Atualizado 13h49 Domingo, 26 de dezembro de 2010   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

"O anus que explodiu"
Publicado em 26/12/2010 pelo(a) wiki repórter dilmamentiras, camboriu-SC
Justin Bieber aparece no preview da série CSI
Publicado em 26/12/2010 pelo(a) wiki repórter dilmamentiras, camboriu-SC
Hotéis em Brasília lotam para a posse de Dilma Rousseff
Publicado em 26/12/2010 pelo(a) wiki repórter dilmamentiras, camboriu-SC
Economia

Bolha de sabão

751 acessos - 2 comentários

Publicado em 02/09/2008 pelo Wiki Repórter Soares, Divinópolis - MG



O "crescimento" promovido pelo governo Lula é tão consistente quanto uma bolha de sabão. - Foto: Edição : Soares

O verdadeiro desenvolvimento econômico e social de um país somente se constrói sobre bases sólidas. Caso contrário, não passará de um castelo de areia, ou uma bolha de sabão. Para começar, deve esta ancorado na existência de um Estado enxuto, com uma máquina administrativa racional e eficiente, um sistema financeiro equilibrado, sustentado por uma sólida poupança interna, ampla liberdade econômica e de investimentos, e uma sociedade plenamente educada.

Infelizmente, o atual crescimento econômico alardeado pelo governo Lula não se sustenta, pelo que tem de inconsistente, artificial.


Inconsistente e artificial porque é mais do que notório que Lula e sua turma acreditam que para ser capaz de executar o bem público, o Estado deva ser mastodôntico, complexo, burocratizado e, por conseqüência, dispendioso, esbanjador e corrupto. O aumento progressivo da carga tributária, a contratação maciça de funcionários públicos, a multiplicação do número de ministérios, secretarias, órgãos públicos e estatais nos levam à certeza de que mesmo tendo acertado no primeiro mandato ao dar continuidade à política de contenção dos gastos e equilíbrio das contas públicas para o pagamento da dívida externa, no estágio atual o setor público caminha inexoravelmente para uma faixa de desequilíbrio fiscal, aumento dos impostos, aumento da dívida pública e crescimento da inflação com conseqüências que se fazem sentir nas costas da classe média e do setor produtivo.


Inconsistente e artificial também porque está baseado numa generosa injeção financeira governamental no sentido de promover o aumento do consumo das camadas populares, o que de fato acontece pela política de facilitação do crediário e dos empréstimos consignados em folha. Também é conseqüência dos sucessivos aumentos do salário mínimo, da política de distribuição de bolsas assistencialistas e do aumento da oferta de empregos no setor público. O resultado tem sido o acesso imediato das camadas pobres a bens de consumo que até então eram privilégio da classe média, tais como automóveis e computadores. Segundo a propaganda oficial, tal aumento do consumo é a parte mais visível da melhoria do padrão de vida das classes pobres no governo Lula.


De fato, é o governo agindo com extrema liberalidade na concessão de empréstimos, créditos, bolsas, aumentos salariais e empregos no setor público, o que cria a ilusão de aceleração da economia, quando na verdade não vai além de um mero populismo econômico. Essa generosidade tende a se transformar numa gigantesca corrente de endividamento e de inadimplência, assim que uma possível crise internacional abalar a capacidade do Estado de avalizar os milhões de brasileiros que se deixaram iludir pela facilidade do dinheiro fácil.


Por fim, o crescimento econômico atual é inconsistente e artificial porque cria a ilusão de que as desigualdades sociais estão definitivamente sendo erradicadas, quando de fato não estão. Ao promover uma política que privilegia programas assistencialistas, o atual governo reforça o desprezo pelos investimentos em setores sociais capazes de efetivamente resgatar milhões de brasileiros da pobreza. Com isso, acentua a crença de que as conquistas da vida não dependem de esforço e são dádivas governamentais.


O fato é que no governo Lula a educação pública continua a ser tão negligenciada como sempre foi. As medidas tomadas pelo Ministério da Educação – ProUni, sistema de cotas etc – não passam de mera maquiagem que não atingem o essencial. E o essencial é que o nosso ensino público, que mal consegue ensinar a criança e o jovem a ler e a escrever, está longe de acompanhar os avanços do conhecimento e da tecnologia, qualificar pessoas para o mercado e formar cidadãos conscientes. A imensa defasagem do nosso sistema de ensino é que, em última análise, mantém milhões de pessoas na marginalidade por não lhes oferecer os instrumentos que as possibilitem ascender socialmente.


Portanto, a alegada "ascensão social" que vem sendo trombeteada pelo governo petista como exemplo do crescimento do País é mais uma falácia, pois está baseada apenas numa mera transferência de recursos de uma camada (classe média) para a outra (classe pobre), sem que isso signifique uma real e efetiva mobilidade social. Neste contexto, a exemplo da bolha econômica, o governo Lula cria uma bolha social, pronta também para se desfazer adiante.


Os que enxergam a realidade, tal como ela é, costumam ser considerados pessimistas, especialmente num momento em que o governo alcança altos índices de popularidade e se permite a uma autopromoção como nunca antes vista. Acreditando ter encontrado a fórmula mágica do sucesso político, e certo de que irá fazer o seu sucessor em 2010, Lula tende a multiplicar por mil as conquistas sociais e econômicas do seu segundo mandato. Conta com o entusiasmo ingênuo da maioria pobre da população, e a passividade da outra parcela, justamente a mais prejudicada pela atual política.


Se a atual bolha de crescimento econômico e social não estourar, estarão sendo contrariados todos os bons manuais de economia e de História, que nos ensinam a respeito da ascensão das nações desenvolvidas da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Eles nos ensinam, sobretudo, que o autêntico desenvolvimento econômico e social se constrói sobre quatro alicerces: ampla liberdade econômica, enorme capacidade de poupar e de investir na produção, existência de um estado enxuto e um governo eficiente, e educação pública de alta qualidade. O ilusório crescimento brasileiro não se baseia em nenhuma destas premissas, e em muitos casos vai de encontro a elas. Portanto, entre acreditar no ilusionismo criado pelo governo Lula e permanecer acreditando na lógica, fico com a lógica.


http://blogdofasoares.blogspot.com


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo Wiki Repórter
Soares
Divinópolis - MG



Comentários
01
Reporte abuso
maria rosaria nichele
porto alegre/rgs 03/09/2008

Nosso País esta virado em escândalos, e tudo acaba em pizza. Eu gostaria de ver nosso presidente sindicalista, que nunca passou necessidade em termos financeiros, sustentar sua família com o salário mínimo vigente. Qual chefe de família, no desespero, não se torna um meliante, taxado de vagabundo?Mas esquecem que o governo é o responsável pelo crescimento da criminalidade no país, pela falta de emprego, salário digno, ensino, moradia, saúde... Então, os presídios, cada vez com maior lotação, de repente vamos ter maior população nos presídios que fora deles. Ah, se os colarinhos brancos fossem também reclusos, aí não sobrava quase nada.


 
02
Reporte abuso
Professor Menis
Imperatriz 03/09/2008

Muito bem colocado, mas infelizmente poucos reconhecem os sofismas do sr. Luis Inácio.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2010. Brasil Mídia Digital

jb.com.br