Atualizado 01h22 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

Eloá, o drama de uma sociedade alienada

4175 acessos - 20 comentários

Publicado em 20/10/2008 pelo(a) Wiki Repórter Lorena Lee, São Paulo - SP



Lixo social - Foto: web

Vocês leram o meu artigo "Quem matou Eloá?", publicado nesta segunda-feira, 20? Pois bem, parte do que eu disse lá, sobre a absurda autorização dos pais de Nayara para que a mesma voltasse ao local do cativeiro, se confirmou em pouquíssimas horas. Nesta tarde mesmo, Nayara - já sentindo a fama momentanêa batendo à sua porta - pediu aos médicos do Centro Hospitalar de Santo André, no ABC, onde está internada, a visita do atacante do Milan Alexandre Pato.

Agora, me digam se isto é ou não é resultado de uma sociedade alienada, mergulhada num universo medíocre, sem estrutura, sem educação e sendo explorada sem escrúpulos pelos chamados "formadores de opinião"? Sim, da mídia, que na corrida pelo dinheiro se aproveita de mentes anencéfalas como a dos pais de Nayara e de Linbemberg?

A TV que exibe exaustivamente, como urubus que atacam a carniça, cenas como esta do seqüestro de Eloá, tem lá sua parcela de culpa. A dona de casa, que perde horas assistindo a programas que esgotam até a última gota de sangue o mundo cão, também tem. Duvido que se as emissoras, ao invés de colocar no ar um Datena, uma Sônia Abraão ou uma Ana Maria Braga exibisse a tarde toda um programa do Telecurso iria ter audiência.

Sabe por quê? Porque grande parcela da sociedade também quer se esfregar neste lixo do mundo cão; porque educar-se dá trabalho; porque hoje os jovens podem ficar horas no Orkut batendo papo e fuçando a vida dos outros, mas não podem entrar num site de notícias ou de educação para instruir-se; porque muitos pais vêem seus filhos debruçados em cima de um computador e optam em não falar nada porque "pelo menos assim eles não dão trabalho".

Esta é a nossa sociedade. Esta é a geração do Orkut e do BBB. O pedido de Nayara apenas reflete os anseios de quem é criado neste mundinho pobre de reality shows, onde a ambição maior é justamente ser um BBB. Vai lá, Alexandre Pato, a TV precisa de audiência e a família de Nayara, ver a fama relâmpago da filha!


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Lorena Lee
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
Ademir Gonçalves Rego
Petrópolis/RJ 12/08/2011

Parabéns Lorena, pela lucidez e senso de realidade com a qual descreve, muito bem, a sordidez e a mediocridade desta nossa sociedade a décadas permitindo-se a total alienação para atender nebulosos interesses daqueles que pretenciosamente se entendem serem os donos do Mundo!


 
02
Reporte abuso
tatiane ramos da silva
osasco 20/09/2010

Concordo plenamente.


 
03
Reporte abuso
tatiae ramos
osasco 04/09/2010

Parabéns,vc conseguiu expressar no que se resume a sociedade,e com certeza essa alienação esta ficando cada vez maior...É lastimável saber q o talento não é mais valorizado e q as coisas futéis (como bbb)são tão valorizados e exaltadas pelas pessoas


 
04
Reporte abuso
rosalice lopes
floresta-pe 01/06/2010

Adorei suas palavras, elas são bastante convencíveis. Isso serve para que acordemos para o mundo.


 
05
Reporte abuso
CláudioH
Araçatuba 04/11/2008

Cara Lorena, sua opinião é muito sensata. Enquanto a TV sorri ao ver seus lucros aumentarem, milhares de famílias se desgraçam intelectualmente por meio da desgraça alheia, e passam a viver um verdadeiro "show de Truman". Abraços.


 
06
Reporte abuso
Paulo
Contagem 23/10/2008

Lorena, concordo plenamente com você. Já tratava o documentário da BBC de Londres "Muito Além do Cidadão Kane", sobre a alienação que a TV causa nas pessoas. Hoje, em BH e região, não somente a TV, mas também alguns jornais impressos, vendem por apenas uma "moeda de prata" toda crueldade e futilidade possíveis, sendo estes um dos responsáveis pelo aumento do "prazer" no sensacionalismo e alienação da sociedade.


