Atualizado 17h50 Quarta, 26 de outubro de 2011   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

El Condor Pasa (Andy Williams)
Publicado em 26/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Encontro das Águas (Jorge Vercilo)
Publicado em 26/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
As Cores das Flores (Uma Lição de Vida)
Publicado em 26/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

"Lucidez amaldiçoada"

651 acessos - 10 comentários

Publicado em 18/04/2011 pelo(a) Wiki Repórter Soares, Divinópolis - MG



Fernando Henrique Cardoso - Foto: Net
Alvo de uma saraivada de críticas, o recente artigo de Fernando Henrique Cardoso, “O Papel da oposição”, faz uma análise crítica do comportamento da oposição nos últimos anos e sugere novos caminhos. Por dizer algumas verdades, doeu em muitos políticos - do governo e da oposição -que não têm por hábito a reflexão e a autocrítica.

De fato, nos oito anos do governo Lula da Silva, tucanos e aliados foram tímidos , vacilantes e incapazes de apresentarem um projeto que os identificassem com a grande parcela do eleitorado que rejeita o modo petista de governar. Pior, ao serem pressionados pelos petistas, renegaram o que haviam feito de melhor, e fizeram promessas de continuar o que os petistas haviam feito de pior.

E quais foram os pontos fortes do governo FHC? A estabilização monetária, os ajustes na máquina do Estado, a responsabilidade fiscal e as privatizações. Sem esquecer que as práticas sociais de caráter urgente, como os programas Bolsa Escola e Comunidade Solidária. Lula, inclusive, deu continuidade à política monetária, graças a qual pode assistir, no segundo mandato, ao surto de crescimento econômico. Mas transformou os programas emergenciais em gigantescas fontes de clientelismo eleitoral, e rejeitou, com veemência, as reformas administrativas e as privatizações do governo anterior.

Sorte do PT é que o PSDB nunca soube fazer a defesa das suas melhores obras. Nas campanhas presidenciais de 2006 e 2010, ficou calado enquanto o PT insistia na tese os tucanos haviam "destruído" o setor público, e "entregado" o nosso patrimônio à ganância da iniciativa privada. Um discurso oportunista e mentiroso, mas que tocou os mais ingênuos e fez o eleitorado descarregar os votos no candidato petista.

A mesma esperteza, Lula e sua turma usam, agora, para satanizar o artigo de Fernando Henrique e martelar ad infinitum que ele não gosta do "povão". O diagnóstico de Fernando Henrique ,a partir de uma autocrítica ao comportamento do PSDB, longe da demagogia e da simplificação que caracterizam o PT, é sincero e oportuno, dado que no momento em que se inicia o governo de Dilma Rousseff, o PSDB continua a fraquejar , dividido entre o oposicionismo de seus parlamentares no Congresso e o neutralismo de seus oito governadores.

Paradoxalmente, o trecho mais lúcido do artigo foi o alvo das maiores críticas, não só dos petistas, mas também de correligionários do autor. Quando o ex-presidente sugere que o PSDB invista numa nova parcela da sociedade, mais dinâmica e independente - a nova classe média – ele está corretíssimo. Quando adverte sobre a inutilidade de se disputar com o PT o seu eleitorado cativo, está coberto de razão.

Milhões de brasileiros foram arrastados ao curral petista pelos movimentos sociais e pela farta distribuição de bolsas e cotas financiadas com dinheiro público. E insistir nesse eleitorado, em curto e médio prazos, é uma causa perdida. Como no Brasil a lucidez é quase sempre castigada, Fernando Henrique vem sendo amaldiçoado por ter dito algumas verdades em seu artigo.
http://blogdofasoares.blogspot.com

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Soares
Divinópolis - MG



Comentários
01
Reporte abuso
Zallon Pena
Uberaba MG 19/04/2011

Curto e grosso: sem o governo de FHC o governo de Lula-PT seria um desastre completo. Se Lula aplicasse a metade do que o partido defendia quando na oposição, o país estaria no caos total, com hiperinflação, divida estratosférica e recessão econômica. É bom lembrar que o PT foi contra o Plano Real. O governo FHC, por mais que os petistas amaldiçoem, arrumou a casa para Lula e sua turma.


