Atualizado 23h34 Segunda, 26 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

Kadafi foi enterrado nesta terça-feira em local secreto

287 acessos - 0 comentários

Publicado em 25/10/2011 pelo(a) Wiki Repórter Roberto Leal, Salvador - BA




Muamar Kadafi, seu filho Muatassim e um ex-assessor foram enterrados na madrugada desta terça-feira em um local secreto com a presença de familiares e autoridades, segundo informou uma autoridade militar do conselho de Misrata.
Em uma mensagem de texto o porta-voz Ibrahim Beitalmal disse que o enterro aconteceu à 5h da manhã (horário local) desta terça-feira, quando foram lidas orações muçulmanas. A informação não pôde ser confirmada de forma independente.
Beitalmal afirmou que o local do enterro será mantido em sigilo, para evitar ações de vandalismo.
Os líderes do Conselho Nacional de Transição (CNT) anunciaram na segunda-feira medidas para tentar resolver duas questões que ainda rondam o novo governo: o destino do corpo de Kadafi e os detalhes sobre os últimos minutos do ditador. Após quatro dias de exposição pública em um frigorífico de Misurata, os cadáveres de Kadafi e de seu filho Mutassim foram finalmente transferidos para um local secreto no deserto líbio, onde serão enterrados nesta terça-feira.
De acordo com as autoridades, o funeral será simples e contará com a presença de clérigos islâmicos. O governo interino quer evitar que apoiadores do ex-líder façam do local do sepultamento um santuário.
Um testamento escrito por Kadafi e divulgado no domingo pedia que ele fosse enterrado em sua cidade natal, Sirta, ao lado de seus familiares. Entretanto, um oficial do CNT disse à Reuters que não houve acordo para que o corpo fosse entregue a líderes tribais.
O governo interino também anunciou nesta segunda-feira a criação de um comitê para investigar as causas da morte do ex-líder, que segundo rumores teria sido executado e não morto durante tiroteio, como asseguravam autoridades.
LEIA MAIS: Fidel Castro condena OTAN por intervenção na Líbia e defende Kadafi
As preocupações sobre o desrespeito a direitos humanos por membros das brigadas do governo interino do país aumentaram nesta manhã com a denúncia do Human Rights Watch de que 53 supostos kadafistas teriam sido executados em Sirta. Os corpos foram encontrados em um hotel da cidade. Alguns dos cadáveres estavam com as mãos atadas nas costas e tiros na cabeça, sinais claros de execução. A organização pediu ao CNT uma investigação "rápida e transparente" sobre o episódio. Ainda não há pistas sobre os autores do crime.
Em conversa com repórteres nesta segunda, o presidente do CNT, Mustafa Abdel Jalil, afirmou que os novos líderes da Líbia estão discutindo a formação de outro governo interino, que deve ser anunciado em até duas semanas. Numa tentativa de acalmar líderes internacionais, após o anúncio da instituição da sharia, a lei islâmica, no domingo, Jalil afirmou ser moderado.
- Quero assegurar a comunidade internacional que nós líbios somos muçulmanos moderados - disse Jalil.
Após quatro dias, CNT determina fim de exposição de corpo de Kadafi
Há quatro dias exposto, o corpo de Kadafi já começava a dar sinais de decomposição, quando o governo interino decidiu encerrar as visitações ao frigorífico de Misurata, onde também está o filho do ditador Muatassim. Os portões foram fechados por volta das 15h30m (horário local).
Como a sala era constantemente aberta para a entrada de visitantes, a temperatura não conseguiu preservar os cadáveres, mortos na quinta-feira. Segundo testemunhas, um cheiro impregnante tomou conta do local. Guardas precisaram colocar um plástico sobre os corpos e distribuir máscaras.
Mas nem o aspecto nem o cheiro dos corpos foram suficientes para impedir que uma multidão de líbios, inclusive crianças, visitassem o frigorífico. O povo parecia não estar muito preocupado com as circunstâncias da morte do ditador nem com o longo período de exposição de seu cadáver ao público.
- Se ele tivesse sido um bom homem, nós teríamos enterrado. Mas foi ele que escolheu seu próprio destino - disse Salem Shaka, que visitou o frigorífico poucas horas antes do fechamento.
Autoridades líbias ainda não chegaram a um consenso sobre onde enterrar Kadafi. Ainda nesta tarde, o porta-voz dos rebeldes de Misurata afirmou que o corpo de Kadafi seria enterrado nesta terça-feira numa cova sem marcação em lugar secreto. Em testamento, o ditador expressou o desejo de ser sepultado em Sirta, sua cidade natal. A cúpula do CNT quer que o corpo seja enterrado num local secreto para impedir a peregrinação, mas algumas autoridades de Misurata defendem que o corpo do ex-líder fique na cidade, que se tornou símbolo da revolta popular contra o regime.

Fonte: Yahoo

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Roberto Leal
Salvador - BA



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br