Atualizado 01h22 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Maranhão, o feudo dos Sarney

3342 acessos - 14 comentários

Publicado em 20/04/2008 pelo(a) Wiki Repórter Lorena Lee, São Paulo - SP



Álbum de família. - Foto: Web
No Maranhão é assim:

Para nascer, Maternidade Marly Sarney; 

Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou Roseana Sarney; 

Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney e José Sarney; 

Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney; 

Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante, ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney. Se estiver no interior do Estado, ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário; 

Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém batizado com esse nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor); 

Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas 'maravilhosas' rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney.

Não gostou de nada disso? Então quer reclamar? Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney...

Seria cômico se não fosse triste...

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Lorena Lee
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
nois
nois 06/05/2008

Penso que "feudo" na familia sarney,saõ valores conquistados por meios (ilicitos) fortuna,prestigio,e mais uma gama de coisas!!


 
02
Reporte abuso
joice
itaquaquecetuba 06/05/2008

oque é feudo na história medieval?


 
03
Reporte abuso
JOSÉ SARNEY - EL BIGODON
MARANHÃO 26/04/2008

Na minha família todos tem bigode. Eu, o meu filho e minha filha. Ah! a minha filha tem vergonha de mostrar o dela. Continuaremos com a tradição. "No Maranhão, só de bigodão"


 
04
Reporte abuso
Nascimento
DF 22/04/2008

Sarney, enquanto foi presidente, não melhorou em nada os indicadores sociais do seu Curral (Estado), o Maranhão tem os piores índices que medem o atendimento à saúde, educação, transporte... a lista é grande, sua filhinha, também não fez M... nenhuma, onde tem, ou teve coronelismo, é um atraso só. é triste viu?


 
05
Reporte abuso
M.Logan
Curitiba 21/04/2008

Se fosse só no Maranhão, dava-se um jeito se olharmos em nossos estados mudam-se os estados e as famílias mas o coronelismo é o mesmo. ACORDA POVÃO!!! VOTO FACULTATIVO JÁ!!!!! Ou / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / / VOTE CERTO\\\\\\\\\\\\ / / / / / / / / / / / / VOTE NULO\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\


 
06
Reporte abuso
Fedrizzi
GTI 21/04/2008

Este homem é uma vehla raposa na política,ajudou a sustentar a ditadura,foi presidente desastroso,apoiou Collor,Itamar,FHC,e agora o Lula,quem diria o homen gosta do poder,mas não é patriota


 
07
Reporte abuso
Cesar
Gravataí 21/04/2008

O estado do Maranhão está nas mãos da família Sarney Hà séculos,desde as capitanias.Hoje com a mídia na mão fica mais fácil manter o cural eleitoral.como se levantarão novos políticos desta maneira? Com rádio,jornal,televisão,revistas,toda a imprensa na mão deles.


 
08
Reporte abuso
Luis Carlos
Ceara 21/04/2008

Eu tenho a honra de conhecer o Maranhão e um pouco da sua gente. Tem características de um Brasil pre amazonico. Ou seja nem é Nordeste Brabo- seco- nem floresta amazonica. Mas tem água muita, peixe, farinha, festa de boi, crustáceos,prais maravilhosas. Ha um conceito que afirma ser o Maranhense indolente e que as meulheres trabalham mais que os homens. É engano. Ha muita cultura indígena onde a mulher trabalha muito juntamente com o homem. Um povo pobre na sua maioria e com uma aentuadíssima diferença de classes e poder de compra. os Sarney se fizerem profundos conhecedores dessas características e conquistaram suas posições políticas ao longo dos anos. Ocorre que de forma deformada, como no restante do país, mantêm-se a custa do oportunismo e da pouca possibilidades de novas e revolucionárias lideranças. Não acuso nem o povo pobre e humilde, nem os vejos como exímios inteligentes e imbatíveis. Ha uma conjuntura maléfica no Maranhão, tal qual no Ceara, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba, enfim no Brasil inteiro que favorece a essa classe de gente expúria e exploradora da boa fé dos outros. É um erro de sistema político, de falta de crítica da sociedade, falta de vontade de inserir novas personagens no cenario. Os polpiticos permanecem e ficam ricos com isso. Seus descendentes também. Ta certo uma sitaução dessa seu Maluf?? ou dona Suplício...


 
09
Reporte abuso
nois é nois
nois 21/04/2008

Nosso "amigo e conhecido Zé Sarney" está na politica desde 1822-em todo este período esteve sentado no côlo da situaçaõ,jamais teve a ousadia de-se posicionar contrario á qualquer governo,seje militar,civil,da situaçaõ,ou da oposiçaõ!!Este é o segredo do zé,e de toda familia,juntos venceremos,neste seculo,ou em outro qualquer,naço importa-ser oposiçaõ,ou situaçaõ.oque realmente importa é o PODER,,entenderam á dinamica!!é assim que funciona!!Sarney,pelo poder até joga bola-se preciso for,escreve livros,dá palestra,veste o fardaõ da Academia Brasileira de Letras,tudo pelo social da familia SARNEY!!Facil,naõ é mesmo???


 
10
Reporte abuso
Juca
Curitiba 21/04/2008

Infelizmente o "voto de cabresto" ainda é uma realidade no norte do Brasil. É a dinastia do Bigode que tão cedo não acabará. São as ervas daninhas que ainda infestam o solo brasileiro, nem com FHC (INSETICIDA), aliás digo, BHC, nem com mata-mato consegue-se extirpar.


 
11
Reporte abuso
SPOCK
sampa 21/04/2008

DIDYMO, permita-me discordar de você. Segundo suas palvras, "não se pode menosprezar um político com vida pública tão longeva" e, também, " aguçada sabedoria para estar sempre no poder". Amigo, políticos corruptos são muito inteligentes e sabem se manter no poder por intermédio de um povo ingênuo, ignorante ou sem inteligência. Cabe a nós, os que tem alguma sabedoria e discernimento, extirpar este tipo de político do POder. Vamos execrar toto corrupto do Congresso e do Executivo. Tenho certeza que a Nação se desenvolverá em poucos anos com essa atitude simples. Concorda?


 
12
Reporte abuso
Didymo
Recife 21/04/2008

Mas José Sarney continua a ser um dos homens mais influentes da República ! Tem aguçada sabedoria para estar sempre no poder e exercer influência. Não se pode menosprezar um político com vida pública tão longeva. Mas ele corresponde em tudo a um cacique político nordestino como o foi ACM na Bahia, Arraes em Pernambuco, Aluísio Alves no Rio Grande do Norte.


 
13
Reporte abuso
SPOCK
sampa 21/04/2008

Só para refrescar a memória: Quando Roseana foi candidata à presidencia e renunciou por denuncias comprovadas de DESVIOS DA SUDENE, o povo de lá a elegeu SENADORA. A culpa, portanto, é da cangaceira ou do povo?


 
14
Reporte abuso
SPOCK
sampa 21/04/2008

O CANGAÇO, no Nordeste, tem muito prestígio. Francamente, não é falta de cultura do povo, não. É falta de inteligência. Povo acéfalo, governo corrupto.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br