Atualizado 05h36 Quarta, 23 de abril de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

A importância das frutas na alimentação

13189 acessos - 4 comentários

Publicado em 15/07/2008 pelo(a) Wiki Repórter mirna_cavalcanti_de_albuquerque, Rio de Janeiro - RJ



As frutas, quando ingeridas adequadamente, fornecem as vitaminas todas que nosso corpo necessita. - Foto: Internet
As frutas são os mais perfeitos e leves alimentos.

Considere-se também que, para serem digeridas, a energia dispendida pelo corpo é mínima. Quanto ao retorno, em termos de nutrição, é o máximo que se pode imaginar. 

Leve-se ainda em consideração que o único alimento que faz o cérebro trabalhar é a glicose. Ora, as frutas fornecem um ’açúcar’ natural, a frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose). Esta, por sua vez, é, na maioria das vezes, 90-95% de água. Em sendo assim, ao comer frutas está-se, ao mesmo tempo, limpando e alimentando todo o organismo.   

Ocorre, infelizmente,  que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma adequada a permitir que o corpo use efetivamente todos os seus nutrientes.

Os nutrólogos ensinam que se deve comer frutas sempre com o estômago vazio. Por que?

A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago, mas no intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estomago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Contudo, se houver carne, batatas ou amidos quaisquer no estômago, as frutas ficam presas lá e inicia-se o processo de fermentação, que geralmente origina a azia.

Assim, não é demais repetir: deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio, sendo que a melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco das mesmas feito na hora.

Tampouco é recomendável a ingestão de sucos industrializados, seja de lata ou de recipiente de vidro. Isto porque, na maioria das vezes, o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida.
 
Esclareça-se: a melhor forma de extrair o suco de frutas é por meio de centrífuga. E o suco assim extraído deve ser ingerido nas mesmas condições em que se deve comer as frutas: em jejum. E mais: nosso organismo digere os sumos tão rapidamente que se pode fazer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde após a ingestão daqueles. 

William Castillo, MD ,chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que as frutas são os melhores alimentos que podemos comer para protegermo-nos contra doenças do coração. Afirmou, ainda, aquele conceituado médico americano, que as frutas contêm bioflavonóides que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.

Agora, algo extremamente importante para manter em mente sobre as frutas.
Como se deve começar o dia? O que se deve comer no café da manhã?

Ao contrário do que a maioria pensa, não é nada saudável ter um lauto desjejum, no qual estejam presentes o pão branco e a manteiga,  queijos e presuntos ovos, aveia etc... O processo digestivo desses alimentos levará um dia inteiro. Enquanto as frutas são de fácil digestão, o corpo as usa de imediato e ’limpam’ o organismo. Se possível, deve-se comer exclusivamente frutas até o meio-dia. Quanto mais tempo ficar o corpo só com frutas,  maior oportunidade terá ele de limpar-se.

Vale a pena tentar. É saudável, desintoxicam e por conseguinte, ’matam’ os radicais livres. O resultado é o prolongamento da vida das células... e, por conseguinte, da própria juventude. A pele tornar-se-á mais viçosa, o cabelo mais brilhante, as unhas fortes. Sabe-se que comer frutas já é necessário para ter-se saúde. Agora: nosso desjejum deve constar exclusivamente de frutas, se pretendermos que elas realmente possam nutrir nossos corpos com toda sua potencialidade.

Mudança de hábitos alimentares radical,  que certamente resultará em vitalidade e energia extraordinárias. Que tal experimentar?


Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
arthur carezzato silva
araxa mg 17/08/2011

qual a importancia sopre a alimentação


 
02
Reporte abuso
anne marie
corumbá 31/03/2011

as frutas são otimas para o organismo


 
03
Reporte abuso
bianca
barueri 28/05/2009

As frutas são os bens mais preciosos para o cérebro porque contem vitaminas.


 
04
Reporte abuso
Mirna Cavalcanti de Albuquerque
RJ 23/07/2008

Afirmo-lhes que, após mais de mês só ingerindo frutas pela manhã, a diferença, para melhor, que verifico, em todos os sentidos, é enorme! EXPERIMENTEM!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br