detalhe, melhor mudarmos de assunto. Parabéns aos dois.


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo Wiki Repórter
Daniellobo
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
jardiel
teresina 13/08/2010

Muito fraca sua resposta. O Flamengo é o melhor, já ganhou de times que eu pensava que ele nao iria nem ganhar, já ganhou dos melhores 13 times que ele ja enfrento. Flamengo é o melhor, o Flamengo que tinha que ter ganhado a taça do Brasileiro contra o Sport. O Sport não mereceu nao, quem mereceu foi o Fla.


 
02
Reporte abuso
André Carpes
Vitória-ES 13/02/2010

Já que você gosta de analogias e do "vale o que está escrito", o Santos também não foi campeão do mundo nenhuma vez. Desmerecer o tí­tulo do Flamengo é desmerecer o futebol brasileiro, representado por todos os grandes, que jogaram um campeonato "que não valeu nada..."


 
03
Reporte abuso
Altair Souza
Guarulhos 11/12/2009

Pergunto ao autor: você sabe exatamente como tudo aconteceu? Você sabe exatamente por que foi criado o Clube dos 13? O Fla é hexa, sim, pois todos concordaram com a decisão. Se fosse o Vasco, o Eurico ia lá e apanhava a taça na marra. E coitado de quem, da CBF ou Clube dos 13, ousasse dizer não.


 
04
Reporte abuso
J. Nogueira
Rio de Janeiro 10/12/2009

O Flamengo conseguiu o título "na marra", SIM. Para quem discorda, aproveite a dica do colega Leandro - JOGUE “THE SIMS”. Vista a camisa do FLA e ganhe 1 pontinho; invente títulos e ganhe 6 pontinhos; saia quebrando carros pelas ruas e ganhe mais 10 pontinhos... Um VIVA para a Taça das Bolinhas!!!


 
05
Reporte abuso
eelias
franca sp 10/12/2009

Parabéns pela matéria, Daniel, com certeza esses babacas aí que estão criticando você não querem enxergar a realidade. Deixa eles continuarem sonhando que são hexacampeões brasileiros, daqui há pouco acordam.


 
06
Reporte abuso
rafael
balneario 10/12/2009

Muito fraca essa tua reportagem. O Flamengo ganhou dos 13 maiores times do Brasil. E o Sport, ganhou de quem??? E quem era o presidente dos Clube dos 13?? O presidente do São Paulo. E ele não concordou que o campeão do Módulo Verde enfrentasse esses timecos da segundona do Módulo Amarelo.


 
07
Reporte abuso
Leandro
Rio de Janeiro 09/12/2009

Comentários tendenciosos e infelizes. Relacionar Honduras com o Flamengo ... Bom, dessa mesma maneira VOCÊ se considera repórter, mas pelo visto não entende nada de política tão pouco de futebol. Vai jogar The Sims vai =)


 
08
Reporte abuso
adriano
itumbiara 09/12/2009

Vai ler mais um pouco sobre o assunto de 87, para depois comentar algo. Se não valia nada o campeonato porque então os maiores, inclusive o São Paulo, disputaram? Isso é porque os bambi não ganharam, e você vai escrever sobre culinária.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2010. Brasil Mídia Digital

jb.com.br