Atualizado 16h15 Sexta, 06 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Esportes

Sport é o único campeão de 1987, e São Paulo o dono da "taça das bolinhas"

791 acessos - 0 comentários

Publicado em 16/06/2011 pelo(a) Wiki Repórter Didymo Borges, Recife - PE



A decisão judicial confirmou o Sport Recife como o único campeão brasileiro de 1987 e o São Paulo como legítimo dono da chamada "taça das bolinhas". A foto acima mostra esta taça nas mãos do presidente do São Paulo, ladeado por Rogério Ceni e Zetti. - Foto: Folha
Há alguns anos o Sport Recife teve o cuidado de entrar na Justiça para garantir o título de campeão brasileiro de 1987 evitando posteriores contestações. O processo correu na Justiça sem contestação e transitou em julgado. Quando uma decisão passa em julgado não pode ser mais reformada a não ser por uma ação rescisória que tem prazo prescricional. Decorrido o prazo para uma ação rescisória ser ajuizada não existe mais outro recurso possível para a reforma do acordão que decidiu pela declaração de que o Sport Club do Recife é o único campeão de 1987.

Causou espécie a resolução da CBF de fevereiro do corrente ano declarando que em 1987 eram o Flamento do Rio de Janeiro e o Sport Club do Recife. Em primeiro lugar o regulamento da competição não previa a possibilidade de haver dois campeões. Também, mais de duas décadas após o certame não mais seria possível reformular o regulamento para que fosse possível a declaração de dois campeões nacionais daquele ano.

Em segundo lugar não seria possível reformular o julgado que transitou em julgado sem contestação e assim transitou em julgado. Desta forma a resolução da CBF é inteiramente inepta. Para defesa dos seus interesses o Sport Recife entreou na justiça não para julgar o feito que já é coiisa julgada mas para obrigar a CBF a vir de público com outra declaração reconhecido os legítimos direito do clube pernambucano.

Com esta nava decisão judicial o Sport foi confirmado como o único campeão do ano de 1987 e o São Paulo F.C. como o legítimo dono da chamada taça das bolinhas que devia ficar com o clube que conquistas o título de campeão brasileiro por cinco vezes.

Didymo Borges

5/06/2011 - 15h45

CBF REVOGA TÍTULO DO FLA E MANTÉM SPORT O ÚNICO CAMPEÃO DE 87

A polêmica em torno do título do Campeonato Brasileiro de 24 anos atrás continua. Dezenove dias após o Sport conseguir decisão favorável na Justiça de Pernambuco, a CBF finalmente foi notificada e publicou no seu site uma "resolução da presidência" para revogar o reconhecimento do Flamengo também como campeão do Nacional de 1987.

O Sport busca continuar sendo o único vencedor daquela edição, depois de a entidade resolver dividir a conquista com os cariocas em 21 de fevereiro.
O Flamengo avisou que vai recorrer na Justiça .

Confira abaixo a nota da entidade, que não perde a chance de reiterar a opinião de que o Flamengo também mereceria ficar com o troféu:

"O presidente da Confederação Brasileira de Futebol [CBF, Ricardo Teixeira], em cumprimento à decisão proferida pela 10ª Vara da Justiça Federal de Primeira Instância da Seção Judiciária de Pernambuco, RESOLVE revogar a Resolução da Presidência nº 02/2011 e, em estrita obediência à sentença proferida às fls. 365/376 dos autos do processo nº 000.4055-52.1990.4.05.8300, reconhecer como único campeão brasileiro de futebol profissional de 1987 o Sport Club do Recife.
Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário, não obstante o referido ato judicial ser passível de recurso e apesar de esta entidade entender que o reconhecimento do título de campeão nacional de 1987 também ao Clube de Regatas do Flamengo não contraria os limites da coisa julgada."

HISTÓRICO

O imbróglio do título de 1987 ganhou força nos últimos anos por causa da disputa da posse da Taça das Bolinhas, troféu oferecido pela Caixa Econômica Federal ao clube que fosse campeão brasileiro cinco vezes (ou três consecutivas).

Com o título do São Paulo em 2007, o clube do Morumbi passou a brigar pela posse da taça enquanto o Flamengo afirmava ser merecedor do prêmio pelas conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992, embora o de 1987 não fosse reconhecido pela CBF.

Naquele ano, o Nacional foi organizado pelo Clube dos 13 e substituiu o Brasileiro, ganhando o nome de Copa União. Com o campeonato em curso, a CBF determinou que os vencedores dos módulos verde (Flamengo e Internacional) e amarelo (Sport e Guarani) deveriam se enfrentar.
O Sport foi declarado campeão e o Guarani vice porque os integrantes do módulo verde se negaram a jogar o quadrangular decisivo.

Veja a íntegra da nota do Flamengo:

"Conforme exposto na Resolução da Presidência 06/2011 da Confederação Brasileira de Futebol - CBF - o Clube de Regatas do Flamengo vem esclarecer que a decisão proferida pela 10ª Vara de Justiça Federal de Primeira Instância da Seção Judiciária de Pernambuco, é passível de recurso e, portanto, de reforma, especialmente porque é juridicamente insustentável, além de não refletir o entendimento da CBF, único órgão competente para deliberar sobre a matéria.
Por fim, informamos que o clube entrará com recurso no Tribunal Federal do Recife."

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Didymo Borges
Recife - PE



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br