Atualizado 00h56 Terça, 20 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

CONTOS DO SOL NASCENTE

375 acessos - 0 comentários

Publicado em 23/11/2011 pelo(a) Wiki Repórter valdeck, Salvador - BA



“Por que os Contos do Sol Nascente emocionaram tantas pessoas nos países do poente, recebendo tantos prêmios literários no Brasil e em Portugal? Talvez porque entre o nascente e o poente... brilha uma única alma humana.”


Em suas aventuras pelo Japão, André Kondo seguiu as pegadas de Miyamoto Musashi, meditando na caverna em que o mais célebre samurai deitou a sua espada (condensando a alma japonesa no livro dos Cinco Anéis). Porém, não foi sob a sombra de Musashi que o autor encontrou a inspiração para escrever “Contos do Sol Nascente”.

Ao escalar o sagrado Monte Fuji, Kondo vislumbrou, sob a luz do luar, um idoso casal vencendo as rochas vulcânicas. Ao passar pelo torii, o pórtico no topo do Monte Fuji, o casal foi iluminado pelos primeiros raios de sol... Nesse instante, vislumbrou-se a força milenar de um povo, reluzindo ao longo dos anos, em busca da eternidade...

A partir de então, sobre a ponte construída pelos seus pais, André Kondo traz, ao Brasil, um pouco da luz da aurora de um povo.

Dos quinze contos, ilustrados pelo artista Von Victor, que compõem o volume, mais da metade foi distinguida em algum prêmio literário, sendo que o livro foi um dos vencedores do Prêmio Bunkyo de Literatura 2011, recebendo também menção honrosa no Prêmio Esfera das Letras, de Portugal. Em reconhecimento ao seu valor literário, a obra recebeu o apoio do Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, em 2010.

Porém, o maior mérito deste livro não reside em sua qualidade literária, mas na sutileza com que as suas palavras chegam a nós, como flores de cerejeira ao vento...

Sinopse:
Ao viajarmos por este livro rumo ao Japão, encontraremos a pintura da perfeição de mestre Tsuji, a mira do destino no arco de Satoru, o brilho da relíquia nas mãos de Koetsu os contornos do vaso dos cinco elementos de Eiti, a faixa preta do órfão Kentaro, as batidas do silêncio do tambor de Hayashi, o sabor de um chá que demorou sete anos para ser preparado por Yuudoi, o som da flauta mágica de Harada, o bonsai gigante de Ito, a xilogravura sem fim de Nobuo, as cordas do coração do shamisen de Emi, o origami desdobrado de Masao, o abraço sem braços da boneca de Kokeshi e as flores da vida no quimono de Hana...

Por que os Contos do Sol Nascente emocionaram tantas pessoas nos países do poente, recebendo tantos prêmios literários no Brasil e em Portugal? Talvez porque entre o nascente e o poente... brilha uma única alma humana.


Sobre o autor:
André Kondo não traz apenas no sobrenome a escrita nipônica; seus contos também refletem a alma do país do Sol Nascente. Do Festival da Neve de Sapporo em Hokkaido ao vulcão Sakurajima em Kyushu, passando pelos templos de Quioto e ruelas de Tóquio em Honshu até os redemoinhos de Naruto em Shikoku, o autor não apenas morou e viajou pelas ilhas do Japão, mas também mergulhou profundamente na alma japonesa, tentando encontrar a essência deste povo que flui em seu sangue. Kondo também é autor dos livros “Além do Horizonte” e “Amor sem Fronteiras” (Prêmio Paulo Mendes Campos UBE-RJ). A lançar: “O Pequeno Samurai” (Dupla Menção Honrosa – Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro 2009) e “Palavras de Areia” (Prêmio Alejandro Cabassa UBE-RJ 2011). Pós-graduado pela Universidade de Sidney – Austrália, aventurou-se pelos cinco continentes, viajando por 60 países. Neste novo livro, “Contos do Sol Nascente” (Prêmio Bunkyo de Literatura 2011, M.H. Prêmio Esfera das Letras – Portugal e ProAC 2010), o autor retorna ao lar.

Dados técnicos:
Título: Contos do Sol Nascente
Autor: André Kondo
Gênero literário: Contos
Ilustrador: Von Victor
Editora: JBC
Ano da publicação: 2011
Número de páginas: 120
ISBN: 978-85-7787-408-8

Contatos:
Autor:
E-mail: [email protected]
Skype: andre.kondo
Telefone: (11) 9432-8289

Editora:
E-mail: [email protected]
Tel: (11) 5575-6286 / fax: (11) 5549-0319
Endereço: R. Loefgreen, 1291 – 8º andar Vila Mariana 04040-031 São Paulo/SP


Blog do livro:
www.contosdosolnascente.blogspot.com

Projeto realizado com o apoio do Governo de São Paulo

Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural -2010.

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
valdeck
Salvador - BA



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br