Atualizado 17h59 Terça, 25 de outubro de 2011   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Chuá, Chuá (Cascatinha e Inhana)
Publicado em 25/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Solamente Una Vez (Julio Iglesias)
Publicado em 25/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Hino da Índia
Publicado em 25/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Muito joio e pouco trigo

130 acessos - 3 comentários

Publicado em 26/07/2011 pelo(a) Wiki Repórter Soares, Divinópolis - MG



Dilma e Lula: a carga negativa do governo Lula pesa sobre o atual. - Foto: Net.
A presidente Dilma Rousseff herdou do antecessor uma carga muito pesada, da qual encontra dificuldades para se livrar. Ao assumir o governo, ela o fez com uma estrutura político-admisnistrativa arquitetada por Lula, com seus vícios e mazelas. Em nome da continuidade, o então presidente impôs à sua sucessora o continuísmo, ou seja, a permanência de partidos, políticos e auxiliares nos principais postos da República.

Provavelmente, o que Lula não esperava fosse que seus protegidos mostrassem o lado obscuro de suas vidas públicas tão cedo. Primeiro, foi Antonio Palocci, colocado no palácio como "braço-direito" da nova presidente, mas de fato como homem de confiança de Lula no novo governo. Em pouco tempo na chefia da Casa Civil, foi revelada a sua até então desconhecida vocação como lobista de grandes empresas e multiplicador de patrimônio. Em seguida, o ministro Alfredo Nascimento e toda cúpula do Ministério dos Transportes tiveram expostas toda a sua habilidade para superfaturar obras e cobrar propinas.Agora, é a vez do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, outra herança do governo Lula, ser cobrado a dar explicações sobre a existência de um propinoduto na Agência Nacional de Petróleo( ANJ).

Muitos especulam que as complicações no governo Dilma, causadas por ministros e auxiliares herdados por Lula , tenha sido o principal motivo de Lula ter voltado ao palco tão cedo.Como se sabe, o ex-presidente tem aparecido mais do que a própria presidente. Nas últimas semanas, com a desenvoltura de sempre, compareceu nos congressos da UNE, em Goiânia, e da União Geral dos Trabalhadores, em São Paulo. Visitou também os estados de Pernambuco e Bahia, onde manteve rotina parecida com a de um candidato, segundo os jornais. Nessas viagens, entre muitas bobagens ditas, defendeu a permanência do PR no governo, "desde que separado o joio do trigo".

O problema é que Lula deixou muito joio e pouco trigo para Dilma. Os ministérios são como feudos medievais, cada um sobre controle de um partido da base de apoio. Mexer em cada um deles é como pôr a mão em vespeiro. Cada partido se julga proprietário de seu pedaço, e, quando confrontados, partem para a chantagem explícita, ameaçam aderir à oposição e dificultar a ação do governo no Congresso, como faz agora o PR, que teve 17 pessoas afastadas, no Ministério dos Transportes,no Dnit, e na Valec.

Lula procura a ribalta porque não quer que os fatos negativos do governo Dilma,sobre os quais tem grande responsabilidade, se sobreponham ao seu alegado carisma. Acredita também que a sua propalada imunidade aos escândalos somente será mantida pela força de sua popularidade, possível somente pela insistente presença sob os holofotes da mídia. Finalmente, Lula não deixa o palco porque não quer que Dilma se afunde tanto que leve consigo o "patrimônio" ,por ele construído em oito anos de mandato, mas também não quer que ela brilhe a ponto de ofuscar o seu próprio brilho e impedi-lo de voltar à presidência em 2014.

Mas Dilma não tem do que reclamar, já que foi um dos principais protagonistas do governo passado e assumiu a candidatura ciente das condições em que se daria o seu governo. Mas terá muito que fazer, se quiser de fato se livrar da carga negativa deixada por Lula e construir um governo com a sua própria cara. A demissão da cúpula do ministério dos Transportes sinaliza positivamente na direção desse propósito. Afinal, o que Dilma não deve temer são as ameaças de partidecos.Eles não sabem viver na oposição; se a cereja do bolo não for alcançável, se contentam com as migalhas.
http://blogdofasoares.blogspot.com

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Soares
Divinópolis - MG



Comentários
01
Reporte abuso
SPOCK
sampa 27/07/2011

Experimente conversar com qquer pessoa de baixa escolaridade, qquer ignorante pertencente à classe média ou até universitários esquerdopatas. Todos pensam em comum: "Lula foi o melhor presidente do Brasil". E se tentar argumentar sobre corrupção ou inépcia em seu governo, essa gente te olhará como um "radical de direita contra o Brasi". Não adianta...Lula conseguiu imbecilizar o cérebro de praticamente todas as pessoas medianas e medíocres deste país.


 
02
Reporte abuso
nois é nois
nois sp 27/07/2011

Para se fazer um bom apanhado do ser ignóbil--é preciso no minimo 2 mil caracteres--é muita virtude pra um elemento só---tomara que o povo tome conciência da habilidade do vigarista mor--e nunca mais o faça retornar ao poder nem como sindico de privada pública--hoje termina meus efusivos elogios e aguardo novas oportunidaqdes----UFA!!


 
03
Reporte abuso
nois é nois
nois-sp 27/07/2011

Lula é a maior aberração do seculo XX--loteou cargos--se beneficiou mesmo sem sujar a"mãos"-- o maior trambiqueiro polìtico dos ultimos cem anos--mentiu em palanques--enganou jovens--adultos e crianças--fez dos aposentados um ótimo trampolim para galgar os degraus do poder--depois de tomar posse apenas usou 0000001-% de sua capacidade"intelectual" uma verdadeira ferida apodrecida durante oito anos--fez se passar por pai dos pobres--usou da 'bolsa familia" como sendo o verdadeiro Autor / / (ART-171)


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2011. Brasil Mídia Digital

jb.com.br