Atualizado 12h18 Sábado, 31 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

A sacolinha de supermercado não é a maior vilã da ecologia.

348 acessos - 0 comentários

Publicado em 31/01/2012 pelo(a) Wiki Repórter JCBarreto, Goiânia - GO



Recentemente o governo de São Paulo deu a largada para o banimento da sacolinha de supermercado, gerando assim grande impacto na sociedade paulista. Na verdade a sacolinha está “pagando o pato” num problema que é bem maior.

A questão da sacolinha, hoje, é mais uma questão econômica do que de ecologia. As pessoas ganhavam as sacolinhas no comércio e depois reutilizavam para acomodar o lixo até o recolhimento pelos garis da prefeitura. Era mais fácil e prático, transportar as compras e acondicionar o lixo depois, podendo inclusive ser os resíduos descartados separadamente de forma ecológica.

Agora, estão forçando ao consumidor compra sacolas de pano retornáveis por preços superfaturados ( em relação ao material utilizado na confecção deles), a pagar R$0,25 por sacolas biodegradáveis ou a utilizar gratuitamente as desconfortáveis caixas de papelão descartadas pelos supermercados. O consumidor saiu perdendo em custo e praticidade no transporte.

Depois de consumir as compras, as embalagens que na maioria ainda são de plástico e outros produtos até poluentes são descartados para a coleta do lixo como? Nas caixas de papelão ou nas sacolinhas biodegradáveis com o consumidor jogando foca R$0,25 por sacolinha. Ou o que é pior, terá de comprar sacos de lixo – aqueles pretos ou azuis – pagando logicamente mais caro devido a demanda, aumento na procura do produto.

Alguém deu a dica de se confeccionar saquinhos de papel com restos de jornais e revistas, chega a ser ridículo. Nos tempos atuais, na correria diária, poucas pessoas vão perder tempo confeccionando esses saquinhos. Sem contar que o papel ainda vem da celulose das árvores e está a cada dia sendo menos utilizado – a opção maior hoje é da comunicação eletrônica.

A sacolinha pode até demorar a se desfazer na natureza, mas outras embalagens de mesmo gênero e até produtos poluentes que são mais difíceis de deteriorar na natureza continuam a ser comercializado normalmente, ninguém questiona, por exemplo, outras embalagens plásticas e até de alumínio como as de “marmitex”, copos descartáveis, etc.

Banir a sacolinha é uma situação de cunho econômico que o motivo ecológico chega a ser uma piada de mau gosto. Poluentes mais danosos com abrangências mais devastadoras – os acidentes com combustíveis, descartes de pneus, pilhas e baterias, detritos químicos industriais jogados em rios, etc – situações graves em que os poluidores recebem multas vultosas que na maioria das vezes nem são pagas, acontecem cotidianamente. É mais ou menos como aquele ditado que diz: “Engoliu um elefante e engasgou com o mosquito”.

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
JCBarreto
Goiânia - GO



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br