Atualizado 01h22 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Como se livrar da herança maldita

354 acessos - 0 comentários

Publicado em 28/11/2011 pelo(a) Wiki Repórter Soares, Divinópolis - MG



Dilma e seu ministério: seis já foram demitidos, dois estão na corda bamba. - Foto: Web
COMO SE LIVRAR DA HERANÇA MALDITA
Comenta-se a urgência de uma reforma ministerial. A equipe herdada por Dilma Rousseff provou ser da pior qualidade, e os sucessivos escândalos paralisaram o governo no primeiro ano de mandato da presidente. As injunções que a conduziram ao cargo mais alto da República também a fizeram refém de Lula. Sua incapacidade de romper a estrutura montada pelo padrinho impede que o seu governo ganhe corpo e tenha fisionomia política própria.

É falso afirmar que as demissões ocorridas estão a provar a firme determinação da presidente em moralizar o governo herdado, bem como a sua autonomia em relação ao antecessor. O afastamento de ministros acusados de malfeitos somente ocorreu por causa da firme atuação da imprensa independente, e da evidente desmoralização dos acusados, com a consequente perda de sustentação política que os mantinham nos cargos.Dilma não teve outra alternativa que não a demissão dos suspeitos.

É tão evidente a má vontade da presidente em promover a faxina, que o falastrão Carlos Lupi , ministro do Trabalho consegue se manter na cadeira mesmo após uma enxurrada de denúncias que o envolve a favorecimento de entidades ligadas ao seu partido, cobrança de propinas no ministério, uso indevido de avião de ONG favorecida, e recebimento indevido de salários como assessor fantasma na Câmara dos Deputados.

É claro que chegará o momento em que Carlos Lupi será afastado, como certamente cairá o ministro das Cidades Mário Negromonte, o mais recente denunciado por falcatrua no governo. Mas isso em nada alterará o fato de que o ministério de Dilma se assemelha mais a um bando de malfeitores do que a uma equipe de governo.Também não eliminará o sentimento de que a presidente vem sendo pautada mais pelas denúncias da imprensa do que por uma determinação pessoal de ordem ética.

A pretendida reforma ministerial, por si, não bastará para dar uma fisionomia ética ao governo se não vier acompanhada de uma mudança radical nos atuais critérios de escolha dos ministros. A receita da boa governança está dada: redução drástica no numero de ministérios e seleção dos ministros pelos requisitos da competência , da integridade de caráter, sem desconsiderar , é claro, critérios de ordem política.

Ministros precisam de sustentação política, mas devem ser frutos da livre escolha do chefe de governo, e não da vontade exclusiva de partidos políticos, o que, ao final, os tornam subalternos dos interesses, muitas vezes, escusos, dessas siglas, e não executores dos projetos do governo, como constitucionalmente deveriam ser. Ao mesmo tempo, é inaceitável que qualquer governo que se pretenda eficiente tenha um número tão grande de ministérios. Se fossem reduzidos a metade, ainda seriam muitos.

Se Dilma Rousseff quiser de fato se livrar da herança maldita deixada por Lula e dar ao seu governo uma fisionomia própria, a receita está dada. Se não o fizer, estará condenada a passar os próximos anos sob as amarras de Lula , que, mesmo doente, continua a projetar sua sombra sobre o principal gabinete do Planalto.
http://blogdofasoares.blogspot.com

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Soares
Divinópolis - MG



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br