Atualizado 12h18 Sábado, 31 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

Juntos é possível combater o câncer

487 acessos - 0 comentários

Publicado em 02/02/2012 pelo(a) Wiki Repórter Ricardo Braga, Rio de Janeiro - RJ



O Dia Mundial Contra o Câncer é comemorado no próximo dia 4. No mundo todo, a data é uma oportunidade de chamar atenção sobre medidas de prevenção e de combate à doença. “Juntos é possível” é o tema da campanha da União Internacional de Combate ao Câncer (UICC) para a data este ano. Como membro da instituição, a Fundação do Câncer (www.cancer.org.br) repete o slogan para chamar atenção para a causa no Brasil.

Para o Superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre Cruz, o tema utilizado pela UICC resume a filosofia da Fundação. “Em mais de 20 anos de atuação, nossos esforços têm sido no sentido de conscientizar as pessoas de que, somente com a participação de todos, será possível ao Governo e organizações da sociedade civil trabalhar para reduzir o número de mortes pela doença”.

Segundo a UICC, a cada ano mais de 12,7 milhões de pessoas recebem diagnóstico de câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas da doença. E a previsão, caso mão sejam adotadas ações eficazes, é de que o número de novos casos em todo o mundo cheguem a 26 milhões e 17 milhões de mortes até 2030, principalmente em função do crescimento da incidência da doença em países de baixa e média renda. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte e a previsão é de mais de 500 mil novos casos este ano.

A campanha da Fundação do Câncer
As redes sociais têm sido uma das principais plataformas da Fundação do Câncer para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de adoção de hábitos saudáveis - que incluem alimentação balanceada, prática de atividades físicas regulares, e excluem o cigarro e o álcool – e para a arrecadação de recursos. Muitas empresas têm sido parceiras da Fundação com patrocínio a pesquisas e grandes eventos de mobilização, como o show e a corrida Com você, pela vida.

“Precisamos muito de patrocínio de empresas, mas também de doadores individuais. Para isso, reforçamos ações no Facebook e Twitter - ótimos veículos para conscientização sobre hábitos saudáveis. Nosso objetivo é ajudar as pessoas a tomarem medidas de prevenção e ter uma vida mais saudável e longa”, explica Claudia Gomes, Assessora de Comunicação da Fundação do Câncer.

Confira abaixo as principais dicas (*) para se proteger do câncer:

1. Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.

2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.

3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinks por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a um drink. Além disso, pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação docâncer da próstata.

5. Os homens acima de 45 anos e com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação de câncer da próstata.

6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.

7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.

8. É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.

9. No lazer, evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente

(*) Fonte: Instituto Nacional de Câncer - Inca

Quem quiser fazer uma doação para Fundação do Câncer e ajudar a salvar milhares de vida, pode fazê-lo pelo site www.cancer.org.br

Outras informações: SPS Comunicação

Simone Nunes – [email protected] - 21 2111-2674

Valéria Veríssimo – [email protected] - 21 2111-2662



Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Ricardo Braga
Rio de Janeiro - RJ



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br