Atualizado 01h22 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

Derrubada a autencidade do Santo Sudário

1214 acessos - 0 comentários

Publicado em 07/10/2009 pelo(a) Wiki Repórter Viamão Hoje, viamao - RS



Pode ser falso, mas que é uma bela relíquia e uma obra de arte não se tem duvida. - Foto: Web

Grupo afirma derrubar Sudário de Turim

ROMA (5 de outubro) - Os cientistas reproduziram o Sudário de Turim - reverenciado como o pano que Jesus teria sido enrolado no túmulo - e dizem que a experiência comprova que a relíquia foi produzida pelo homem, afirmou um grupo de céticos italiano nesta segunda-feira. O sudário traz a figura de um homem crucificado, completa com o sangue a escorrer das mãos e pés pregados, e os crentes dizem que a imagem de Cristo, foi gravado nas fibras de linho, no momento da sua ressurreição. Os cientistas reproduziram a mortalha utilizando materiais e métodos que estavam disponíveis no século 14, explica o Comitê Italiano.

Na tentativa de provar de uma vez por todas que o Sudário de Turim é uma falsificação, os investigadores na Itália conseguiram reproduzir as marcas do sudário original, usando técnicas disponíveis no século 14. A datação por carbono, colocou a origem do tecido aos tempos medievais, mas os especialistas tinham falhado anteriormente para entender como as marcas faciais foram feitas. O grupo disse em um comunicado que esta é mais uma prova de que o Sudário é uma falsificação medieval. Em 1988, os cientistas usaram datação por radiocarbono para determinar se foi feito no século 13 ou 14.

Mas a disputa continuou porque os peritos não poderia explicar como a descoloração marrom fraco foi produzida, imprimindo no tecido uma imagem negativa séculos antes da invenção da fotografia. Muitos ainda acreditam que o sudário "tem características inexplicáveis que não podem ser reproduzidos por meios humanos," - disse o cientista Luigi Garlaschelli no comunicado. "O resultado obtido indica claramente que isto poderia ser feito com o uso de materiais baratos e com um procedimento muito simples."

A pesquisa foi financiada pelo grupo de desmascarando e por uma organização italiana de ateus e agnósticos, disse ele. Garlaschelli, um professor de química na Universidade de Pavia, disse em entrevista ao jornal La Repubblica que sua equipe usou um tecido de linho com a mesma técnica que o sudário e envelhecidas artificialmente por aquecimento em um forno e máquina de lavar com água.

O tecido foi então colocado em um estudante, que usava uma máscara para reproduzir o rosto, e esfregou com ocre vermelho, um pigmento conhecido na época. Todo o processo durou uma semana, disse Republica. O sudário foi registrado pela primeira vez na história em torno de 1360 nas mãos de um cavaleiro francês - mais um fato que é uma das razões pelas quais alguns cientistas estão céticos quanto a sua autenticidade.

Medindo 4 metros de comprimento e um metro de largura, que sofreu graves danos durante os séculos, incluindo os incêndios. Propriedade do Vaticano, que é mantido preso em uma câmara especial de proteção na catedral de Turim, e raramente é mostrado. A última exibição pública foi em 2000, quando mais de 1 milhão de pessoas apareceram para ver, e a próxima está prevista para 2010. A Igreja Católica não faz declarações sobre a autenticidade da relíquia, mas diz que é um poderoso símbolo do sofrimento de Cristo.

O Sudário tem sido fortemente debatido no seio da comunidade científica. Alguns pesquisadores afirmam que os materiais usados na Idade Média para reparar o tecido depois de um incêndio alterou o carbono-datando resultados. Outro estudo, da Universidade Hebraica, concluiu que o pólen de plantas e imagens sobre o Sudário mostrou que originou na área ao redor de Jerusalém um pouco antes do século VIII. Garlaschelli Repubblica disse que ele não acredita que sua pesquisa seria para convencer aqueles que têm fé na autenticidade do sudário. "Eles não vão desistir", disse ele. "Aqueles que acreditam continuarão a acreditar."


Fonte: 
http://news.aol.com/article/italian-group-claims-shroud-of-turin-is/703528?icid=main|aim|dl1|link2|http://news.aol.com/article/italian-group-claims-shroud-of-turin-is/703528


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Viamão Hoje
viamao - RS



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br