Atualizado 00h13 Segunda, 27 de dezembro de 2010   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

"O anus que explodiu"
Publicado em 26/12/2010 pelo(a) wiki repórter dilmamentiras, camboriu-SC
Justin Bieber aparece no preview da série CSI
Publicado em 26/12/2010 pelo(a) wiki repórter dilmamentiras, camboriu-SC
Hotéis em Brasília lotam para a posse de Dilma Rousseff
Publicado em 26/12/2010 pelo(a) wiki repórter dilmamentiras, camboriu-SC
Esportes

Afinal, a vida é futebol ou matemática?

631 acessos - 1 comentários

Publicado em 08/12/2009 pelo Wiki Repórter Daniellobo, Rio de Janeiro - RJ



O Brasileirão 2009 teve lições com o seu término. A primeira foi dada pelo Fluminense, que após terminar o primeiro turno com apenas 3 vitórias, já era dado como morto por todos, imprensa, rivais, torcedores de um modo geral e a matemática que dava como certo o rebaixamento do Flu nada menos que 92% de chances. Em bom "futebolês", só faltava pregar o último prego do caixão tricolor.

Outro clube a ensinar foi o Palmeiras que liderou o campeonato por nada menos que 19 rodadas e chegou a ter boa vantagem sobre o segundo colocado. A imprensa e torcedores (do Palmeiras e até dos rivais) davam como certa a concretização do que seria o quinto título brasileiro do Palestra Itália, além, é claro, da matemática que endossava esta tese em mais de 90% de certeza.

Noventa por cento de certeza de um time ser campeão no bom "futebolês" é algo como estar com uma mão e quatro dedos na taça. Resultado: quinto colocado e até a vaga para a libertadores escorrer como água por entre os dedos. Não podemos esquecer do campeão brasileiro, o Flamengo.

Este, apesar de carioca ganhou o campeonato a lá Minas Gerais, comendo pelas beiradas, ganhando um jogo aqui, outro acolá, sem chamar muito a atenção e de mero postulante a uma vaga na libertadores, o rubro-negro terminou o campeonato encerrando um jejum de 17 anos na fila. Como autêntico puro-sangue, largou atrás e contrariou tudo, a matemática, que dava apenas 1% de chances de título, a desconfiança de todos sobre um técnico inexperiente (assim como Dunga na seleção), e um conhecido "vovô" de 37 anos vindo de um país que a maioria de seus torcedores mal conseguem achar no mapa e que se contratou no clube, além de um zagueiro, Ronaldo Angelim que chegou ao Flamengo vindo do Fortaleza apenas para "fazer número" e acabou fazendo o gol do título depois de passar o drama de uma lesão que quase lhe tira a perna - literalmente.

Não chegaram a fazer os cálculos quanto a volta de Angelim, mas se ele correu o risco de ter a perna amputada não devia ser alta. É, a vida tem dessas coisas, muito mais futebol do que matemática, muito mais transpiração que inspiração, já que o elenco mais caro do Brasil terminou sem vaga na libertadores e vendo o mais improvável de seus rivais diretos ser campeão. Diante do quadro, podemos ver que este campeonato além de empolgante (menos que o mata-mata) foi também um grande professor.

As lições estão aí, para quem quiser ver e aprender que não devemos - nunca - desistir ou achar que algo já está ganho. Como no "futebolês", só acaba quando termina, a dupla Fla-Flu e Ronaldo Angelim não me deixam mentir na primeira tese e o Palmeiras na segunda, e que, GRAÇAS A DEUS a vida é muito mais excitante do jeito que é, 99% futebol e 1% matemática!


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo Wiki Repórter
Daniellobo
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
RJ 09/12/2009

Pitágoras dizia que "tudo eram números" e, de fato, se adentrarmos o assunto, cerificar-se-á a veracidade do grande grego. Para mim, a "vida é um mistério a ser vivido e não um problema a ser solucionado. Quanto ao ’football’... que se pronunciem e expliquem os entendidos. Gosto de aprender.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2010. Brasil Mídia Digital

jb.com.br