Atualizado 23h34 Domingo, 25 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Mais um gol da indústria aeronáutica brasileira

1989 acessos - 0 comentários

Publicado em 05/06/2010 pelo(a) Wiki Repórter Didymo Borges, Recife - PE



O Lockheed Martin C-130 Hércules é o avião de transporte mais vendido no mundo. - Foto: Wikipedia
O Lockheed Martin C-130 Hercules é o avião de transporte militar mais vendido no mundo. O Lockheed Martin C-130 Hercules é o avião de transporte militar mais vendido no mundo. A notícia segundo a qual o Uruguai se dispõe a adquirir aviões militares da Argentina tem um subjacente significado que ressalta em importância a indústria aeronáutica na América do Sul. Deve-se enfatizar que a saída da Lockheed Martin da empresa aeronáutica Argentina não significará o fenecimento da indústria que agora assume o caráter militar. Em segundo lugar, deve-se observar que a preferência uruguaia pelo produto aeronáutico argentino significa a existência de um mercado interno continental capaz de fazer ficejar o empreendimento argentino agora sob controle militar.

É de crucial importância a existência de um mercado interno sulamericano capaz de incentivar o crescimento da indústria aeronáutica interna. Assim, por exemplo, o projeto do avião militar da Embraer poderá ser iniciado com a garantia de encomendas feitas ex ante ao início da produção conforme garante a ministra da Defesa argentina. É que o projeto do avião de transporte militar inicialmente referido com a referência C-390 tem a sua viabilidade garantida se as perspectivas de vendas forem compatíveis com o investimento no seu projeto e início de fabricação.

A concepção desta aeronave de transporte não a credencia como um concorrente dos formidáveis Hércules C-130 americanos nem com o Búfalo, também americano. Com estas aeronaves os americanos praticamente dominam o mercado mundial de aviões de transporte militar. O Lockheed C-130 Hercules é um avião com quatro turbopropulsores cuja função principal é a de transporte aéreo em várias forças armadas em todo o mundo sendo o maiis usado avião de transporte do mundo da atualidade.

O projeto brasileiro do C-390 tem por característica ser um avião de menor capacidade de carga que o Hércules. Porém, dotado de turbinas a jato, espera-se que o avião brasileiro será mais ágil - por mais rápido - que o gigante americano. O comprometimento dos países sul-americanos com o projeto poderá viabilizá-lo fazendo com que o Brasil apresente ao mundo um avião de transporte militar, que poderá ter uma versão para uso civil, num nicho de mercado não atendido pela poderosa indústria aeronáutica americana.


Didymo Borges



Folha OnLine-04/06/2010

URUGUAI QUER COMPRAR AVIÕES MILITARES FABRICADOS NA ARGENTINA
 
Da EFE, em Buenos Aires



A Força Aérea do Uruguai se mostrou interessada na compra de dois modelos de aviões elaborados por uma fábrica militar argentina, nacionalizada após uma década em mãos da americana Lockheed Martin, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais. "A Força Aérea uruguaia manifestou seu interesse por duas versões do Pampa", uma de interceptação e outra de treinamento avançado, afirmou hoje a ministra de Defesa argentina, Nilda Garré, em declarações a rádios locais.

Ela antecipou que o governo estará em condições de oferecer esses dois modelos de aeronaves "dentro de um ano e meio ou dois". Segundo ela, será impulsionado "todo projeto viável para a recuperação da indústria aeronáutica" local. Esses aviões são produzidos na Fábrica Militar de Aviões da cidade argentina de Córdoba (centro do país), nacionalizada no ano passado depois de o Senado transformar em lei um projeto que autorizou o Estado a comprar as ações da empresa que pertencia à americana Lockheed Martin.

Garré também destacou o acordo que o governo argentino mantém com o Brasil para que a Embraer forneça 20 aviões à companhia aérea Aerolíneas Argentinas, em processo de desapropriação da espanhola Marsans. Como parte deste acordo, assinado no ano passado pelos dois governos, a Embraer produzirá partes dessas aeronaves na Fábrica Militar de Córdoba. O convênio representa para companhias aéreas gastos de US$ 600 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão), valor que será 85% financiado por um crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A ministra indicou também que "está avançando" o acordo com a Embraer para se associar na produção do avião de transporte militar C-390. "O concreto é que estamos interessados em nos associar a este projeto porque definitivamente será um avião para a região", manifestou
Garré.


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Didymo Borges
Recife - PE



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br