Atualizado 13h19 Sexta, 23 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Salariômetro

1158 acessos - 0 comentários

Publicado em 28/02/2010 pelo(a) Wiki Repórter Jony Santellano, São José dos Campos - SP





‘Salariômetro’, portal da Internet lançado pelo governo do Estado de São Paulo. - Foto: Divulgação
O governo do Estado de São Paulo lançou na quarta-feira passada um Portal na Internet denominado ’Salariômetro’, onde podem ser consultados salários médios de trabalhadores brasileiros com perfil profissional semelhante. O objetivo principal da iniciativa é beneficiar trabalhadores, sindicatos e empresas de pequeno e médio porte que não dispõem de recursos para contratar uma pesquisa ou consultoria sobre o mercado de trabalho.

Os salários médios apresentados nas consultas ao ’Salariômetro’ são estabelecidos com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), mantidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O ’Salariômetro’ informa o salário médio dos trabalhadores contratados no mercado formal, com carteira assinada, no período dos seis meses anteriores à consulta. Também informa a quantidade e a idade média dos trabalhadores empregados por categoria. O sistema dispõe de dados para 2.422 das profissões encontradas em todo o país.

Para consultar o Portal o trabalhador precisa preencher um formulário muito simples, de preferência com o código do CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) em mãos, informando o estado de origem, escolaridade, faixa etária e setor da sua ocupação.

O projeto do Portal foi desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), órgão ligado a Universidade de São Paulo (USP), sendo executado em três meses com um orçamento de R$ 200 mil.

De acordo com o pesquisador do FIPE Hélio Zylberstajn, responsável pelo desenvolvimento do ’Salariômetro’, "a ferramenta irá dar mais transparência ao mercado de trabalho e a custo zero, porque todo mundo pode ter acesso a ela pela Internet". Analistas da área de Recursos Humanos avaliam que o novo Portal poderá ser útil também para a identificação das remunerações iniciais praticadas no mercado.

O elevado número de consultas dirigidas ao Salariômetro no primeiro dia de funcionamento fez com que o Portal apresentasse lentidão por cerca de 15 horas deixando surpreso o Secretário Estadual do Trabalho de São Paulo Guilherme Afif Domingos. Foram registrados no sistema visitantes do Brasil (a maioria), EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Portugal, França, Espanha, Argentina, dentre outros.

Portal SALARIÔMETRO:

http://www.salariometro.sp.gov.br/


FONTES:

- Jornal "O Estado de São Paulo", 27/fevereiro/2010. ("Haja curioso", nota da coluna ’Direto da Fonte’, de Sonia Racy, p. D2).

- Jornal "Valeparaibano", 26/fevereiro/2010. (" ’Salariômetro’ revela distorção no Vale", reportagem de Chico Pinheiro, p. 3).

- Jornal "Diário do Grande ABC", 26/fevereiro/2010. ("Alto acesso trava salariômetro", reportagem de Paula Cabrera, disponível em:
http://www.dgabc.com.br/News/5796084/alto-acesso-trava-salariometro.aspx)

- Jornal "O Estado de São Paulo", 25/fevereiro, 2010. ("José Serra lança o ’salariômetro’ ", p. B6)

- Jornal "O Globo", 25/fevereiro, 2010. ("Governo de São Paulo lança o ’Salariômetro’ ", reportagem de Wagner Gomes, p. 28).

- Jornal "Folha de São Paulo", 25/fevereiro, 2010. ("Serra lança pacote de bondades para servidor", reportagem de Catia Seabra e Fernando Barros de Mello, p. A9)


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Jony Santellano
São José dos Campos - SP



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br