 
07
Reporte abuso
Ivo
Curitiba 23/10/2008

Lorena, parabéns pela lucidez da abordadegem, em primeiro lugar. Bom, como se viu, Lindemberg é vítima social; as meninas são vítimas da sociedade, os pais, vítimas da pobreza e ignorância; a multidão, ávida por sangue, uma coitada nesse País de tantos contrastes... A culpada de tudo, como sempre, é a polícia que pisou em ovos pressionada pela imprensa, OAB e entidades de diureitos humanos... O Brasil realmente caminha para o caos.


 
08
Reporte abuso
Ivo
Curitiba 23/10/2008

Parabéns, autora, pela rara lucidez em esmiuçar o lado mais torpe desse episódio lamentável em todos os sentidos. Somos, sim, uma sociedade brasileira alienada, doente, mediocre e pobre de objetivos realmente edificantes. O pior, Lorena, é que o brasileiro se acha o máximo! É o mais esperto, o mais malandro, o mais bacana dos povos. Simpático e tolerante, uma ova. Somos uma sociedade egoista, violenta e louca por lantejoulas... exatamente como os índios do tempo do Descobrimento.


 
09
Reporte abuso
Andreia Martins
Brasília 23/10/2008

Acho um absurdo tudo isso!!! Indignada com tanto sensacionalismo em um caso. Porque não abordar a educação, saúde, emprego... A televisão, infelizmente, está desvirtuando o seu propósito, e o que é ruim de ver é que somos máquinas alimentando tudo isso. Concordo plenamente com o que diz, somos urubus... E não vejo nenhuma pespectiva de melhora para o Brasil.


 
10
Reporte abuso
Francisco
Brasília 23/10/2008

Lorena, concordo com você. Mas não basta criticar o que acontece sem entrar no "por que acontece". Toda a mídia está inserida num contexto de alienar, de desinformar e este contexto só tem um objetivo: consumo, consumo para bem servir a este capitalismo excludente e segregacionista travestido de democracia. Como sair dessa sem entrar numa ditadura travestida de socialismo?


 
11
Reporte abuso
Maria José Bove
Taquaritinga - SP 21/10/2008

Parabéns, Lorena! Que tristeza observar nossos jovens caminharem para isto... E concordo com a leitora Lucy, de Brasilia... está certíssima em seu desabafo...


 
12
Reporte abuso
nois é nois
nois 21/10/2008

Lorena Lee, dois explêndidos artigos. Você tenta tocar fundo na ferida. Não vou dizer que seja em vão, claro, temos que ficar alertas, mais ou menos tipo escoteiro, sempre alerta!! A polícia começa a dar prosseguimento nas investigações e já começam a aparecer indicações de que o pai da menina Eloá tem envolvimento com crime politico. Segundo consta, a "Rede Globo", pelo bem ou pelo mal, vinculou notícia a este respeito. Claro que não se pode atribuir o seqüestro a este fato, pois este tal de Lindemberg tá mais prá NOIA que esequilibrado mental. Basta observar o vocabulário do traste!! Vamos juntar nossos cacos e aguardar ele apodrecendo na prisão, de preferência trabalhando. Chega de sustentar vagabundos!!! Já não bastassem nossos politicos!!


 
13
Reporte abuso
ESMERALDA RIBEIRO
SAO PAULO 21/10/2008

Vendo os jovens darem entrevistas para os jornalistas, lá no bairro do acontecimento, fiquei horrorizada. Os jovens falando... a língua portuguesa foi para o espaço, era um tal de mano, mina, tá ligado etc. Eram estudantes.


 
14
Reporte abuso
daniele
rio grande 21/10/2008

O que aconteceu com essa jovem foi horrível. Ela ainda tinha uma linda vida pela frente. Estamos revoltados, queremos justiça.


