Atualizado 18h47 Domingo, 08 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

A faxina é um mito

425 acessos - 1 comentários

Publicado em 20/09/2011 pelo(a) Wiki Repórter Soares, Divinópolis - MG



Dilma, Sarney e o novo ministro do Turismo:fisiologismo na hora da escolha de ministros. - Foto: Edição Soares
Não passa de mito a propalada faxina que a presidente Dilma Rousseff estaria executando no seu governo. O mito ganhou força tendo em vista as sucessivas demissões de ministros por suspeita de envolvimento com esquemas de corrupção e falta de ética. A saída de alguns ministros se deu muito mais pela pressão da mídia e da opinião pública do que por uma ação deliberada da presidente. O principal ator a provocar o governo nesse sentido tem sido a imprensa, em especial a revista Veja e o jornal Folha de S Paulo. Com suas seguidas denúncias - todas elas confirmadas -, tem forçado a presidente a agir, sob pena da desmoralização de um governo que mal começou.

É sintomático que a própria Dilma Rousseff tenha se apressado em afastar de si a aura de paladina da moralidade pública, quando afirmou que o combate à corrupção não é o objetivo central do seu governo. E de fato não é. Pelo menos enquanto persistir o critério de se entregar aos líderes dos partidos a competência para escolher ministros. A presidente reserva para si os ministérios considerados estratégicos e loteia os demais entre os partidos da base que lhe dá sustentação no Congresso. Quando a disputa se torna acirrada, cria-se do nada um novo ministério para aplacar a fome de algum aliado insatisfeito com a distribuição dos cargos.O resultado desse método tem sido desastroso para o país.

Embora não se deva responsabilizar exclusivamente o atual governo e o que o antecedeu pela prática do fisiologismo na formação do ministério, pode-se culpá-los por ter levado a tal prática ao extremo do suportável. É fato conhecido que desde a redemocratização do país, em meados dos anos oitenta, o critério que privilegia a competência do escolhido para o cargo passou a ser irrelevante na hora da escolha dos membros do primeiro escalão. O resultado tem sido a escolha de políticos sem o mínimo conhecimento técnico da área governamental que ficará sob a sua responsabilidade.

Esse desconhecimento técnico somado ao total desconhecimento pessoal da presidente em relação aos escolhidos, geram uma equipe ministerial sem nenhuma unidade, de baixíssima qualidade, e com ministros muito mais propensos a prestar vassalagem ao cacique que o indicou para o cargo, do que prestar contas à chefe do executivo. Pode ser esse o caso do novo ministro do Turismo Gastão Vieira em relação a José Sarney, seu chefe político.

O fato é que por mais que os governistas insistam na existência de certo "espírito republicano" a nortear as ações do atual governo, a prática tem demonstrado o contrário: a corrupção prolifera e a presidente reage com timidez apenas quando os fatos extrapolam o limite do suportável.

Se quiser de fato realizar uma faxina e tornar o governo menos volúvel aos desvios de conduta, a presidente tem à disposição a receita que é fornecida por qualquer manual de boa governança: para começar, reduzir drasticamente a quantidade de ministérios e estabelecer o equilíbrio entre os critérios técnico, político e ético na escolha de cada ministro.
http://blogdofasoares.blogspot.com

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Soares
Divinópolis - MG



Comentários
01
Reporte abuso
nois é nois
sp 21/09/2011

Além da "faxina" não passar de mito,a cada dia torna-se um mico--mico não....um verdadeiro--King-Kong---as trapaças petistas é igual o mundo---um começo sem fim


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br