Atualizado 13h19 Sexta, 23 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Empresário falido

952 acessos - 1 comentários

Publicado em 10/11/2009 pelo(a) Wiki Repórter JohnRobertvisao, São Paulo - SP



JOGUE UMA PÁ DE CAL...

...apesar de "vivos"!

Muitos demoram uma vida inteira para perceberem o óbvio sobre estratégia empresarial de seu próprio negócio. Existem diversas "ferramentas táticas" para uma administração empresarial eficaz, porém a mais inteligente e astuta é, indiscutivelmente, a "I N O V A Ç Ã O". Para se ter uma ideia de seu alto poder de êxito e segurança nos negócios, basta analisarmos alguns cases famosos.

Os suíços, há algum tempo, dominavam 80% do mercado de relógio à corda, mas hoje em dia não passam de 15% de share mundial. O que aconteceu? Foi o seguinte: um suíço mostrou aos grandes empresários da época um relógio à quartzo, mas os chamados "papas do negócio relojoeiro" não acreditaram e não INOVARAM.

O resto é história... Os japoneses que o digam...

A IBM era a toda poderosa do mundo da informática com absolutos 90% de mercado mundial, porém um jovem de espinhas na cara chamado Bill Gates disse-lhes que tudo iria mudar e que o futuro seria o Personal Computer com software simples e acessível a todos.

Os "donos do poder tecnológico" da época não levaram a sério e o resto é história. Hoje em dia, a IBM luta para se segurar perto dos 20% de mercado mundial frente aos chineses, ou seja, a IBM errou feio em não INOVAR, crendo apenas em seus ultrapassados MAINFRAMES. A indústria automobilística americana possuia quase 100% do mercado mundial de automóveis, porém ficaram parados no tempo e não se reciclaram, procurando INOVAR.

Aí os japoneses derrubaram um conceito antigo e famoso para se compor um preço final de produto, o chamado MARK-UP, inovando a administração de "custos de produção" via Kaizen, just-in-time e Kanbam, entre outros. Logo derrubaram os preços dos automóveis, fabricando produtos que cabiam financeiramente no bolso do consumidor. O resto também é história, pois hoje em dia a indústria automobilística americana está capenga e suspira para não ter um colapso total.

E assim foi com outros: mercado de fotos de filme e a foto digital, TVs de tubo e as de LCD, mercado fonográfico de LP, CD os MP8 e hoje iPods, a montagem e produção em série de Henry Ford, as plantações e a biotecnologia etc., apenas para dizer sobre os mais "conhecidos e populares".

Uma empresa não deve se escorar apenas no sucesso de seus produtos e/ou serviços, pois estes já são conhecidos e tem seu mercado conquistado. As organizações devem investir pesado em pesquisa buscando novos produtos e serviços, pois estes é que irão dar os lucros no futuro próximo, além de promoverem a existência da mesma por décadas ou séculos.

Nos exemplos acima, citamos INOVAÇÃO de "produtos e sistemas de produção", dois fortes pontos para conquistas de mercados, sem falar na INOVAÇÃO de serviços como os da DHL e a Federal Express que são similares, mas com focos diferentes nos tamanhos de suas cargas. Além disso, uma empresa pode também INOVAR radicalmente ao ponto de surgir com um produto e produzir outro completamente diferente, haja vista os diversos exemplos, bem elucidados, no famoso livro internacional sob o título Feitas para Durar dos autores Collins & Porras. Neste livro é descrito o duro e árduo trabalho que algumas organizações se empenham para permanecerem vivas até hoje e ainda altamente lucrativas, sempre com o escopo da INOVAÇÃO, ou seja, serem pioneiras em "NOVOS MERCADOS".

Aliás, os autores deixam claro e com muitas "provas e fatos" a importância vital sobre a INOVAÇÃO. Numa palavra, ou você inventa algo novo (produto ou serviço), ou será uma questão de tempo para você perder mercado e sumir por completo, pois o mundo não para e depois da década de 1980 nenhum segmento empresarial está "DEITADO EM BERÇO EXPLÊNDIDO", nem o antes seguro e bilionário mercado de combustíveis fósseis.

Não nos esqueçamos que este exemplo vem da própria MÃE NATUREZA que se INOVA constantemente, ao longo dos bilhões de anos através da mutação das espécies, segundo Darwin. Como dois últimos exemplos sobre INOVAÇÃO, inclusive agora sobre "mudança de mercados", basta ver a história do cigarro Marlboro que surgiu para mulheres, somente depois o viés ficou masculino...

Sem falar na Coca-Cola que é o refrigerante mais famoso do planeta, porém surgiu como xarope vendido em farmácia por seu inventor John Pemberton. Portanto, fica o axioma da INOVAÇÃO como IRREFUTÁVEL à sobrevivência e LUCROS empresariais, num mundo capitalista como o nosso.

INOVAÇÃO SIGA-A OU MORRA

Qualquer produto ou serviço que perdure por mais de uma década de existência sem qualquer modificação ou INOVAÇÃO pode aguardar, dia virá e um NOVO mudará, radicalmente, os chamados PARADIGMAS, transformando em PÓ toda uma geração arcaica de valores e pensamentos jurássicos.

A ÚNICA CERTEZA É A MUDANÇA

O empresário que não crê nestas linhas, apesar de vivo, é um falido que não percebe seu trotear num cadafalso, condenado ao sepulcro mercadológico onde seu concorrente jogará sobre ele "UMA PÁ DE CAL". Como última, digo que a nanotecnologia mudará radicalmente quase todos os mercados e segmentos empresariais, mas quem se preocupa?!

Viva o samba, viva o futebol...


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
JohnRobertvisao
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
JohnRobertvisao
São Paulo 02/08/2010

VISITE OS LINKS ABAIXO E SAIBA DE MUITO MAIS INFORMAÇÕES: BLOGGER: http: / / johnrobertvisao.blogspot.com / SITE: http: / / sites.google.com / site / johnrobertvisao / TWITTER: http: / / twitter.com / JOHNROBERTVISAO YOU TUBE: http: / / www.youtube.com / user / JOHNROBERTVISAO


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br