Atualizado 13h19 Quinta, 22 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Gato escaldado tem medo da volta da inflação

724 acessos - 1 comentários

Publicado em 14/05/2011 pelo(a) Wiki Repórter RICARDOOHARA, SÃO GONÇALO - RJ



Gato escaldado. - Foto: Web
O consumidor deverá ficar bem atento e começar a observar as movimentações dentro da economia brasileira. Isso porque para o ano de 2011 há uma grande sinalização pelos institutos de pesquisas apontando para uma elevação não muita tímida da taxa da inflação. Fato já percebido pelas donas de casas que têm ficado com a cabeleira em pé toda vez que precisam entrar nos supermercados para fazer as compras do mês.

Os vilões que mais vêm contribuindo para a aceleração da inflação são os alimentos e os combustíveis, o álcool e a gasolina. O que vem gerando revolta e protestos dos consumidores, que percorreram os postos de gasolina de alguns estados exigindo a nota fiscal por centavos de consumo do combustível. E mediante a pressão pública, o governo federal anunciou uma redução no preço, o que poderá ou não acontecer... Vivemos no Brasil, o país da impunidade e da corrupção. E falar em redução de preços... Deixa-nos com a pulga atrás da orelha, não é?
E com uma inflação em ritmo crescente, já se pode esperar pela frente elevações da taxa básica de juros. Um mecanismo já conhecido por todos. Não precisa ser economista, pois o brasileiro além de ouvir falar, já vivenciou os efeitos de tais medidas adotadas pelo governo. E mais adiante, empréstimos e financiamentos com o custo mais elevado.

Diante desse cenário que começa a despontar, ficar atento e se voltar para o orçamento familiar e para o planejamento dos gastos futuros é de suma importância. Pois o momento é de precaução. Evitar os supérfluos e o endividamento com empréstimos e financiamentos no cartão de crédito, como também realizar pesquisas dos preços dos alimentos nos supermercados, poderá ser uma alternativa eficaz. E se sobrar alguma merreca, não gaste com bobagens, crie uma reserva, faça uma poupança. Pois como diz um velho ditado: gato escaldado tem medo de água fria, ou melhor, gato escaldado tem medo da volta da inflação.

Como eu enfatizo no livro de dicas de economia doméstica que escrevi “Colocando a Cozinha em Ordem”, disponível na livraria virtual da AGBOOK, a observação e a ação são as ferramentas principais para se trabalhar em prol do equilíbrio do orçamento familiar. Nele o leitor encontrará dicas para conter os desperdícios de alimentos, evitando assim de jogar o seu dinheiro no lixo.

Até breve,

Ricardo Ohara


Fontes:

http://correiodobrasil.com.br/alimentos-e-combustiveis-elevam-inflacao-proximo-ao-teto-da-meta/231381/
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2010/11/23/mercado-volta-a-prever-aumento-da-inflacao-em-2011
http://noticias.r7.com/economia/noticias/mercado-eleva-previsoes-de-inflacao-para-2011-e-2012-20110124.html
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/05/11/br-distribuidora-anuncia-reducao-nos-precos-do-alcool-gasolina-924438736.asp


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
RICARDOOHARA
SÃO GONÇALO - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
Quintela
Salvador 15/05/2011

Vc sabia que alguns alimentos e determinados produtos, por serem sazonais, não entram no calculo da inflação da economia norte americana? Os alimentos tais como feijão, arroz, carne, soja, frutas sofrem pressão de aumento segundo a safra. Se a safra for boa, o preço baixa, senão há aumento de preço até a situação normalizar.. Em momento nenhum vejo a volta da inflação...  Alias a velha mídia vive dizendo isso desde que Lula tomou posse. Parece o pânico da "marolinha" lembra???


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br