Atualizado 01h22 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cultura

Partícula de espaço-tempo - A menor distância entre dois pontos

2480 acessos - 3 comentários

Publicado em 05/05/2010 pelo(a) Wiki Repórter Viamão Hoje, viamao - RS



Esquema do Corredor Cósmico. - Foto: Silvio Monteiro
Na matemática, evidentemente, os números são infinitos, tanto acima de zero (positivos), como abaixo dele (negativos). Também é fácil perceber que entre o número "1" e o número "2" existem infinitos números, como por exemplo "1.5", ".00000001", "0.00000000001" etc. Assim, partindo-se do número inteiro "1" poderíamos ir nos aproximando do número inteiro "2" sem jamais chegarmos até ele (isso na matemática, é claro). O mesmo se aplica à distância cósmica como o tamanho de nosso Universo (se é que ele tem um fim).

Mas e na física que descreve nosso mundo real em números? Seria possível, por exemplo, irmos aproximando a ponta de uma agulha em direção à pele de uma pessoa, indefinidamente sem jamais alcançá-la? A prática nos diz que não, pois haverá um momento em que "aparentemente" a agulha tocará no corpo desta pessoa, tanto que sentimos a dor característica.

Na verdade, as coisas não se tocam e o que se tocam são os campos energéticos externos dos átomos que compõem as moléculas e estas, as células. Tudo que conhecemos, seja um diamante, um pedaço de titânio ou uma pessoa são compostos de espaços vazios. Mas será que estes "vazios" são realmente vácuos perfeitos? Não, não o são, pois através deles a luz poderá passar ou ondas de rádio poderão cruzar, atravessando-os.

Mas, e se existir uma partícula de "nada", ou seja, uma partícula possivelmente muito menor que os fótons e gluons, mas que seria a base de construção do espaço vazio real, onde, dentro dela, não ocorreriam as leis da física que conhecemos. Ela seria a menor fração indivisível tanto de espaço como de tempo, sendo assim um ente físico único. Se tivéssemos uma parede construída destas partículas com certeza não poderíamos ver do outro lado e nada poderia atravessá-la, como as ondas de luz por exemplo. Dentro delas, o tempo evidentemente não existiria. Ainda, se fosse possível construir uma máquina ou uma nave cobrindo a superfície externa ela seria invisível e poderia atravessar a galáxia em frações de segundos sem o risco de se chocar com um asteróide, planeta ou mesmo estrela, pois estas partículas simplesmente atravessariam.

Se em alguns lugares do universo existirem grandes concentrações destas partículas, possivelmente ali seria um verdadeiro túnel para ir de uma ponta a outra do cosmos em gastarmos energia, pois naquela região especial não há passagem de tempo. Quem sabe se o pensamento ou mesmo a alma (se é que existe), não seja composta também por esta infinitesimal partícula? Muitos fenômenos tidos até agora como paranormais ou atribuídos a espíritos cairiam na área da Física Quântica. Assim, como estas partículas estariam fisicamente fora do Universo que conhecemos, elas seriam eternas e poderiam existir antes do Big Bang ou mesmo até mesmo depois do grande final, para sempre.

Acima, esquema representando dois hipotéticos planetas afastados a uma distância de 4 anos-luz (aproximadamente 40 trilhões de quilômetros). Logo abaixo da linha teríamos um "Corredor Cósmico" constituído de "Partículas de Nada" ou "Partículas de Espaço-Tempo", região esta onde não existira esta distância, facilitando uma viagem de um ponto a outro sem gasto algum de energia ou tempo.

Fonte: http://silviomonteiro.blogspot.com/2010/05/particula-de-espaco-tempo-menor.html

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Viamão Hoje
viamao - RS



Comentários
01
Reporte abuso
Ge. S ousa
Mauá 16/10/2011

As veses temos sonhos que duram alguns segundos, e a impressão consciente desse quando acordamos e que durou horas, dias ou uma vida inteira. logo o espaço tempo a qual somos sujeitos quando acordados de maneira nenhuma se enquadram em tamanha capacidades de raciocinio e formações de imagens mentais que ocorrem durante os sonhos.
* Seriam os sonhos atempol?
* Estas particulas do nada quando dormimos atera o nosso padrão espaço-tempo nos processos mentais?


 
02
Reporte abuso
walter simao
anapolis - GO 29/01/2011

questoes sobre espaço e tempo sempre me intrigaram. Desde muito jovem buscava entender os limites do espaço que nos rodeia, sem jamais ter encontrado uma resposta que de fato me livrasse de uma especie de claustrofobia por nao entender o que existiria do lado de fora de tudo que nos rodeia. Esta explicaçao agora clareou muita coisa para mim. Se de fato existir esta regiao cosmica constituida de "particulas de nada", já posso ate acreditar em Deus


 
03
Reporte abuso
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro 06/05/2010

Excelente e elucidativa matéria. Tiveste o ’feeling’ para postá-la. Gostei de fato e pus-me a pensar. Tive que fazer pequenas pesquisas e aprendi um bocado. Obrigada por publicá-la! Boa noite, conterrâneo!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br