Atualizado 23h34 Domingo, 25 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Empresário com paixão vai à falência

707 acessos - 8 comentários

Publicado em 20/05/2010 pelo(a) Wiki Repórter JohnRobertvisao, São Paulo - SP



Já faz tempo que paixão pelo negócio é algo bom ao empresário! Muito embora sempre ouvíssemos a frase que o empresário necessita ser um "apaixonado pela sua empresa e/ou ideia", constatamos que o índice de morte empresarial destes "amantes do próprio negócio" é altíssimo... Por quê?!...O que acontece?! Certamente, não discordo da importância de gostar do que se faz, nem estou dizendo que o empresário deva ser indiferente com seu  próprio êxito empresarial... Não, não é isso!...Porém...

O que falo e constato é que este  fascínio  pelo próprio negócio é tão grande que acaba impedindo o empresário novato e/ou desatento de raciocinar equilibradamente para as verdadeiras e reais possibilidades do seu empreendimento dar certo! É como o empresário feliz da vida com a linha de produção, estilo, design  e preço dos chapéus que fabrica, mas se esquece que ninguém mais usa este adorno!

Esta postura distancia o empresário da  razão e do bom senso  e o transforma num  lunático cegueta  levando-o às raias do fanatismo inconsequente. Desta forma, ele não conseguirá pensar sobre todas as possibilidades que influenciam direta e indiretamente  sua atividade empresarial. Claro que o empresário deve torcer para obter sucesso empresarial, mas desconsiderar:

a) crescimento dos concorrentes

b) avanços tecnológicos e científicos

c) mudanças de políticas econômicas

d) perda de talentos humanos

e) abandono de clientes e fornecedores

f)  parcerias remuneradas

g) não treinar sua equipe


Certamente, terá pouquíssimas  oportunidades de êxito, ou seja, não adianta se trancar numa sala e ficar ouvindo só dos próprios funcionários que seu negócio é ótimo e maravilhoso. Isto não basta! Mesmo porque seu funcionário não deve ficar falando que seu negócio é bom. Aliás, tenha a certeza, se isto existir, é um grande puxa-saco. O que deve existir é a crítica positiva e atitude pró-ativa constante, buscando melhoria contínua ou até uma  revolução total no próprio negócio. Tenha gente assim e terá gênios, haja vista que estes contestam sempre o que já está estabelecido como correto e usual. Mude o que está a sua volta, veja tudo como velho e ultrapassado, pois somente esta postura lhe dá a vanguarda e pioneirismo com o conseqüente sucesso em seu seguimento empresarial.

O que interessa é o  mercado aprovar e comprar e cá entre nós, aí consiste a síntese da missão das empresas em geral que é "vender seu peixe". No entanto, deve acima de tudo fazer isto à moda antiga, ou seja, formar fregueses  para  adquirir uma carteira de clientes fiéis que voltam sempre a comprar com você, se possível indicar novos amigos, num "efeito dominó".

Acontece que hoje em dia a concorrência é tão grande e acirrada que, se o empresário "deitar em berço esplêndido" achando que seu negócio é bom demais, ou ficar pensando que está avançado para seu tempo, fatalmente sucumbirá, no mínimo, à concorrência e avanços tecnológicos. Tenhamos a certeza absoluta, o mundo depois da internet é completamente outro! Basta ver esta nova revolução.
    

Desconsiderar o poder da internet, hoje em dia, por qualquer empresário é o mesmo que assinar a própria sentença de morte, haja vista os enormes avanços que ela (web) já deu. Escuto todos os dias, pelo menos de cada cinco empresários, quatro que não querem  ouvir a verdade preferem ficar na utópica crença de que ele está certo e seu negócio é revolucionário. Coitadinho, sua empresa vai morrer, é óbvio! Questão de tempo!

Não se pode esquecer que seja lá o que você produz, revende e ou presta como serviço, hoje em dia, basta entrarmos no Google e certamente existirão diversas empresas concorrentes fazendo, exatamente, a mesma coisa, logo cabe aos que desejam perpetuar seu negócio, realizar:


a) Remuneração significativa aos colaboradores e Parceiros

b) Informar-se sobre todas as novidades em negócios

c) Contratar especialistas de visão generalista

d) Absorver todos os avanços tecnológicos

e) Cumprir à risca, descrito acima,  as letras a, b, c, d.


Paixão? hummmmm...bem, é o seguinte...Apaixone-se só pela mudança! Vou repetir: veja seu negócio como velho e ultrapassado, sempre! Crie, evolua, não fique estacionado... é como dizia o saudoso Cazuza: O TEMPO NÃO PARA. 



Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
JohnRobertvisao
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
JohnRobert
SÃO PAULO 28/05/2010

Ok Ramos, então me desculpe você, mas interpretei errado faltou de fato maiores detalhes, mas enfim... desculpe-me qualquer coisa... Um Abração!


 
02
Reporte abuso
Ramos
Curitiba(PR) 27/05/2010

JRobert, houve algum equívoco na minha escrita ou, como você fez sua interpretação, acredito ter escrito muito rápido devido a outros afazeres. Mas creia, tentei defendê-lo pela chacota do amigo, tentado a manchar seu trabalho com um tsc-tsc nervoso. Na minha opinião, os direitos devem ser iguais, sem mágoas.


 
03
Reporte abuso
JohnRobert
SÃO PAULO 26/05/2010

Prezado Ramos, é incrível como gente de sua estirpe entra aqui pra tentar SER MAL EDUCADO...alías, tsc, snif, abs, naum...e todos os outros NEO ESCRITOS da WEB devem ser evitados, QUESTÃO DE CULTURA... É preciso saber escrever... seja lá quem for antes de atualizar-se é preciso ESTUDO E EDUCAÇÃO!


 
04
Reporte abuso
Ramos
Curitiba-(PR) 25/05/2010

Olá JRobert... você naõ entende nada mesmo não é? Aquele tsc-tsc foi tosse com certeza. Havia alguma possibilidade de não ser?? Belo post, filosófia decorrente dos tempos atuais. Ou você se atualiza ou vai à falência. Isto é bíblico no mundo dos negócios.


 
05
Reporte abuso
JohnRobert
SÃO PAULO 25/05/2010

Querida Mirna, grato pelo carinhos...beijos!!!


 
06
Reporte abuso
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro 25/05/2010

JRobert, estou enviando eata para os que sabem pensar. ABçs., Mirna Amigos, entrem no endereço abaixo e leiam o que o Indio da Costa escreveu para mim e as respostas que recebeu minhas. Se quiserem ’seguir-me’, faremos juntos, uma corrente de ’força’. ABRAÇOS, MIRNA. www.twitter.com / mirnacavalcanti


 
07
Reporte abuso
JohnRobert
SÃO PAULO 24/05/2010

????...por favor, ARAMAICO não compreendemos...explique-se em língua Portuguesa!


 
08
Reporte abuso
josemir(aolongo...)
volta redonda 24/05/2010

tsc...tsc..


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br