Atualizado 23h32 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

EURO:UM NÓ CEGO DIFÍCIL DE DESATAR!

702 acessos - 0 comentários

Publicado em 12/12/2011 pelo(a) Wiki Repórter [email protected], Salvador - BA



Foto oficial da autora - Foto: A.Costta
 EURO: UM NÓ CEGO DIFÍCIL DE DESATAR

Criado há dez anos atrás com o objetivo de fortalecer a economia européia abalada pelas guerras,o Euro ,hoje.está se tornando uma fonte de problemas para a União Européia.
Na opinião de especialistas ele já nasceu com um grave defeito estrutural, ao querer unificar economias tão díspares,unir pesos pesados a peso-penas e juntar países com grandes diferenças estruturais,econômicas e sociais.
Além de tudo criar uma moeda nascida para ser forte sem um tesouro nacional para rastreá-la.
A meu ver,essa criação foi um ato de oportunismo.
Derrotada pela guerra e considerada como inimiga da humanidade, a Alemanha era um estado isolado,com uma economia em frangalhos e totalmente desprezada pelos seus pares.O dinheiro americano fez da República Federal Alemã, o lado ocidental, “sadio”,uma zona quase livre de problemas econômicos, conhecida entre seus pares como um gigante econômico,porém, um anão político; mas, havia a outra,a “prima pobre”,a República Democrática Alemã controlada pelos russos e na mais completa penúria.
Apesar disso, a tendência da Alemanha para o Leste,preocupava bastante os americanos e franceses ,especialmente Mitterand,que queria prendê-la á Europa Ocidental. Já os alemães temiam a “americanização” do seu pais ou uma França bastante poderosa para o gosto da Alemanha ,inimiga figadal da França há séculos.
.Desta política de medos brotou a inspiração para o Tratado de Maastrich que pariu o Euro; a CECA (Comunidade Européia do Carvão e do Aço) foi criada em 1951 pelo Tratado de Paris para a integração econômica da Europa e evitar uma 3ª Guerra Mundial.Os fundadores foram seis países,a França, Itália,Alemanha Ocidental,Bélgica,Luxemburgo e Países Baixos.
Esta organização foi o embrião da União Européia e futura genitora do Euro.
Assim,15 países aderiram ao Euro (hoje são 17), mas,a economia deles era completamente diferente.Como juntar o pequeno Portugal,a pequena Grécia ao poderio econômico da Alemanha e da França ,os fiadores do Euro?
O peso monetário e econômico era muito diferente, pois ,foi nivelado de cima.
Os pobres e remediados viviam como os ricos sem ter condição para isso.A matemática é uma ciência exata,tinham que se endividar e,consequentemente,quebrar.
Para manter essa ilusão de riqueza os grandes bancos europeus emprestavam dinheiro á rodo aos países pobres –leiam sobre o esparrame de dinheiro soltado e gasto nas Olimpíadas da Grécia e nos estádios de futebol portugueses ,além da EXPO 2000.
Vamos passar essa estória para famílias, em vez de países.
Minha filha vai casar e eu quero as bodas iguaiszinhas ás do Príncipe William;agora,compare minha posição social e econômica com a da família real britânica você ,meu caro leitor, perceberá o tamanho da encrenca.
Na Grécia do tempo do dracma (moeda grega anterior ao euro) comprava-se uma vara de pão por menos de 1 dracma.Hoje,o pão custa seis vezes mais.
Exemplo: 1 euro vale 341 dracmas.
Percebe porque a crise do euro é provocada pelo peso desigual?
A Grécia ,berço da cultura e da civilização ocidental,é hoje a mais prejudicada por esse sistema desumano.E,seu povo,humilhado,roubado e assassinado sem piedade pelos alemães durante a 2ª Grande Guerra,sofre a pecha de ladrão,quando se arvora a passear fora do seu país.
No entanto,os alemães nunca pagaram as dívidas de guerra que têm com a Grécia, chamada de dívida odiosa ou ilegal pelo Bush e pelo Obama,referindo-se ao Iraque,mas,valendo para a Grécia pós 1945.
Mas,já existe um forte movimento pedindo a auditoria da dívida grega; para entrar na zona do euro governantes gregos pediram ao poderoso banco americano Goldman – Sachs que “maquiasse” seus balanços.A maracutaia foi feita e paga.Regiamente,com certeza.
Então , porque o povo grego que não tugiu nem mugiu é que tem que pagar a conta?Apresente-se a fatura ao Sachs e aos governantes gregos e,á União Européia que induziu a Grécia a essa feia maquiagem.
Acabemos com essa dividocracia que está destruindo países, povos e economias,numa guerra asséptica,porém, muito mais cruel que todas as conhecidas.

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
[email protected]
Salvador - BA



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br