Atualizado 19h48 Terça, 25 de outubro de 2011   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Chuá, Chuá (Cascatinha e Inhana)
Publicado em 25/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Solamente Una Vez (Julio Iglesias)
Publicado em 25/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Hino da Índia
Publicado em 25/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

"Impunidade à vista"

147 acessos - 3 comentários

Publicado em 13/07/2011 pelo(a) Wiki Repórter Soares, Divinópolis - MG



O procurador geral, Roberto Gurgel: seu parecer não contribui para acelerar o processo, mas ao menos faz com que o tema volte a ser lembrado. - Foto: Net
A morosidade com que se arrasta o processo do mensalão, no STF, contribui para que a sensação de impunidade se estenda a todo o campo político e propicie o aparecimento de esquemas semelhantes ao que o PT praticou até 2005, quando Roberto Jefferson abriu o bico e pôs tudo a perder. O recém descoberto esquema de cobrança de propinas no ministério dos Transportes - “mensalão do PR” - provavelmente não teria ocorrido se os mensaleiros de Lula tivessem sido punidos com presteza.

Mas tal não ocorreu. Os denunciados continuam vivendo as suas vidas como se nada houvesse acontecido. Alguns, exercendo mandatos parlamentares e, mesmo , como no caso de José Genoino, funções no executivo. Outros, como José Dirceu, desfilando soberba, e mantendo grande influência nos bastidores do poder. Ao todo, são 38 pessoas , entre ex-ministros, parlamentares e empresários, acusadas de corrupção, improbidade administrativa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, e outros crimes. Se condenados, as penas somadas, chegarão a 4 700 anos de detenção.

Mas é remotíssima a possibilidade de que isso ocorra. Primeiro, pela falta de tradição em se punir políticos corruptos neste país; segundo, pelo perfil atual do STF, majoritariamente constituído por ministros escolhidos por Lula, já tendo dado demonstrações de simpatia às causas do governo petista; terceiro, pelos recursos que certamente serão interpostos - embargos de declaração, e outros - após a primeira decisão do Tribunal.O fato é que, ao fim e ao cabo, por serem primários, dificilmente os réus pagarão as penas em regime fechado.

Na última semana, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tentou colocar um pouco de luz na escuridão. Embora muitos tenham entendido a sua ação como mera jogada eleitoral no sentido de garantir a sua recondução ao cargo, o fato é que Gurgel pediu a condenação de 36 réus, além de inocentar dois: o ex-ministro de Comunicação Luis Gushicken , e o ex- assessor de Valdemar Costa Neto, Antonio Lamas.

Se o parecer de Gurgel não contribui para acelerar o processo, ao menos faz com que o tema volte a ser lembrado. Mesmo assim, não consegue afastar o sentimento de que uma grande pizza está sendo preparada para marcar, de forma melancólica, o final do maior escândalo da História Republicana.
http://blogdofasoares.blogspot.com

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Soares
Divinópolis - MG



Comentários
01
Reporte abuso
SPOCK
sampa 18/07/2011

O STF hoje é um mero órgão do poder executivo.


 
02
Reporte abuso
Antonio Franno
Ponta Grossa PR 14/07/2011

Sera julgado.Tudo bem e se forem condenados? irão para a cadeia?devolverão o que roubaram? já foi pedido a interdição dos seus bens? Perderão direitos politico? Quem adivinhar ganha um doce;;;;


 
03
Reporte abuso
SPOCK
sampa 14/07/2011

No STF tem até advogado do PT que defendia os mensaleiros e todas as maracutaias criminosas do PT durante o governo Lula. Hoje, o STF não passa de um órgão de despacho do poder executivo.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2011. Brasil Mídia Digital

jb.com.br