Atualizado 22h15 Sábado, 31 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

Religião, Deus, espiritualidade, modernidade... o que é isso tudo?

434 acessos - 0 comentários

Publicado em 22/11/2011 pelo(a) Wiki Repórter Carlos Bertoldi, Curitiba - PR



Se Deus emprestou poder para as pedrinhas, para as fitinhas e amuletos, então o oceano foi reduzido a um copo de água, e não há sentido em crer em um Ser Vivo Deus. - Foto: intenet
A religião é a parte mais fértil de todo ser humano para gerar misticismos irracionais, entretanto, é um terreno incrivelmente árido na hora de fazer as mais simples constatações racionais. Não que existam problemas com esta fertilidade que brota ideias, religiões pessoais, e caminhos confortáveis para a plenitude e a felicidade. Eu apenas desconfio dessa realidade, porque se por um acaso existir um Deus, criador de todas as coisas e Pai da humanidade, a espiritualidade daria lugar para a divindade, e o verbo deixaria de ser, CRIAR, mas OBEDECER. Há uma grande diferença entre essa realidade moderna que cria suas próprias convicções espirituais, para outra que obedece a ideias e princípios já estabelecidos. O homem que gera sem seu interior sua própria espiritualidade constrói um deus místico, de poderes, energias e forças. Essa ideia, embora pareça atraente e moderna, desconstrói o Ser Vivo pensante e inteligente que possa ser Deus, e isso é perigoso. Não que esses magnetos não ajam sobre a mente humana, realizando uma espécie de placebo espiritual, mas acredito firmemente que a irracionalidade destas “energias” nos levam ao emburrecimento mental, ao passo, que ingressam-nos numa esfera fértil do desconhecido místico.

Se Deus for inteligente e único essa geração moderna estará condenada. Não porque seja explicitamente má, mas porque traçou seus próprios caminhos e edificou seus próprios altares. Se todas as religiões possuem caminhos diferentes, ou Deus é irracional e contraditório em suas demandas, ou então ele não passa de uma invenção humana. Raciocinando esta espiritualidade humana com lógica, como Deus sendo o Criador e Pai, qual seria a intenção de Deus em complicar a vida de seus filhos com tantos caminhos e verdades? Qual Pai iria gerar conflitos entre os filhos por causa de suas convicções? Se existem vários caminhos para se chegar até Deus, e estas vias foram realmente reveladas por Ele, logo, todas as guerras, mortes, ódios e ciladas geradas pela rivalidade religiosa foram fruto da falta de organização deste deus confuso.

Olhando na perspectiva que interroga com lucidez este mundo místico moderno, consigo enxergar DEUS ganhar contornos grandiosos e insondáveis, ao passo que eu diminuo na medida insignificante de uma simples gota em meio a um oceano. Esta simples gota anonima neste infinito de águas é incapaz de qualquer coisa a não ser fazer parte daquilo que é maior do que  ela. Talvez essa realidade seja a mais apropriada ao homem enquanto ser humano.

Esse deus que se adequa ao pensamento humano e as demandas da modernidade ganhou por sobrenome, a palavra “espiritualidade”. Nela os jovens se deleitam porque podem ser espirituais e depravados ao mesmo tempo. Nela os velhos se entregam porque podem trocar de mulheres sem desagradar seu senso místico. Esta espiritualidade que cria caminhos e verdades gera seus próprios deuses e por isso temos a geração mais espiritual de todos os tempos, no entanto, mais depravada e sem princípios de toda a humanidade.

O homem jamais poderá criar caminhos a Deus porque sempre será escravo do momento e da época em que vive. As minhas próprias ideias se modificaram ao passar dos anos e das experiências que vivi. Possuo inúmeras dificuldades ainda neófitas e profundamente influenciadas por minha carne, e por isso, não me sinto credenciado a fundar minha religião e dar nome a esta minha “espiritualidade”.  É tentador ser o criador desta minha própria ideia de deus, mas no fundo, eu estaria apenas tomando emprestado alguns conceitos de homens que viveram antes de mim. Eu jamais seria a cobaia das minhas próprias ideias. Um dos meus grandes pavores é ouvir a palavra “eu acho”. São destes muitos achismos que surgem ideias deturpadas e frágeis. Se Deus emprestou poder para as pedrinhas, para as fitinhas e amuletos, então o oceano foi reduzido a um copo de água, e não há sentido em crer em um Ser Vivo Deus.
Ainda prefiro crer a criar. Ainda tenho fé no Deus que criou os homens, não nesses deuses que os homens tem criado. Ainda acredito em algo maior do que eu, não porque eu não tenha criatividade, mas porque consegui enxergar que existe um oceano cheio de vida na minha volta. Acredito que esse mundo não gira em meu redor e se amanhã de manhã, esgotar meus dias nesse aquário terrestre, partirei feliz sabendo que conheci o Deus da eternidade.

Este antropocentrismo moderno é apenas mais um momento humano que passará, assim como as nossas religiões, corpos, ideias e convicções. Os homens e suas obras. Os céus e a terra. Somente aquilo que realmente saiu da boca de Deus irá permanecer. Ao homem verdadeiramente espiritual, basta se desvencilhar do seu estado inato de criador e voltar a simples e infantil condição de criatura.

Pense nisso...

(Mateus 24;35)

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Carlos Bertoldi
Curitiba - PR



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br