Atualizado 16h22 Sexta, 30 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

Melhorando a Odontologia com Acupuntura

294 acessos - 0 comentários

Publicado em 12/01/2012 pelo(a) Wiki Repórter prof.augustonogueira, Niterói - RJ



Considerada uma nova modalidade pra profissionais, a Acupuntura está destacando-se a um grande número de de tempo devido a suas ramificações de técnicas e seus resultados clínicos aceitáveis. Num determinado período na Europa, quando a Medicina Tradicional Chinesa foi apresentada, mais precisamente no século XVII, a mesma não foi bem aceita entre o meio científico. Considerando que a Medicina do Oriente baseia-se em padrões holísticos, reações sem dependências de causa, lógica não linear e em teorias acadêmicas não reducionistas, e por outro lado, que a Medicina Ocidental, em ação contrária, baseia-se na casualidade linear e em teorias acadêmicas reducionistas, dessa forma observamos que a Medicina do Ocidente era bastante fugaz em rejeitar um fenômeno pelo fato da Medicina Chinesa não ter a comprobabilidade científica vigente.

Durante o perído em que a Medicina Chinesa teve preocupação em visualizar os fenômenos ao lado da natureza para demonstrar a sua eficiência, a valente Medicina Ocidental tratou-se de acreditar que a Acupuntura e as outras técnicas provenientes do Oriente nada mais eram do que efeitos placebos. Para o Taoísmo Chinês, se a utilização de uma agulha em algum lugar curasse uma dor ou abscesso de origem dentária, isso já bastava. Porém para a Medicina Ocidental, o acontecimento era história e não comprovado pela ciência, passava então a ser um caso sem chances de ter acontecido.

A Medicina Chinesa é uma técnica de muitos anos, contudo somente a 20 anos a Medicina Ocidental começou a dar confiabilidade para a Acupuntura devido a diversos estudos clínicos controlados relacionados com a dor crônica, em que provaram que no meio dos enfermos tratados pela Acupuntura com dores crônicas em variadas patologias, uma média de oitenta e oito por cento obtiveram a diminuição da enfermidade ou até mesmo a eliminação integral da própria.

A Analgesia por Acupuntura é iniciada através da estimulação dos nervos com pequenos diâmetros nos músculos, que enviam sinais nervosos para a medula espinhal e em seguida para três centros da medula espinhal, do mesencéfalo e da hipófise, os quais são ativados visando liberar substâncias químicas, como a endorfina e a monoaminas que bloqueiam os sinais da dor.

Devido a todo o mecanismo neural que ocorre durante a Acupuntura e suas variações, cabe igualmente ao cirurgião dentista passar a compreender a grande efetividade dos efeitos positivos do encaminhamento do enfermo para participar de uma série de sessões de Acupuntura.

Mas em que área da Odontologia podemos sugerir ao paciente adulto ou mais novo possíveis sessões de Acupuntura? Temos a possibilidade de referenciar seja pra adultos como para os mais jovens, devido a uma enorme diversidade de técnicas. Na Acupuntura, temos tratamentos com e sem a utilização de perfuração com agulhas, nomeada como Auriculoterapia, podendo-se utilizar agulhas, sementes ou magnetos presos em algum lugar do pavilhão auditivo favorecendo e evitando traumas nos adultos e crianças.

Vou apresentar alguns dos procedimentos da Odontologia que podem beneficiar-se da Acupuntura: redução da ansiedade e traumas dos pacientes adultos e crianças; no pré e pós operatório de cirurgias ortognáticas, implantes de dentes, cirurgias periodontais, exodontias, cirurgias pré-protéticas, cirurgias parendodonticas; em pós operatórios de traumas de face; em casos de parestesia ou paralisia da face; em dores causadas pelo processo ortodôntico ou ortopédico; em tratamentos de desordens miofaciais e alterações ou processos dolorosos da Articulação Temporo Mandibular; ronco ou apinéia do sono; bruxismo.

Temos a Acupuntura como uma medicina que veio para contribuir para a Odontologia e beneficiar não somente os enfermos como também nós, dentistas do Rio de Janeiro. Cabe neste momento aos profissionais buscarem mais estudo nessa área tanto pra poderem realizar a Acupuntura ou para encaminhar para um profissional adequado.

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
prof.augustonogueira
Niterói - RJ



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br