Atualizado 01h22 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Lula, a doença e o SUS

783 acessos - 0 comentários

Publicado em 07/11/2011 pelo(a) Wiki Repórter Soares, Divinópolis - MG



Lula recebe visita de Dilma: tivesse o Brasil um sistema de saúde de qualidade e toda essa discussão seria irrelevante. - Foto: Web
LULA E O SUS
Na última semana, as redes sociais da internet foram tomadas por manifestações contrárias à internação do ex-presidente Lula num hospital privado, em detrimento do SUS, a fim de tratar a sua doença. Os manifestantes foram Imediatamente atacados pelos defensores do ex presidente, que passaram a adjetivá-los de preconceituosos , desumanos e demagogos, por conta de suas criticas ao comportamento de Lula.

Aliás, acusar de preconceituosos os que criticam as atitudes de Lula tem sido expediente usual dos áulicos o ex-presidente. Ao fazê-lo, reproduzem o surrado argumento da origem humilde de Lula, esquecendo-se, propositalmente, que há muito ele deixou de ser o operário pobre , e hoje faz parte da mesma " elite" que, por conveniência política, os adeptos do PT não se cansam de criticar.

O fato é que ao longo das últimas décadas, a imagem do metalúrgico pobre foi sendo substituída pela do político bem sucedido na medida em que Lula foi galgando os degraus da ascensão social e política, da liderança sindical à presidência da Nação, passando pela a chefia de um importante partido político.

Sua conta bancária, abastecida sempre com recursos públicos aparentemente legítimos foi crescendo na mesma proporção em que caminhava rumo ao topo da pirâmide social. O ex - metalúrgico é hoje um cidadão de classe média alta, que reside em apartamento de cobertura, se locomove de avião, frequenta os melhores hotéis e restaurantes, plenamente integrado aos hábitos e costumes da chamada elite brasileira.

Portanto, as manifestações contra Lula estão carregadas menos de “preconceito” e mais de protesto. Protesto contra o fato de Lula ter estado à frente do governo durante quase uma década e pouco ter feito para melhorar o sistema de saúde , que se deteriora a cada ano e exige cada vez mais recursos e, sobretudo, melhor gerenciamento.

É nesse contexto que as manifestações são compreensíveis e oportunas. Assim, é uma grande bobagem achar que por causa delas Lula iria deixar o hospital privado e se internar num hospital público. Mas é correto imaginar que se o SUS tivesse a excelência do hospital Sírio-Libanês, certamente a opção de internamento do ex-presidente se daria num outro contexto, e teria sido irrelevante.

http://blogdofasoares.blogspot.com

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Soares
Divinópolis - MG



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br