Atualizado 17h16 Sexta, 30 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

Concursos literários oferecem oportunidades de publicação para escritores pouco conhecidos.

1117 acessos - 1 comentários

Publicado em 25/01/2012 pelo(a) Wiki Repórter RodrigoDmt, Rio de Janeiro - RJ



Logo do blog Concursos Literários - Foto: Rodrigo Domit
O blog Concursos Literários divulga premiações literárias de todo o Brasil e também dá dicas aos autores interessados em tirar os textos da gaveta para compartilhar com o mundo.

Enquanto os grandes nomes da literatura nacional disputam os espaços nas estantes das redes de livrarias e nas listas dos grandes prêmios literários, centenas de escritores pouco conhecidos e milhares de aspirantes à profissão disputam o espaço virtual e os concursos literários pouco conhecidos pelo público, mas que podem dar o impulso necessário para uma carreira literária de sucesso.
Geralmente, para garimpar os editais de premiações literárias, os escritores e aspirantes recorrem às redes sociais ou a sites e revistas especializados em literatura e que dispõem de espaços voltados a estes regulamentos. No entanto, em maio de 2011, os interessados nestas premiações ganharam um novo e forte aliado: o blog Concursos Literários. Criado com o objetivo de tornar mais acessíveis as centenas de editais e resultados de prêmios literários realizados anualmente, o blog tem foco exclusivo neste tema e oferece o conteúdo de forma muito prática e acessível, para que possa ser conferido e compartilhado por qualquer pessoa.
Ao acessar o blog Concursos Literários, os autores podem, através de um sistema de marcadores, conferir diretamente os gêneros literários (contos, crônicas, poesias, romances, etc.) ou os tipos de premiação que mais lhe interessam (geralmente, em dinheiro); Os escritores também podem conferir os certames que aceitam inscrições pela internet, os periódicos com seleção permanente de obras para publicação e todos os resultados de concursos literários publicados desde a criação do blog. Além disso, o espaço também conta com uma área de dúvidas frequentes, com uma seção de dicas e com uma linha direta de contato, voltada para os que desejam divulgar editais e resultados, fazer reclamações ou tirar dúvidas sobre os editais publicados.
Em pouco mais de oito meses de existência, após a criação de perfis e páginas nas principais redes sociais, contando com média superior a mil visitas diárias, o projeto já alcançou um de seus objetivos: tornou-se referência na divulgação de editais e resultados de prêmios literários. Atualmente, o blog está ao lado - como referência e como parceiro - da comunidade Concursos Literários no Orkut e dos sites Meio Tom, Blocos e Benfazeja.
Por ser referência na área, o projeto adota alguns princípios básicos e não divulga nenhum concurso que cobre taxas de inscrição ou de publicação. Seleções que obrigam os autores a adquirir uma quantidade mínima de exemplares também ficam de fora. Além disso, o blog busca sempre divulgar os contatos dos organizadores dos concursos, tanto para promovê-los quanto para oferecer um canal de sugestões e reclamações para os autores.

Os interessados podem conhecer o projeto acessando o seguinte endereço:
http://concursos-literarios.blogspot.com

O espaço é altamente recomendável para aqueles escritores que, apesar de estarem na lida há tempos, ainda estão em busca de reconhecimento e também para queles que querem compartilhar com o mundo os textos esquecidos no fundo da gaveta, as obras escondidas dos amigos por vergonha ou as postagens de blogs literários que sempre almejaram a impressão em um livro.

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
RodrigoDmt
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
Sonia
Campinas 07/02/2012

Ótima informação para os "poetas anônimos".
Obrigada.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br