Atualizado 16h22 Sexta, 30 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

"Criança também precisa cuidar do coração" (Drª Kelly Rosana de Oliveira)

662 acessos - 1 comentários

Publicado em 29/10/2011 pelo(a) Wiki Repórter Júlio Ferreira, Recife - PE



-> - Foto: WEB
CUIDADOS NA INFÂNCIA PODEM PREVENIR UM INFARTO NO FUTURO.

Abusar de alimentos com baixo valor nutritivo e alto valor calórico (junk food) e ser sedentário são hábitos frequentes na infância. Até mesmo fumar e consumir bebidas alcoólicas são atitudes típicas da adolescência, mas que terão reflexo na saúde para o resto da vida do indivíduo. Estes fatores estão associados ao desenvolvimento da maioria das doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares e diabetes, que lideram as causas de óbito na vida adulta no país e no mundo.

A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), realizada em 2009, mostrou que entre adolescentes de 9ª série do ensino fundamental nas 27 capitais do país, 43,1% dos alunos eram suficientemente ativos, mas, no entanto, 79,5% gastam mais de duas horas por dia em frente à televisão. O sobrepeso atingiu 16%e a prevalência de obesidade foi de 7,2% para o conjunto das capitais.

Não bastassem os números da pesquisa, o cotidiano nos consultórios de pediatras mostra que a doenças como obesidade e hipertensão arterial estão aparecendo na fase inicial da vida.É o que observa Kelly Rosana de Oliveira, especialista em Cardiologia Pediátrica do Grupo Unicordis. “Percebemos que existe grande desconhecimento por parte da população em relação à hipertensão arterial (pressão alta) na infância. Nos últimos anos, chama a atenção o aumento da hipertensão entre as crianças, principalmente em idade escolar, por conta do estilo de vida inadequado, com muita gordura e sal na alimentação e pouca ou nenhuma atividade física”, revela.

Segundo a especialista, nas crianças maiores, os fatores genéticos e ambientais, devem também ser avaliados. A agenda atribulada também é um dos motivos do aumento do distúrbio na infância e na adolescência. “Já percebemos casos de hipertensão por fatores psicológicos como ansiedade e estresse, bastante comum entre crianças com atividades extracurriculares em demasia e jovens que vão prestar vestibular” alerta Kelly Rosana para os pais com filhos com uma agenda sobrecarregada.

INFARTO – Uma alimentação balanceada, com menos gordura, menos sal, menos calorias e mais fibras alimentares, associada à prática de exercícios físicos, devem fazer parte de uma condição natural e habitual, principalmente na infância. A dieta possui papel fundamental para a redução das taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos, e deve ser orientada por profissional capacitado, mas de forma geral deve ser pobre em gorduras. É importante lembrar que o processo de formação da Doença Aterosclerótica (DAC – que leva ao infarto) se inicia na infância, portanto a orientação dietética aos pais e suas crianças é um importante passo na prevenção da DAC no futuro.

PREVENÇÃO – Mais uma vez a prevenção é a melhor atitude. “A cada dia aumenta o número de pais que levam seus filhos para avaliação cardiológica, isso é fruto de melhor acesso a informação, da preocupação das demais especialidades médicas, como os pediatras e cirurgiões, das academias e escolas que solicitam uma avaliação antes de iniciar atividade física”, explica a cardiopediatra do Grupo Unicordis. A visita precoce ao consultório de cardiopediatria pode ajudar no diagnóstico de problemas do coração do individuo. “No Brasil, as malformações congênitas constituem a segunda causa de mortalidade infantil, determinando 11,2% destas mortes, muitas delas evitadas, caso tivesse sido feito diagnóstico e tratamento precocemente” lamenta a médica.

“Só a mudança no estilo de vida resolve 95% dos casos de hipertensão infantil idiopática, ou seja, sem causa determinada. Incluir atividade física no dia-a-dia e alimentos saudáveis, além de retirar o excesso de sal nas refeições, é o primeiro passo para manter a pressão arterial no nível adequado”, recomenda Kelly Rosana. “As crianças devem ser incentivadas a apreciar a atividade esportiva, associando-a a diversão. Por isso, as atividades físicas recomendadas são aquelas praticadas em grupo: futebol, natação, vôlei, basquete e jogos recreativos que necessitem da movimentação corporal (pega-pega, esconde-esconde, etc).” conclui. Outra recomendação importante é para pais hipertensos, em que é maior a probabilidade do filho desenvolver o problema no futuro. Nestas famílias, oacompanhamento dos níveis de pressão arterial da criança deve começar logo cedo.

* A Drª Kelly Rosana de Oliveira é especialista em Cardiologia Pediátrica do Grupo Unicordis (Recife-PE).

FONTE
–> http://www.drbayma.com/cuidados-na-infancia-podem-prevenir-um-infarto-no-futuro/#more-3118 

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Júlio Ferreira
Recife - PE



Comentários
01
Reporte abuso
Nara Roth
Boa Vista 07/01/2012

A palavra de ordem é a prevenção, não apenas de enfermidades coronárias, mas de maus hábitos que tivemos na infância e que não devemos persistir na vida adulta. As crianças têm mais facilidade para aprender e executar bons hábitos se seus pais são os primeiros a executarem; é mais responsabilidade que temos que assumir e transmitir para nossos descendentes. Ótimo tema, ótima reportagem. Parabéns a especialista e ao repórter


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br