 
15
Reporte abuso
Andre
Belo Horizonte 21/10/2008

A imprensa já se empanturrou com o "caso Isabela" e o zé povinho acompanhou como se fosse uma novela global. Agora vão lucrar milhões com o inevitável, tranformarão o acontecido em "caso Eloa", pois o que está em jogo agora é se houve um disparo antes ou depois da invasão do apartamento. Agora é só aguardar os abutres da imprensa podre, por quanto tempo arrastarão o caso-espetáculo do jornalismo barato de mercado. E infelizmente aguardemos também o próximo assassinato de uma crianca ou de um adolescente, porque virou moda, comum. Isso também se deve ao câncer que se alastrou das novelas e "reality shows", noticiários apresentados por estrelas que frequentam "Ilha de Caras", programas inúteis exibidos pela manhã, cujo formato é o mesmo de todos. Não dá mais prá ligar a TV, é um grande erro. No mais, desejo força aos familiares da garota. Mas que Lindemberg queime nas profundezas!


 
16
Reporte abuso
Coiote_DF
Brasília 21/10/2008

Parabéns Lorena; concordo em 100%. Triste demais ver o consumismo de tanta carniça. Não consigo aceitar que somos tão urubus, assim. Será? :(


 
17
Reporte abuso
wjs1963
RIO DE JANEIRO 21/10/2008

Parbéns Lorena, tamanha é a propriedade de seu desabafo, concordo plenamente com você; é dessa forma que nosso povo vê as coisas, infelizmente. A realidade do mundo em que vivemos é caótica, mas a grande maioria da população não quer enxergar, e é muito mais fácil e cômodo ser imune ficando ignorante e alheio a todos os acontecimentos. Ser alienado é uma forma de se omitir discretamente, afinal, quem pode culpar quem não sabe, e ainda dirão: "Ah coitadinho, ele ou ela não sabiam!" É triste ver que nós acabamos por nos tornar VERDADEIROS PESSIMISTAS DE PLANTÃO!


 
18
Reporte abuso
ricardo
sao paulo 20/10/2008

Concordo com o comentário. Vivemos realmente em uma sociedade alienada, onde o jovem de hoje não se preocupa em estudar, e sim, em fama, famosos, TV etc. E assim, o Brasil fica cada vez mais destruído. Tá tudo dominado.


 
19
Reporte abuso
Wellington Bernardino
Belo Horizonte 20/10/2008

Estimada Lorena Lee, A única coisa que posso fazer no momento é assinar juntamente contigo seu manifesto e convidar aos leitores que façam uma reflexão de caráter ético-moral e que questionem a moral vigente, pois, somente por meio de cidadãos éticos que possamos ressignificar a decência humana. Escrevi uma carta direcionada ao jovem Lindemberg, há diversas manifestações, gostaria que lesse a minha colaboração e se posicionasse, mesmo que contrária a minha concepção sobre o assunto antes do óbito de Eloá. Ainda não escrevi nada sobre a morte de Eloá, por aguardar mais informações, embora já temos o suficiente para uma releitura. http: / / mecanismodavidaconsciente.blogspot.com / Abraços fraternos.


 
20
Reporte abuso
Lucy
Brasília 20/10/2008

Episódio triste, este sequestro, mas como você disse, um reflexo do estado atual da nossa sociedade. Que eu saiba morrem pelo menos uma Eloá por dia nas mãos de namorados enlouquecidos e ninguém toma conhecimento. Mas neste caso em especial, foi montado um circo de horrores em torno do sequestro, que foi acompanhado avidamente pela população como se fosse mais um episódio de um "reality show". Só ontem dando uma olhada no Orkut, pra cada comunidade "homenageando" a garota morta, haviam outras duas rindo da desgraça, da infeliz, ou pregando que "vagabunda" tinha mais era que morrer mesmo... Se esta juventude alienada, consumista e sem nada na cabeça é o futuro do Brasil, então podemos abandonar qualquer esperança de um país melhor mesmo... Agora me diz, tem cabimento vários programas de fofoca terem acesso a um sequestrador com um sequestro em andamento??!! Tamanho absurdo, só mesmo neste país sem lei...


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br