 
02
Reporte abuso
Vinicius VM
SP 19/04/2011

Perfeito! FHC novamente ilumina o Brasil ! A reação que teve o artigo e os comentários da oposição nada mais são do que mais uma demosntração do quanto FHC está certo em seu artigo. Lula tem uma incrível capacidade de de transformar tudo o que é inteligente e relevante em lixo demagógico e implanta "a pauta" na cabeça dos oposicionistas e dos jornalistas. Viva FHC ! Como podemos participar do site q vai lançar?


 
03
Reporte abuso
Ruy Carlos de Souza Mangueira
Belo Horizonte 18/04/2011

A pergunta que se faz é porque a demora em se pronunciar, deveria ter sido antes das eleições passadas.Se modificaria ou não o candidato José Serra isso não sei , no fundo acho que não. Voltar as origens é preciso , origens de um Estadista que foi o senador / governador Mario Covas. O Psdb , não só perdeu os mais miseraveis , ou seja a chamada classe C do passado, pois hoje é outra coisa, mas também o apoio dos empresarios fortemente comprometidos com o PAC e com as futuras Obras 2014 / 16.


 
04
Reporte abuso
fausto jose de oliveira
araripe ceara 18/04/2011

Como se perde tempo neste pais dicutindo o obvio.Já pensou se todos fossem ricos, empresários,quem seria contratado para efetuar a mão de obra?Se todos fossem pobres,tipo povão, quem financiaria os meios que absorvem esta mão de obra?Uma sociedade,em qualquer parte do globo terrestre,é fomada por ricos e pobres,arremediados,brancos e negros mestiços,moços e velhos,eficientes e deficientes,religiosos,ateus,crerntes e discretes.Em fim existe espaço para todas as correntes


 
05
Reporte abuso
J. Vandik S Leal
Fortaleza-CE 18/04/2011

Parabens pala reportagem. Concordo com estas afirmações. Acrescento que a oposiçao perdeu, e muito, a oportunidade de bater nos desmandos do PT, nas corrupções por eles praticadas, nas falta de punição dos envolvidos nos escândalos que que vão caindo no esquecimento.


 
06
Reporte abuso
stello
chapeco 18/04/2011

é lamentavel que o sr lula tenha tanto tempo para criticar o FHC. ele só nãoteve o mesmo tempo para ver o dinheiro da cueca de seus amigos


 
07
Reporte abuso
iolanda
sao paulo 18/04/2011

quando é que esse fhc vai calar a boca? a fila anda, sua vez ja foi, como ja foi a de lula tambem. que tal "cultissimo dr fernando" ter tambem um pouquinho de autocritica e mudar um pouco o tom de suas criticas? que tal mais um pouco de classe nas palavras? que tal um discurso à altura de sua cultura? que talum discurso um pouco acima das paixoeszinhas partidarias? uma postura de historiador nao seria mais condizente com sua idade.? essa sindrome de dor de cotovelo cronica ta pegando mal...


 
08
Reporte abuso
henrique
céu azul 18/04/2011

quanto o editor do blog ganhou do psdb para publicar esse texto????


 
09
Reporte abuso
Edu Shock
São Paulo 18/04/2011

Não acredito que li o post acima. Alguém defender a gan PSDB e aliados só pode ser muito igênuo ou conivente. Criticar as ações sociais do governo, que aqui chamam de clientelismo, mostra a ignorância do que acontece no resto do mundo, em qualquer pais desenvolvido existem ações sociais (exemplo o Canadá) porque aqui não haveria? O PSDB esquecer o povo, só mostra a verdadeira face dessa gang. Pior é pensar que haja quem os defenda. LAMENTÁVEL.


 
10
Reporte abuso
elpidio de oliveira
curritiba 18/04/2011

esse sr. como sempre ndizendo besteira ,até parece que encarnou a figura do ex. presidente da ditadura joão fiqueredo (aquele que disse que preferia o cheiro der seu cavalo do que do povo) e o fhc esse é e mesmo que chamou os aposentados de vaGABUNDO.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2011. Brasil Mídia Digital

jb.com.br