Atualizado 20h01 Segunda, 24 de outubro de 2011   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

When You Wish Upon A Star (Glenn Miller)
Publicado em 24/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Relógio (Adilson Ramos).
Publicado em 24/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Hino do Canadá
Publicado em 24/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Surda disputa política

82 acessos - 0 comentários

Publicado em 23/08/2011 pelo(a) Wiki Repórter Soares, Divinópolis - MG



Dilma procura impor a própria fisionomia no governo, de olho em 2014. - Foto: Edição Soares
A presidente Dilma esboça uma faxina no seu governo motivada pela necessidade de dar uma fisionomia ética à sua administração, ou para se livrar da carga maldita herdada do governo Lula? Simpatizantes do atual governo e até mesmo membros da oposição afirmam tratar-se de um novo estilo de governo, nada complacente com as mazelas e falcatruas, tão bem toleradas por Lula.

De encontro a essa maneira de avaliar o governo, a faxina ética seria bem vinda se fosse além da simples substituição de ministros notoriamente corruptos por outros sobre os quais existem desconfianças. Seria bem vinda , por exemplo, se tocasse no modo como se sustenta o governo, alicerçado sobre uma aliança de partidos fisiológicos, sobre os quais pesam a total falta de escrúpulos, e muita disposição para a chantagem.

Portanto, ver nas recentes atitudes "moralizadoras"da presidente uma mudança de rota do governo do PT, no campo da moralidade e da ética é perda de tempo. Melhor seria enxergar os recentes acontecimentos sob o prisma político e compreender que se trata dos primeiros lances de uma surda disputa entre Dilma Rousseff e seu antecessor, visando assegurar papel dominante na disputa presidencial de 2014.

Como se sabe, a construção do atual governo foi feita por Lula; a candidata foi imposta por Lula; o ministério de Dilma foi escolhido sob os auspícios de Lula. Isso foi arquitetado de tal forma a fazer que o ex-presidente deixasse o governo sem deixar o poder. Sua influência sobre o PT e sobre grande parte dos partidos aliados permanece enorme, e, em que pese , as suas declarações em contrário, fica cada vez mais evidente que ele não desistiu do propósito de retomar a cadeira presidencial. Não é por outro motivo que, nas últimas semanas, tem percorrido o país e se dedicado a costurar alianças partidárias cujo objetivo imediato são as eleições de 2012, mas de olho em 2014.

Dilma assumiu a presidência com plena consciência de que se tratava de um mandato tampão. Ao aceitar a candidatura, ficava implícito que sua função nos próximos quatro anos seria a de guardar lugar para que o líder máximo retornasse em triunfo para o seu terceiro mandato. Uma vez no governo, Dilma deve ter se convencido de que o que não está escrito não precisa ser cumprido. Agora tenta agora traçar a sua própria linha de ação, impor o seu próprio estilo e marcar as diferenças entre ela e o seu padrinho. Nesse sentido, as seguidas denuncias de corrupção num ministério que não é inteiramente de sua responsabilidade vêm a calhar.

Ao criar uma imagem de governante ética, intransigente com a corrupção, e disposta a fazer um governo transparente, Dilma Rousseff mata dois coelhos com uma só cajadada. Primeiro, se diferencia do modo de Lula governar, quando deixa parecer que pretende ser dura com a corrupção, quando Lula foi tão conivente; segundo, tem a grande chance de, ao trazer para o ministério nomes de sua confiança, afastar a influência do antecessor sobre o seu governo, impor o seu próprio estilo de governar e ter controle sobre a sucessão presidencial de 2014.

http://blogdofasoares.blogspot.com

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Soares
Divinópolis - MG



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2011. Brasil Mídia Digital

jb.com.br