Atualizado 23h10 Sexta, 13 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Esportes

A inútil herança que vamos receber da Copa

482 acessos - 2 comentários

Publicado em 13/09/2011 pelo(a) Wiki Repórter Gerson, São Paulo - SP



  - Foto: Divulgação/ FIFA
Gérson Siqueira

Estimativas feitas pelos governos de 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014, dão conta de que deverão ser gastos de 60 a R$ 110 bilhões em projetos de infraestrutura, valor que poderia servir melhor ao país se fosse aplicado em obras de alcance social. Só a reforma dos estádios vai consumir perto de R$ 5 bilhões, dinheiro que mais uma vez vai ser surrupiado do nosso bolso através de pesados impostos.

O Brasil se modernizará no turismo, na urbanização, na infraestrutura viária, mas voltará a ser um caos por causa dos cofres vazios e da falta de investimentos em segmentos prioritários como saúde e educação, considerados sempre como despesas nas planilhas do governo federal. A geração de empregos tem sido positiva, mas os salários oferecidos estão abaixo da média do mercado, provocando protestos como o feito recentemente pelos trabalhadores que executam reformas no Maracanã (foto).

É por isso, que, muito à vontade, eu afirmo: o Brasil não ganha nada com a vinda da Copa do Mundo de 2014. Na marca do pênalti, quem vai mesmo comemorar o gol serão os políticos, os empresários com negócios ligados ao turismo e futebol e os jogadores, que serão pagos a peso de ouro para defenderem a até agora fraquinha seleção de Mano Meneses.

Além da possibilidade de um vexame- a nossa seleção não é mais a melhor do mundo – corremos o risco de receber, finalmente, a inoportuna visita dos velhos fantasmas, que todo ano nos assustam promovendo farras com o dinheiro público. Vamos herdar grandes edíficios de concreto, imponentes elefantes brancos. A inutilidade da herança que vamos receber em agosto de 2014 pode ser resumida no brilhante verso do poeta Paulo Eiró: ” O homem sonha monumentos, mas só semeia ruínas para a pousada dos ventos. “

Gérson Siqueira é jornalista em SP. Blog: www.gersonjornalista.wordpress.com

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Gerson
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
Rodolfo Mondoni
São Paulo 16/09/2011

Tudo o que acontece nas obras da Copa do mundo são reflexos de como a máquina política governamental atua diariamente. Não da para esperar que não haja desvios, super-faturamento, exploração da mão-de-obra. Sempre fui contra a realização deste evento que só se justifica pelo Brasil ser o melhor na modalidades. Por isso acredito que as Olimpíadas sejam um fiasco ainda maior, porque além de todos estes problemas, ainda corremos o risco de ficar numa posição mediocre no quadro de medalhas.


 
02
Reporte abuso
Leonardo
salvador 14/09/2011

papo manjado cara, a copa tá aí, pra MUITA gente vai ser o melhor ano de suas vidas, e só de pensar que isso pode melhorar o transporte publico de alguma forma, entre outros investimentos para deixar a cidade mais bonita já tá valendo o gasto. A questão não é A Copa Deve Vir Para o Brasil, ela vem, ponto. A questão é, até onde os investimentos devem ser bancados pelos cofres publicos para um evento particular, onde sim, muita gente sai lucrando?


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br