Atualizado 23h34 Domingo, 25 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Saudades do Muro de Berlim

765 acessos - 9 comentários

Publicado em 18/05/2010 pelo(a) Wiki Repórter luferom, Brasília - DF



No mundo inteiro assiste-se ao desmonte dos direitos dos trabalhadores em nome da estabilidade financeira dos países. Em todos os quadrantes, o discurso dos donos do poder é o mesmo: direitos viraram privilégio, o pagamento de salários e aposentadorias virou sangria de dinheiro que deveria ser economizado ou aplicado para salvar bancos e empresas falidas, que, afinal, dão empregos e fazem girar a roda da economia.

Muitos dos que festejaram a queda do Muro de Berlim e a extinção da União Soviética, fatos que marcaram a derrota do comunismo e o fim da Guerra Fria, devem estar hoje arrependidos. Quando havia o bicho-papão do comunismo, os países capitalistas se esmeravam em dar cada vez mais direitos aos trabalhadores, para mostrar que o capitalismo pensava em seu bem-estar, logo não era necessária a coletivização dos meios de produção para que a classe proletária chegasse ao paraíso. Foi a época dos aumentos generosos de salário, de redução da jornada de trabalho e de diminuição da idade para aposentadoria, entre tantas benesses. Todo governante queria posar de amigo dos trabalhadores.

Mas bastou se instalar a globalização, sob a égide das grandes corporações, e o que era conveniente para agradar aos sindicados de esquerda virou um grande incômodo, que era preciso combater e foi efetivamente combatido com todas as armas em poder do capital, mesmo ao custo de transformar as grandes cidades em praças de guerra, com manifestantes sucumbindo ao peso de um massacrante aparato policial.

Com relação aos aposentados, a realidade é particularmente cruel. A cada dia se aumenta mais a idade mínima de aposentadoria, que se aproxima rapidamente dos 70 anos. Não está longe o dia em que alguém terá a coragem de lançar publicamente (em privado, já devem ter lançado) a proposta de simplesmente extinguir o instituto de aposentadoria, pois, na prática, é o que já está acontecendo. Hoje são tantas as exigências e restrições financeiras colocadas diante de quem pensa em se inativar, que, para a maioria, a aposentadoria não passa de uma miragem.

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
luferom
Brasília - DF



Comentários
01
Reporte abuso
Johan
Fortaleza 30/05/2010

Qual foi a última grande reforma de Obama? Segunda a própria direita americana, ele socializou a medicina no país. Socializar? Os EUA socializaram algo? E aí Spock... Os comunistas chegaram ao poder nos EUA?


 
02
Reporte abuso
Johan
Fortaleza 30/05/2010

O neoliberalismo-globalização gerou uma migraçao do capital industrial europeu e americano justamente para a China comunista, e a jogou numa armadilha financeira que Joseph Stiglitz, Nobel de Economia, afirma está longe de superar.


 
03
Reporte abuso
Johan
Fortaleza 30/05/2010

Concordo com o artigo, a conclusão é que a queda do Muro de Berlim provocou a queda do socialismo no mundo, não apenas no bloco soviético. E isso possibilitou que as grandes potências caíssem na armadilha neoliberal.


 
04
Reporte abuso
Johan
Fortaleza 30/05/2010

Spock, nada do que você disse tem qualquer relação com o artigo. O artigo apenas disse que o Ocidente se esmerava em ter uma seguridade social em concorrência com o bloco soviético em razão da guerra fria, provar que o "capitalismo", ainda que regulado, é melhor que o socialismo.


 
05
Reporte abuso
Daniel
Curitiba - Paraná 19/05/2010

Ave Maria... ração garantida. É engraçado e ao mesmo tempo... uma triste verdade. Mas o que é melhor? Ficar pendurado igual a macaco num caminhão de som ou num luxuoso escritório governamental ganhando um polpudo salário? Já pensou... voltar pro Mercedinho 608? Melhor assim, cumpanhero!!!


 
06
Reporte abuso
SPOCK
São paulo 18/05/2010

Luferon, tenho boas notícias para vc. Ainda há 2 países em que o muro não caiu. Estão firmes, fortes e bem vigiados. Corea do Norte e Cuba. Naturalize-se e não se preocupe mais com os problemas globais, mesmo por que vc não terá acesso. Não se preocupará, tb, com sua aposentadoria. A ração é garantida.


 
07
Reporte abuso
nois
"nois" continua o mesmo-100 gozação! 18/05/2010

...jamais aquele cacete dado no povo pelos "policiais" foi mera coincidência. Pra quem não entendeu as borrachadas, o comandante explicou: estamos fazendo o test-drive. A borracha foi aprovada... Ficamos longe de Grécia, Tailândia, China, Irã... aqui foi test-drive sim!


 
08
Reporte abuso
nois
"nois" 18/05/2010

Ao ler essa notícia, levei um susto danado. Fiquei pensando: imagine tudo isso acontecendo no Brasil. Aposentadorias defasadas, direitos trabalhistas usurpados pelos "magnatas". Somos sortudos, caso acontecesse por aqui, pergunto: recorrer a quem? Já sei. Chapolim descolorado!! Violência policial em Brasília?


 
09
Reporte abuso
Jonathan
Fortaleza 18/05/2010

Excelente análise, nada mais a comentar.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br