Esse tipo de negócio permite trabalhar de casa e ter bons lucros investindo pouco. No entanto, para vender bolos para o setor de casamentos é preciso muito mais do que fazer um bolo delicioso. O planejamento, a criatividade, a qualidade e a forma de divulgação são essenciais para se ter sucesso nessa área.
A confeitaria é uma das áreas que mais vêm crescendo nos últimos anos. Junto com esse crescimento houve um grande avanço e uma modernização das técnicas e da tecnologia, possibilitando assim, que qualquer pessoa possa empreender nessa área.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com dicas importantes para quem quer começar agora a fazer bolos de casamento ou até mesmo migrar de alguma outra área da confeitaria. Se você tem interesse por esse tipo de conteúdo, continue a leitura e confira os detalhes!
Entenda o mercado de bolos de casamento:
O mercado de bolos de casamento é um segmento muito popular e uma das áreas mais clássicas da confeitaria, com um retorno bem maior, quando comparado a outros segmentos.
Isso se deve ao fato de o bolo de casamento não ser apenas um bolo, mas sim um conceito, que ao ser produzido, precisa se adequar perfeitamente ao restante da festa e aos desejos dos noivos. Por ser muito popular, é um mercado com muita competição, então é importante se destacar dos demais.
Pensando nisso, ter um bom planejamento e entender o mercado que se está inserido é algo fundamental, para se ter um negócio de sucesso. Uma boa ideia também, é fazer uma pesquisa para analisar os seus concorrentes e a forma que eles trabalham.
Assim você consegue entender como se destacar em relação aos demais e os diferenciais que pode agregar ao seu negócio.
Se profissionalize!
Outro passo bastante importante é sempre buscar se profissionalizar. Na confeitaria sempre estão surgindo novos tipos de bolos, novas técnicas, novos recheios e por aí em diante, é sempre importante se manter atualizado na sua área de atuação. Você pode fazer desde cursos superiores em gastronomia, a cursos técnicos mais focados em um só segmento, ou até cursos online. É importante saber qual curso se encaixa mais na sua realidade e no seu bolso.
Existem diversos cursos que vão te ajudar e ensinar, sobre como fazer bolos de casamento, as técnicas, materiais, o que investir, como conseguir clientes, como divulgar, como empreender, entre outras demandas. Esse tipo de investimento só irá agregar ainda mais valor ao seu negócio e te ajudar a lucrar e crescer cada vez mais.
Divulgue o seu negócio:
Divulgar o seu negócio é um dos passos fundamentais! Mesmo que seu bolo seja uma delícia e a estética e decoração sejam perfeitas, para que as pessoas queiram comprar o seu produto, elas precisam saber dele, e isso é feito através da divulgação.
Hoje em dia, com uma ferramenta tão poderosa como a internet nas mãos, a melhor maneira de tornar seus bolos conhecidos é por meio da utilização de perfis nas redes sociais.
Trabalhe com conteúdo de qualidade, coloque fotos bonitas dos seus produtos, faça vídeos, faça promoções, interaja com os seus clientes, use estratégias de fidelização e promova bem os seus produtos e a produção deles nesses perfis.
Focar na qualidade do seu produto:
Existem inúmeros confeitarias por aí, você mesmo deve conhecer várias, porém deve ter a sua favorita, e tenho certeza de que quando pensa no seu bolo favorito, o que mais te influencia é o sabor, a qualidade, o quanto a massa é fofinha, a quantidade de recheio, ou até mesmo como a cobertura é deliciosa.
Esse seu bolo favorito pode até mesmo ser mais caro em relação a outros no mercado, porém você continua comprando. Isso ocorre, por conta da qualidade do bolo.
Para se dar bem nesse negócio, é importante sempre focar em ter um bolo de qualidade. Uma das coisas mais importantes sobre como fazer bolo de casamento para vender é trabalhar sempre com ingredientes de qualidade. Eles vão assegurar que o sabor do seu bolo seja ótimo e que ele nunca faça ninguém passar mal. Se preocupar com isso é muito importante!
Agora que você já conhece as nossas dicas, chegou a hora de agir. Coloque a mão na massa e invista no seu negócio!