Atualizado 13h19 Sexta, 23 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Que tipo de empresa é a Petrobras?

3145 acessos - 1 comentários

Publicado em 18/05/2009 pelo(a) Wiki Repórter mauro carlos, São Paulo - SP



Na faculdade de Economia, há quase vinte anos, com colegas já estagiando na Shell e na Petrobras, havia uma constatação lógica em termos de rendimento de empresas, que era a seguinte, inclusive válida até hoje, com algumas poucas ressalvas.

As empresas mais rentáveis do mundo, são as de petróleo bem administradas. Depois vem as empresas de petróleo quando medianamente administradas. Em terceiro lugar no ranking estão as empresas de petróleo mal administradas. E em quarto lugar, as empresas de petróleo com péssima administração, e ainda com elevada carga de corrupção e desvios internos.

O que se quer descobrir, então, com a tal CPI aprovada, é que tipo de empresa a Petrobras se tornou. Qual posição no ranking ela ocupa? E a pergunta acessória, é que tipo de presidente da República ou partido pode ser contrário à transparência? A simplesmente verificar o que está ocorrendo internamente em um patrimônio nacional?

Aliás, é incrível como o Lula, que tem lá seus predicados, confunde a noção de propriedade. Naquele falatório dele sem medida, com "nunca na história desse País" e "o Corinthians tem que isso e aquilo", toda hora diz que o governo investiu dinheiro nisso e naquilo e que o governo tem reservas etc. Na realidade, quem investiu fomos nós, brasileiros, e quem tem reservas, suadas, aliás, e já bastante roubadas, somos nós também. O governo não tem é nada, quem tem são os brasileiros, e ninguém está é tomando cuidado com o que nós temos.

Uma pena é que estas CPIs do Senado não são de nada! Os senadores um bando de incompetentes que nem perguntas sabem fazer, ou não querem. Só servem mesmo para a gente dar risada, para fazer concorrência para o Casseta & Planeta, infelizmente.

Agora, esse negócio de prejuízo aos pequenos acionistas da estatal não passa de mais um engodo dos populistas. A Petrobras é o que é em face de seu patrimônio, de suas reservas e importância internacional.

A descoberta da roubalheira, e a possibilidade de correção dos rumos, a longo prazo, somente irá possibilitar a melhora da imagem corporativa da empresa e a melhora de sua situação acionária. Portanto, se você é um pequeno acionista e não um especulador, e tem planos de ficar com as ações por longo ou até médio prazo, não precisa se preocupar, ao contrário, a notícia de uma expectativa de saneamento da empresa lhe interessa muito.

Demais disso, bolsa é um negócio que ninguém entende, a curto prazo tudo pode acontecer. Ninguém sabe se vai subir ou descer. Estão é especulando sobre uma forma de investimento que a curto prazo é totalmente especulativa.

Quanto aos especuladores natos, estes já foram embora das ações da Petrobras na semana passada ou antes, e voltam a comprar na semana que vem, se houver baixa, e especialmente se você estiver vendendo as suas.


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
mauro carlos
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
inho
Bahia 19/05/2009

Quem comprar ações hoje tem que ser muito ligado a politicos que sabem onde as cobras dormem. Pois se não souber o caminho, poderá se dar mal. Por isso não aplico em ações, prefiro jogar na loteria, pois é mais seguro.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br