Atualizado 18h09 Quarta, 26 de outubro de 2011   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

El Condor Pasa (Andy Williams)
Publicado em 26/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Encontro das Águas (Jorge Vercilo)
Publicado em 26/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
As Cores das Flores (Uma Lição de Vida)
Publicado em 26/10/2011 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Política

Relações maduras

310 acessos - 5 comentários

Publicado em 21/03/2011 pelo(a) Wiki Repórter Soares, Divinópolis - MG



Dilma e Obama: de positivo, a atitude do novo governo brasileiro, que parece ter se afastado dos descaminhos da política externa que marcaram o governo anterior. - Foto: Net.
A visita de Barack Obama pode contribuir para o amadurecimento da política externa do Brasil, desde que se afaste definitivamente do populismo terceiro mundista que marcou os anos do governo Lula.Nos seus discursos, Obama deixou claro que quer uma parceria mais efetiva com o Brasil, dentro do respeito aos princípios democráticos e aos direitos humanos.

De positivo, a atitude do novo governo brasileiro, que parece ter se afastado do dos descaminhos da política externa que marcaram o governo anterior.É bom lembrar que, assessorado por figuras do calibre de Marco Aurélio "Top Top" Garcia e Celso Amorim, Lula preferia valorizar as relações com países inexpressivos e ditaduras sanguinárias,numa tola tentativa de desafio permanente aos Estados Unidos.

Nos anos sessenta, o nosso país já havia sofrido as consequências de um nacionalismo senil a alimentar um ódio mortal aos Estados Unidos, então responsabilizados por todas as mazelas do nosso subdesenvolvimento.Tal antiamericanismo,muito longe de nos levar à independência econômica, conforme pregavam as cartilhas da esquerda, mergulhou o país nas trevas do atraso e do autoritarismo.

De certa forma, o governo Lula tentou reviver aquele momento que, conforme tem sinalizado de forma tímida, Dilma quer evitar.O discurso da presidente repisou em velhos temas: reafirmou o anseio do Brasil de ter assento permanente no Conselho de Segurança da ONU; reclamou do protecionismo que impõe barreiras aos produtos nacionais no mercado norte americano.Delicadamente, Obama não se comprometeu a dar guarida a nenhuma das reivindicações brasileiras.

Mas estas questões ficam menores e poderão ser gradualmente solucionadas se Brasil e Estados Unidos adotarem relações mais maduras que impliquem num maior equilíbrio comercial e num amplo e efetivo processo de cooperação e de aprendizado no campo da ciência , tecnologia , cultura e educação. Sempre é tempo de se recuperar do impasse imposto pelas irresponsáveis peripécias do governo Lula.

Visitas de chefes de Estado costumam ter muitas formalidades, rigor protocolar e poucos resultados imediatos. Mas são importantes porque revelam intenções. Se Dilma Rousseff quiser e souber abandonar definitivamente o terceiro-mundismo tão caro aos petistas, em troca do aprofundamento das relações com países que realmente contam, já terá dado um grande passo no sentido da maturidade da nossa política externa.

http://blogdofasoares.blogspot.com

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Soares
Divinópolis - MG



Comentários
01
Reporte abuso
carlos
campina grande 22/03/2011

o lula ,nao fez falta,mas foi indelicado todos os ex presidentes estavam la.esta mais para dor de cotovelo,do que outra coisa,ele tem que entender que sera esquecido em pouco tempo,se ficar com essas birras sem fundamento.A Dilma com sua discricao deixou o encontro "rolar" ,O brasil definitivamente tem que mudar sua ótica se nao vamos perder mais oito anos ,como aconteceu no governo passado que foi muito bom na midia mas deixou muito a desejar na vida real.


 
02
Reporte abuso
KARLOS RAMIRES
BH 22/03/2011

Respondendo a dúvida de Colleman. Lula não foi ao jantar no palácio porque não fala e nãop entende ingles. Ia ficar perdido na mesa com Obama , Dilma e FHC.


 
03
Reporte abuso
guilherme
curitiba 22/03/2011

Toda essa humildade aparente de Obama não passa de "joguinho de cena" em não sendo o presidente do(EUA) sería um ótimo "ator" tem carisma--articula-se muito bem diante de qualquer publico--confiante--desembaraçado--usa o olhar--gesticula muito com a mãos--é um verdadeiro Frank Sinatra de origem negra--na verdade estamos precisando de paz no mundo-e não guerreiros profissionais---basta Hiroshima e Nagasaki --Irã--Iraque -Afeganistão e mais um Rosario de desmandos (YANKS)


 
04
Reporte abuso
josemir tadeu de souza
volta redonda 21/03/2011

Danou-se... Lula repetiu erros anteriores? Não, Lula não se prestou a lamber botas do Obama, como FHC lambeu as de Bush. O EUA veio até nós. Nós não fomos até eles. Essa é a melhor resposta ao seu artigo, onde o Tio Sam é endeusado.


 
05
Reporte abuso
Colleman
Contagem 21/03/2011

O antiamericanismo é uma tolice infantil. Vivi numa época em que tudo que acontecia de ruim no brasil era culpa dos USA.Agora a coisa melhorou um pouco, mas sempre aparece um Lula para atrapalhar. Aliás, pq no encontro de ex presidentes com Obama o sapo barbudo foi o unico ausente?? Terá sido mera coincidência?


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2011. Brasil Mídia Digital

jb.com.br