Atualizado 22h15 Sábado, 31 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

UBE promove mesa redonda sobre biografias

785 acessos - 0 comentários

Publicado em 15/12/2011 pelo(a) Wiki Repórter Carlos Souza, Salvador - BA



Nara Leão – A Musa dos Trópicos - Foto: Divulgação
Nara Leão – A Musa dos Trópicos; As grandes damas - E um perfil do teatro brasileiro; Edison Carneiro e Padre Sadoc - Sacerdote, Amigo, Irmão; são os livros em destaque.

A União Brasileira de Escritores (UBE), núcleo Bahia inicia 2012 promovendo no dia 06 de janeiro (sexta-feira), das 17h30 às 21h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping (Teatro Eva Hertz), a Mesa-Redonda Biografias e Perfis: o personagem em destaque, com a participação do escritor cearense radicado em Recife (PE), Cássio Cavalcante, que virá a Salvador para o lançamento da biografia “Nara Leão – A Musa dos Trópicos”, cujo texto da orelha é assinado pelo cineasta Cacá Diegues, ex-marido da cantora, com quem teve dois filhos. Já a jornalista carioca Rogéria Gomes, também estará presente no evento, com o livro “As grandes damas - E um perfil do teatro brasileiro”, que apresenta as atrizes Bibi Ferreira, Eva Todor, Beatriz Lyra, Beatriz Segal, Eva Wilma, Laura Cardoso, Nicette Bruno, Norma Blum e Ruth de Souza.

Da Bahia participam o jornalista Biaggio Talento (jornal A Tarde), com a biografia do etnólogo, precursor do movimento negro, folclorista e escritor Edison Carneiro e a escritora Cristina Ramos, com o recém-lançado Padre Sadoc - Sacerdote, Amigo, Irmão; uma biografia autorizada do Monsenhor Gaspar Sadoc da Natividade, que por muitos anos desenvolveu suas ações socioeducativas, religiosas e culturais na Igreja de Nossa Senhora da Vitória. A obra também traz textos inéditos de Maria Bethânia, Dona Canô, Lícia Fábio, Adelmário Coelho, Mabel Velloso e muitas outras personalidades.

A abertura do evento será com música e após as apresentações, os autores estão disponíveis para a sessão de autógrafos. A mesa será mediada pelo jornalista Carlos Souza.
“O gênero biografia está bastante em evidência nos últimos tempos e o objetivo da UBE-Bahia, com essa mesa-redonda é proporcionar aos escritores, historiadores, filósofos e jornalistas e demias interessados no assunto, a oportunidade de se aprofundar no tema, através da experiência dos autores convidados”, diz o jornalista Carlos Souza, o coordenador da UBE.

Os livros – Edison Carneiro, a obra apresenta a trajetória de vida do advogado, jornalista e etnólogo baiano, que viveu nos anos 30 do século XX. A biografia faz parte da coleção Gente da Bahia, editada pela Assembleia Legislativa da Bahia, escrita pelo jornalista Biaggio Talento e o historiador Luiz Alberto Couceiro.

Edison Carneiro foi um pesquisador da cultura de matriz africana e sempre procurou valorizar toda forma de representatividade cultural vinda da África. Em uma época que o estado reprimia o culto afro na cidade e os jornais publicavam notícias negativas sobre a prática da religião, Edison foi um dos primeiros jornalistas a escrever em jornais, textos que exaltavam a cultura e as religiões negras.

Padre Sadoc - Sacerdote, Amigo, Irmão trata-se da amizade que sempre uniu a família da autora e do biografado e suas trajetórias de vida diante do racismo; de como um negro, em 1941, conseguiu entrar e se manter num Seminário (naquela época o racismo existia como hoje, diz Cristina). O religioso, sempre foi amigo dos pais da escritora, e desde muito cedo esteve presente em sua vida. “Padre Sadoc também me crismou, celebrou a minha 1ª comunhão, meu casamento e batizou meu único filho”, lembra a autora.

As páginas de As grandes damas - E um perfil do teatro brasileiro cobrem mais de 8 décadas de artes dramáticas, a partir dos relatos dessas atrizes que, na primeira metade do século passado, já protagonizavam a história da dramaturgia. Fatos marcantes da memória do teatro são relembrados. Em 1940, Eva Todor fundou com seu marido a Companhia Eva e Seus Artistas, que levou peças produzidas com expertise nacional a vários países. Pouco tempo depois, em 1944, a jovem Bibi Ferreira estreava sua própria companhia. No ano seguinte, Ruth de Souza tornava-se a primeira atriz negra a se apresentar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Nara Leão – A Musa dos Trópicos retrata a história de uma cantora, que foi uma das personagens do Brasil mais importante na época em que viveu. Musa da Bossa Nova, o apartamento de seus pais foi um dos berços do movimento musical que ganhou o mundo. O primeiro disco foi uma surpresa, resgatou o samba de morro quando se esperava o amor, o sorriso e a flor. Foi porta voz de toda população intelectual do país após o golpe militar de 1964, no Show de protesto Opinião ao lado de Zé Kety e João do Vale. Quando todos estavam protestando cantou com o Brasil A Banda.

Lançou talentos como Chico Buarque de Holanda e Edu Lobo. Apoiou artista no inicio da carreira como Martinho da Vila e Fagner. Foi à primeira cantora consagrada que deu apoio ao movimento musical tropicalismo, foi simpática a Jovem guarda. . Ainda foi o primeiro artista brasileiro a gravar no sistema de compact disc, o CD. Não aderia a modas, as fazia.


Serviço:

O que: Mesa-Redonda Biografias e Perfis: o personagem em destaque

Onde: Livraria Cultura do Salvador Shopping - Av. Tancredo Neves, 2915 – Caminho das Árvores. Fone: 71 3505- 9050

Quando: Dia 06 de janeiro (sexta-feira), das 17h30 às 21h.

Entrada: Gratuita

Informações: (71) 8122-7231. E-mail: [email protected]
 

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Carlos Souza
Salvador - BA



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br