Atualizado 18h47 Domingo, 08 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

"Questão crucial: onde está o Ben-Gurion palestino?"

220 acessos - 0 comentários

Publicado em 24/09/2011 pelo(a) Wiki Repórter Mauro Wainstock, Rio de Janeiro - RJ



Artigo de autoria de Ephraim Karsh, historiador e professor de Estudos Mediterrâneos e do Oriente Médio na King’s London College

64 anos depois da partilha da Palestina em dois estados independentes – um judeu e outro árabe – a Assembleia Geral da ONU vai votar novamente sobre a mesma questão. Dessa vez, embora os líderes palestinos pareçam buscar um compromisso, um olhar mais atento revela uma mudança tática e não estratégica, que visa disfarçar sua persistente falta de vontade (ou incapacidade) de conviver com uma solução de dois Estados. Foi a falta de solidariedade entre os palestinos – a vontade de subordinar o interesse pessoal ao bem coletivo – que levou ao seu colapso e dispersão durante a guerra de 1948. A separação física subsequente de várias partes da diáspora palestina e duradouras clivagens entre os habitantes da Cisjordânia e de Gaza preveniram a cristalização de uma identidade nacional coesa.
Após os acordos de Oslo, em 1993, Arafat estabeleceu um regime opressivo e corrupto na pior tradição das ditaduras árabes, ao mesmo tempo em que lançava o confronto mais destrutivo entre palestinos e israelenses desde a guerra de 1948. No processo, destruiu a frágil sociedade civil e a economia relativamente produtiva que se desenvolveu nos territórios. Aonde quer que a votação da ONU leve, não será um passo em direção ao Estado palestino. Israel foi criado não pela resolução da Assembleia Geral da ONU, em 1947, mas pela firme determinação da liderança sionista - ou melhor, de David Ben-Gurion-, que pôde contar com uma extensa rede de instituições políticas, sociais e econômicas construídas ao longo de décadas, antes da fundação do Estado nacional. 18 anos depois de terem a chance de estabelecer seu próprio Estado, e apesar de bilhões de dólares em ajuda internacional derramados neste esforço, os palestinos mal conseguiram sair do ponto de partida. Só resta esperar que a comunidade internacional pressione por muito tempo os líderes palestinos a cumprir suas obrigações e optar pela construção de uma sociedade civil que garanta a seus cidadãos uma existência decente e pacífica, em vez de buscar atalhos ilusórios e um conflito intensificado com Israel.

Jornal ALEF, da comunidade judaica: criado em 1995 pelo jornalista Mauro Wainstock, é direcionado aos leitores interessados em notícias sobre judeus, judaísmo, o mundo judaico e o Estado de Israel. Possui uma versão impressa, mensal; uma versão virtual, disponível no portal http://www.jornalalef.com.br, e uma newsletter eletrônica, enviada três vezes por semana. São mais de 70.000 assinantes em 40 países. O Jornal ALEF vem colecionando prêmios dentro e fora da comunidade judaica e é, de acordo com manifestação expressa da ONU, “fonte de referência séria para veículos nacionais e internacionais”. Entre eles está o francês Le Monde, com mais de 2 milhões de leitores/dia, que frequentemente reproduz reportagens publicadas no Jornal ALEF. Assinatura GRÁTIS: [email protected].



Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Mauro Wainstock
Rio de Janeiro - RJ



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br