Atualizado 23h34 Domingo, 25 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

Professor Germano Machado lança livro de filosofia

358 acessos - 0 comentários

Publicado em 16/12/2011 pelo(a) Wiki Repórter Roberto Leal, Salvador - BA



Germano Machado e seu Tempo Decorrido - Foto: Carlos Souza
O CEPA - Círculo de Estudo, Pensamento e Ação lança amanha dia 17 de dezembro (sábado), das 14h às 19h, na Capela da Faculdade 2 de Julho (rua Leovigildo Filgueiras – Garcia), o livro Da Filosofia e do filosofar - o sentido do viver humano, do jornalista e professor Germano Machado. A obra é fruto de curso de um ano, realizado em 2010, em convênio entre o CEPA e a Faculdade 2 de Julho. Na programação haverá entrega de certificados para os alunos do curso de filosofia e cultura/2011 e uma  homenagem ao professor Josué Mello, diretor da faculdade, além da apresentação de artistas e convidados.

O livro mostra o essencial, sobretudo de Platão, Sócrates e Aristóteles; envereda pelo pensamento do africano Agostinho de Hipona, passa pela Idade Média e atinge o tomismo. Chega à Renascença, lembra, entre outros, Tomas Morus, Erasmo de Roterdã e focaliza, com a Revolução Industrial, as figuras de Jonh Stuart Mill, Kant, Hegel, precedidos pelo início da própria Filosofia Moderna com Descartes, ou Cartesianismo. Mostra que a Filosofia não é abstração. Ela leva à concretude.

Os Séculos XIX e XX formam toda a sua visão através do hegelianismo, que vai levar, no Século XX, ao Fascismo, ao Nazismo e ao Comunismo. Uma parte através do hegelianismo de Direita e a outra parte através do hegelianismo de Esquerda. No Século XX, o livro focaliza Heidegger, por exemplo, que é uma visão ampla do tempo, mostrando que o mesmo estava certo quando falava que a Filosofia é de época. Enfoca, de certo modo, com largueza, a Filosofia no Brasil, destacando as diversas correntes que vieram da Europa, mas tomaram feitio próprio no Brasil. Termina-se o livro com a Teoria do Conhecimento ou Epistemologia Africana Brasileira.

Germano Machado – e jornalista da primeira turma do Curso de jornalismo da UFBA. Em 1951, e fundador do CEPA - Círculo de Estudo Pensamento e Ação, foi Diretor da Imprensa Oficial no Governo de Lomanto Jr. Lecionou na UFBA e UCSAL. Atualmente pertence à Academia de Letras e Artes “Mater Salvatoris”, à Academia de Letras e Artes de Salvador, à Academia Baiana de Educação e ao GAC/BA - Grupo de Ação Cultural da Bahia. Entres suas obras publicadas estão: Cosmovisão e Cosmovidência de Rui Barbosa, Da Física da Matéria à Metafísica do Espírito, Concepção, Tempo Decorrido e Glauber Inegável.

Fonte: ASCOM/Fundação Òmnira

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Roberto Leal
Salvador - BA



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br