Atualizado 23h34 Domingo, 25 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Cartões de crédito ou dinheiro?

1089 acessos - 4 comentários

Publicado em 25/03/2010 pelo(a) Wiki Repórter mirna_cavalcanti_de_albuquerque, Rio de Janeiro - RJ



Foi o comércio que levou aos grandes descobrimentos... é o comércio que está levando alguns a grandes endividamentos... - Foto: Mirna Cavalcanti de Albuquerque

Ao ler a matéria que postei anteriormente, sobre a Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que ameaça a cobrança de preços diferentes para pagamentos em dinheiro ou com cartão de crédito, fiquei pensando...

Até onde sei, o Brasil é o país que não só o maior número de leis tem, como o que em que a maioria das mesmas não é cumprida. Tanto isto é verdade que, volta e meia, despreparados "fazedores de leis" chegam mesmo a propor absurdos, como os dos feriados por isso e por aquilo. Ora, um país  da imensidão territorial como o nosso, quanto mais trabalhar, melhor será para o trabalhador e para o próprio país, pois aquele ganhará mais e este, em muitos casos, mais poderá exportar, trazendo mais divisas para o Brasil. Mas não é esse o assunto que agora informo.

Pois bem: quase todos usamos cartões de crédito. Quando vamos comprar algo e oferecemos pagar em espécie, geralmente perguntamos pelo desconto. Quase invariavelmente a resposta é: "O preço é o mesmo, seja pago em dinheiro ou em cartão,madame" (detesto esta maneira de ser chamada, sempre me soou pedante e nunca me senti "madame" alguma). Partimos, (eu o faço) para o uso de argumentos lógicos, como: "Ora, se em 10 vezes, pelo cartão, o valor é "X", a loja terá que esperar este tempo todo para ter, finalmente, o objeto pago" e "Pagando em espécie agora, o dinheiro entrará no caixa de imediato". Já sabem os leitores que poucos são os estabelecimentos comerciais que aceitam esta segunda opção.

Inicia-se, então, o círculo vicioso: paga-se com o cartão e quem sai ganhando é o dono do estabelecimento. Assim, se não houver desconto, não há negócio algum. Sinceramente, para mim isso é um abuso e decidi não mais colaborar com o enriquecimento de quem já está rico. Se tenho o dinheiro e não me dão desconto, procuro uma outra loja e mais uma outra... e mais uma outra... Então, se o tão buscado desconto é obtido, finalmente compro o que precisava ou queria. O consumidor tem direitos que desconhece. Se conhece, não os usa. Qual a razão de mais uma lei - ou mesmo uma decisão judicial -, se a mesma não se transforma em  paradigma para casos análogos?


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
Maurilio dos Santos Junior
Lages, SC, BR 26/03/2010

De modo que pagamos juros de uma dívida para evitar a inflação, embora os bancos trabalhem exatamente para o contrário e não paguem nada por isto. As operadoras de cartão e bancos devem ter todas as operações de crédito lastreadas ou por dinheiro, ou por ouro, mas como mandam em tudo...


 
02
Reporte abuso
Maurilio dos Santos Junior
Lages, SC, BR 26/03/2010

O que os bancos te dão, na verdade, é a unica coisa que eles possuem: crédito. Eles fabricam dinheiro, o que é ilegal, mas é exatamente isto que eles fazem. Quando você compra R$ 1.000,00 no cartão, só o que ocorreu foi transação eletrônica, o dinheiro real está contigo, não com eles.


 
03
Reporte abuso
Maurilio dos Santos Junior
Lages, SC, BR 26/03/2010

Para evitar isto, uma legislação deveria nortear a emissão de crédito que deve ser lastreado por moeda real. Uma das maneiras de o povo poder ajudar é por manter o dinheiro em casa e fazer compras à vista. O Banco Central também deveria aumentar o depósito compulsório em 80%.


 
04
Reporte abuso
Maurilio dos Santos Junior
Lages, SC, BR 26/03/2010

Os cartões de crédito são um agente pernicioso da economia, porque permitem a "criação de dinheiro" onde ele não existe. Um depósito em dinheiro real permite a multiplicação de até 10 vezes seu valor. Pagamos juros de uma dívida para evitar a emissão de moeda porque os bancos podem emitir moeda virtual.


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br